terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A ORAÇÃO

A ORAÇÃO
         Por ERNÍDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A oração, originária de orar, ou falar, denota um processo continuo de proferir frases articuladas e intencionalizadas. Na sua conotação Teológico-espiritual, significa a forma empregada por uma pessoa, para peticionar, louvar ou adorar à Divindade.
O fato de alguém dirigir uma oração a Deus, tem como pressuposto, que esta pessoa reconhece ser uma criatura dependente e acreditar que existe um Criador Todo Poderoso, capaz de atender aos seus rogos, clamores e necessidades.
A oração tem dois aspectos muito importantes. A fé espiritual de buscar solução para os seus problemas humanos, junto a Deus, como recurso supremo. Também tem uma reconhecida eficácia Neuro-Linguística, inferindo na força de atração daquilo que é intencionalmente desejado e ratificado.
Teologicamente o processamento da oração, depende da intercessão de Jesus, o Segundo Adão, que não pecou, como tal é o único mediador entre Deus e os homens. Porque o pecado, que é abominável e separa o pecador do SUPREMO.
A oração é valioso recurso espiritual recomendado pelo Apóstolo Paulo. Para fomentar a comunhão e identidade entre a criatura, totalmente carente e o CRIADOR, fonte de todo o PODER. Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.”

Tiago 5:13-18.
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”
Filipenses 4:6.
A forma adequada de orar e a oração ensinada por Jesus, o Segundo Adão. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

Mateus 6:5-14.
“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.”
Lucas 11:9-10.
A oração de Daniel, na Babilônia e a prova de que a suplica feita de todo o coração é eficaz. “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.
E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;”


Daniel 9:3-5.
“Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor.
Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.
Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.”
Daniel 9:17-24.
As orações feitas pelos humanos são levadas pelos Anjos até Jesus, que as repassa ao Divino Espírito Santo que faz a sua  avaliação e as encaminha ao Deus Pai. Depois a resposta, caso ocorra e seja qual for, segue o mesmo roteiro de retorno, através dos Anjos ministradores.Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

Gênesis 28:10-14.
“E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.”
João 1:51.
“Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.
Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.”
Daniel 9:21-24.
“E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.”
Daniel 10:10-12.
13E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
14Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
Hebreus 1:13 e 14.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
“O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” 
Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.” 
Jesus, o Filho do Homem, o Segundo Adão, orava constantemente. Sempre em separado para obter perfeita concentração mental neste intento. Pela oração Jesus, na condição de humano, rogava o Poder do Espírito Santo para manter-se perfeito, justo, verdadeiro e santo. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
Mateus 14:23-24.
E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.”
Marcos 1:35-36.
As orações devem ser encaminhadas através de Jesus, o Segundo Adão, o único intercessor entre Deus e os homens, para que possam chegar até Deus.
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,”
Hebreus 10:19-22.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
“E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.”
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
A oração, seja em qualquer intenção, tem como fundamento, que o pecador reconhece que depende de resgate e quer ser salvo, pelo processo salvífico provido através de Jesus, o Cristo, o Filho do Homem, na sua função vicária, durante o Reino da Graça. Pelo fato de orar, o homem manifesta a sua completa dependência da Providência Divina.
Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;Colossenses 4:2
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.Salmos 102:17
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7
O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento. Provérbios 15:8
Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti. 1 Reis 8:28
O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.Salmos 6:9
Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. Salmos 86:6
Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Salmos 54:2
Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. Salmos 61:1
Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Salmos 66:20
Senhor Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.) Salmos 84:8
Atende, pois, à oração do teu servo, e à sua súplica, ó Senhor meu Deus; para ouvires o clamor, e a oração, que o teu servo faz perante ti.2 Crônicas 6:19
Ouve, então, desde os céus a sua oração, e a sua súplica, e faze-lhes justiça. 2 Crônicas 6:35
Chegue a minha oração perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor; Salmos 88:2
Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.Salmos 66:19
Eu, porém, Senhor, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração. Salmos 88:13
O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Provérbios 28:9
E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22
Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica. Salmos 55:1
Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. Salmos 141:2
Ó Senhor, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça.Salmos 143:1
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6
Ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça. 1 Reis 8:49
Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3
SENHOR, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor.Salmos 102:1.
Orar diariamente e vigiar permanentemente.
“Para quem crer, praticar e merecer a restauração; na plenitude do tempo se lhe aguarda o galardão! (EM).”








Nenhum comentário:

Postar um comentário