quinta-feira, 11 de abril de 2013

O ANTAGONISMO ENTRE O BOM E O ÓTIMO




O ANTAGONISMO ENTRE O BOM E O ÓTIMO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Quando tudo está bom; corre-se o risco de darmos hospedagem para a “ACOMODAÇÃO”. Isto implica em estacionamento, ausência de reciclagem, de atualização e de consentaneidade metodológica e tecnológica. Todavia: “Como nada é absoluto, tudo é relativo.”; “Como nada é linear, tudo é cíclico.” E “Como nada dura para sempre, tudo tende a acabar.” As coisas, os padrões e as circunstâncias, defasam ao seu tempo. E o que está defasado é obsoleto, sem utilidade.
Dentro do “ COMODISMO” podem habitar: a inércia, a mediocridade, o perecimento e o sepultamento dos impulsores do avanço, da atualização e da dinâmica. O fato da situação, como um todo, estar bem, não é garantia de tranqüilidade; mas de preocupação com o porvir.
Para continuar sintonizado, tanto individualmente, quanto empresarialmente é necessário ter ambição, que é a superação de limites com determinação, para atingir o ápice no campo de atuação. Partindo do bom, galgando o ótimo e sempre ambicionando a excelência, cada vez mais excelente e diferenciada.
Para atingir os patamares do ótimo. Deve ser evitada a arrogância de achar que não precisa mais aprender; O egocentrismo de achar que todo o mercado lhe está com as portas abertas a todo o momento; alimentando pouco temor sobre o seu futuro; Evitar que a mediocridade se estabeleça, com as coisas feitas de qualquer jeito e toleradas sistematicamente; evitar a ilusão de que mantém o do seu ramo de atividade, evitando o lançamento de novos produtos, a diferenciação de serviços, a inovação.
É salutar demonstrar insatisfação de ambição, quando já se atingiu determinado grau de qualidade; sempre devemos querer galgar mais um estágio, para continuarmos competitivos no meio e no mercado.
É neste válido e lícito sentido que se alude o fato do bom ser inimigo do ótimo.
“Filosoficamente, uma descoberta científica nunca é final, sempre haverá uma futura que vai superá-la. (EM).”










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