quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ADMINISTRAR


ADMINISTRAR
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Para administrar um empreendimento com sucesso é indispensável a adoção de uma postura permanente e consciente, combinada com um procedimento inteligente e competente, focados no atingimento do objetivo proposto.
Levando em consideração: que não há futuro para quem só espera o futuro; que é necessário sempre ter um enfoque diferente para uma mesma situação; que quanto mais alguém desenvolve a operacionalidade, mais está se afastando da indispensabilidade da estratégia; que para quem navega sem rumo, qualquer resultado serve; que se não colocarmos a nossa marca, as forças contrárias tomam conta da situação.
Administrar é ser hábil, capaz, entender, planejar, propor objetivos, levantar dados, reunir recursos, decidir e agir; antevendo o futuro, mas gerindo o presente.”
Em uma administração eficaz, algo marcante é a estruturação de controles sistemáticos e estatísticas confiáveis e atualizadas.
Monitoramento diário e sistemático de resultados.
Fluxo de caixa diário, apurado, analisado e implementador de decisões pontuais e oportunas. Ressaltando que o saldo de caixa não é o resultado da lucratividade e nem da rentabilidade. Trata-se apenas da apuração do fluxo de valores financeiros circulantes.
Realização sistemática de reuniões com os profissionais visando o realinhamento e reposionamento das pessoas para intervenções estratégicas em cada problemática.
Investimento em melhorias, recursos humanos, processos e tecnologia.
Simplificação de procedimentos, bom senso, inteligência, visão, fuga possível da complexidade.
Avaliação sistemática de desempenho institucional e pessoal; adequação de chefia compatível com a demanda de cada setor.
Levantamento e conhecimento permanente das necessidades, pontos fracos, carências de cada setor, para estudo em colegiado e definição das medidas capazes de sanear cada problema.
Repensar continuamente o atendimento dos clientes; o perfil dos produtos ou serviços colocados no mercado.
Ouvir sistematicamente as informações, sugestões e contribuições da equipe funcional, adotando medidas capazes de resolutividade e envolvendo solidaria e responsavelmente a todos, em benefício do objetivo institucional. Gerando um Sistema Aberto e Flexível como gabarito e diretriz funcional e operacional, garantindo reciclagem, sucesso e longevidade para o empreendimento.
Ter sempre informações sobre a concorrência, para explorar como possibilidade de avanço exitoso, os pontos fracos dessa.
Engenhar criativamente lançamento, reinvenção, substituição, sucessão tecnológica de produtos ou serviços; criar necessidades novas para o consumidor, com o lançamento de soluções rápidas, simplificadas, acessíveis e satisfatórias.
Ter conhecimento e informações completas do ramo de atuação, atualizadas, verdadeiras e por elas tomar decisões pontuais, circunstanciais, eficazes e corajosas, estrategicamente; executando a profundidade de mudança que clama a cada momento.
Ter consciência, sempre consciente de que um empreendimento precisa ter receita, lucratividade e  rentabilidade; fatores que se alcança com gerência hábil, competente, capaz e trabalho inteligente e incessante.
“Dados que não sofrem análise, interpretação e não são aproveitados como insumo para a tomada de decisões; são simplesmente inúteis. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário