sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PROJETO E PROJETAR


PROJETO E PROJETAR
         Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

PROJETO
Projeto é o planejamento de um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos, com limitação de tempo e recursos. É um instrumento que materializa a intenção de dar existência a um objetivo.
Os projetos são temporários e específicos, terminam quando o que projetaram realiza-se. Daí para frente ocorre o processo funcional e operacional, que é contínuo e repetitivo.
Características dos projetos:
 São temporários, iniciam com a sua elaboração e terminam com a consecução da sua finalidade.
São planejados, executados e controlados.
Geram resultados propostos.
São desenvolvidos em etapas progressivamente.
É um processo que exige ação pessoal.
Com recursos delimitados.
Não repetitivo; não é rotina da pessoa ou organização; é algo novo.
É uma sequência clara e lógica de eventos, com atividades encadeadas coerentemente para permitir que, durante a execução, o acompanhamento e o controle sejam precisos.
Tem um determinado ciclo de vida.
Aspectos gerais dos Projetos:
*Norma ISO 10.006: Diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos.
*Um projeto é a resposta a um problema ou uma necessidade concreta. A elaboração de projetos é uma contribuição para a solução de problemas, transformando idéias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula para os Stakeholder (parte interessada ou interveniente).
*O Projeto deve ter um objetivo claro e definido. Isto é de fundamental importância para que se saiba o que se quer atingir.
*A despeito da existência de equipamentos tecnológicos, a intervenção humana é indispensável para o processo de projetos.
*O Projeto exige parâmetros pré-definidos: valores, prazos, custos, pessoal, material, equipamentos envolvidos, a qualidade desejada; identificação, quantificação e avaliação.
*Os projetos atingem todos os níveis de uma organização; envolvem pessoas; tem tempo variável; aplicáveis a todas as áreas do conhecimento humano; podem ser subdivididos. 
*O produto de cada projeto é único, as características que o distinguem devem ser progressivamente elaboradas. À medida que o projeto avança, o conhecimento dos profissionais responsáveis aumenta e acaba, cada vez mais, aperfeiçoando o processo de projetar.
*O ciclo de vida do projeto, é a série de atividades que vão do inicio ao fim da sua elaboração. O seu entendimento facilita a sua visualização, contribuindo também para um melhor estudo e aplicação das ferramentas do gerenciamento de projetos. O projeto deve ser definido por quatro fases,: (1) identificar uma necessidade; (2)desenvolver e propor uma solução, (3) executar o projeto; e (4) concluir o projeto.
*Realizar feedback para saber se o projeto atendeu às suas expectativas.
*As ferramentas do gerenciamento de projetos consistem na aplicação de habilidades  e técnicas a fim de atender suas necessidades. Visão geral das áreas de conhecimentos e os processos de gerenciamentos de projetos: identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados.
PROJETAR
A arte de projetar é uma das características muito importantes do ser humano, que tem na ideia a sua fonte inspiradora sem limites.
Na Arquitetura são marcas relevantes: o significado, a inspiração de seus projetistas, a representação artística, a ornamentação, o fato de que a arte se adapta, a cada tempo e  representa o seu estilo, a decoração, a arte de encantar a criação de ambientes harmoniosos, esteticamente equilibrados, produzindo prazer com espaços, móveis, tamanho dos ambientes, estilo do cliente tratados tecnicamente.
Projetar é ouvir com atenção, respeitar as diferenças, silenciar e discernir para captar o desejo de cada um. A casa representa a forma de vida, o estilo, a disposição de espírito do seu proprietário. Modernamente a tendência é misturar estilos, com ousadia, ser diferente, pois, definir com identidade torna um ambiente único. Um projeto com simplicidade,  leveza,  luz adequada,  aconchego,  detalhe marcante,  móveis adequados, sem poluição visual, e que satisfaça o proprietário. Para mudar algo na decoração da casa, revigorando o ânimo dos moradores, movendo móveis,  quadros, trocando as cores renovando, abrindo para o novo; gerando desapego do passado, criando novas possibilidades e abertura para as mudanças.
“Existem dez algarismos arábicos; cada um tem a sua função, nem um dos dez, pode substituir a função do outro. (EM).”





 





Nenhum comentário:

Postar um comentário