quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

JESUS


JESUS
Por ERNÍDIOI MIGLIORINI      E-mail: ernidioimigliorini@gmail.com
Uma pessoa que foi o centro das atenções onde quer que fosse. Sua característica misteriosa e indefinível o distinguia de todas as outras pessoas. Cativou aqueles que o ouviram. Existia algo em Jesus diferente de todas as outras pessoas.
A sua credencial era ele mesmo. Ele não escrevia, não comandava, não ocupava cargo, não tinha propriedade. Atraia multidões impressionadas com as suas palavras reflexivas e seus prodígios. A sua magnitude era óbvia. As grandes personalidades históricas desapareceram e desaparecem; mas, Jesus sempre é o foco.
As afirmações feitas por Jesus sobre si mesmo, fizeram com que ele fosse considerado uma ameaça pelas autoridades romanas e pela hierarquia judaica. Em apenas três anos Jesus foi capaz de mudar a história dos mais de 20 séculos seguintes. Jesus Cristo era  um homem de grande valor e algo mais. Alguns acreditam que ele era simplesmente um grande professor de moral e líder espiritual. Os cristãos acreditam que Deus nos visitou em forma humana, e há evidências que provam isso.
Jesus o homem que causa mais controvérsias em todo o mundo. O estudioso judeu Joseph Klausner afirmou: “Admite-se mundialmente que Cristo ensinou a ética mais pura e sublime, que joga nas sombras os preceitos e as máximas morais dos mais sábios homens da antiguidade.”
O Sermão do Monte, proferido por Jesus é considerado o maior de todos os ensinamentos sobre ética humana, já feito por uma pessoa. Muito do que conhecemos atualmente como “direitos iguais” é resultado dos ensinamentos de Jesus. Ele viveu e lutou persistentemente por ‘direitos iguais’; ‘O maior dentre vós será vosso servo’.
Jesus foi uma pessoa real. Jesus é Deus.Os Evangelhos são verdadeiros. Jesus É o Messias. Jesus ressuscitou dos mortos. Jesus afirmou ser Deus. Os apóstolos acreditavam que Jesus era Deus. Ciência e cristianismo são compatíveis. Jesus jamais afirmou ser um líder religioso. Ele nunca se envolveu com políticas religiosas ou promoveu agressivamente suas causas, além de atuar sempre fora de locais religiosos. A diferença fundamental entre Jesus Cristo e os criadores de outras grandes religiões; É que ele é o Único que salva, os outros dizem que são as nobres verdades que libertam. Jesus não somente ensinou ou expôs sua mensagem. Ele era a sua própria mensagem. Nos Evangelhos os ensinamentos de Jesus foram “Venha a mim”, “Siga-me” ou “Obedeça-me”. Além disso, Jesus deixou claro que sua principal missão era perdoar os pecados, algo que somente Deus poderia fazer. Provocava a pergunta ‘O que é ele?’ Jesus afirmou ser divino. Jesus reivindicou poderes que pertencem exclusivamente a Deus. As pessoas ficavam espantadas constantemente com suas palavras e ações. “Antes de Abraão nascer, Eu Sou”; “Quem me vê, vê o Pai”; ‘O Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados’. Para os mortos ele dizia ‘Apareçam’ ou ‘Ergam-se’. Para as tempestades ele dizia ‘Acalmem-se’. E para um pedaço de pão ele dizia ‘Transforme-se em mil refeições’. “E tudo acontecia imediatamente”.
Jesus afirmou ser mais do que um profeta. Jesus jamais disse explicitamente “Eu sou Deus”. Jesus também nunca disse explicitamente “Eu sou um homem” ou “Eu sou um profeta”. Jesus foi sem dúvida humano, e seus seguidores o consideravam um profeta. Não se pode rejeitar o fato de que Jesus era uma divindade, somente pelo fato dele não ter dito exatamente essas palavras, assim como não podemos dizer que ele não era um profeta. Em mais de uma ocasião, Jesus chamou a si mesmo de Filho de Deus. As afirmações de Jesus foram feitas no contexto da crença judaica que prega um único Deus (monoteísmo). Nenhum Judeu fiel acredita em mais de um único Deus. E Jesus acreditava no Deus único, orando para seu Pai como “o único Deus verdadeiro”.Jesus falou sobre ter sempre existido com seu Pai. E quando Filipe pediu a Jesus para que ele lhe mostrasse o Pai, Jesus disse: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai.”
Jesus fazia referência a si mesmo de forma que seus ouvintes ficavam confusos e não conseguiam fazer as conexões hermenêuticas da teologia. “Antes de Abraão nascer, EU SOU.” “EU SOU a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.” “EU SOU a luz do mundo” “EU SOU o único caminho para Deus” “EU SOU a ‘verdade”. “EU SOU” O único Deus atemporal e que sempre existiu. As afirmações de Jesus “EU SOU” enfurecerem os líderes judaicos. Os líderes explicaram a Jesus por que estavam tentando matá-lo: “Porque és um simples homem e te apresentas como Deus”. Ele afirmava ser Deus, o Criador do universo. Essa afirmação resultou na acusação de blasfêmia.
Jesus não somente é real, mas também é diferente de qualquer outro homem da história.
 Um choque para os judeus surge um homem que começa a falar como se Ele fosse Deus. Ele diz perdoar os pecados. Ele diz que Ele sempre existiu. Ele diz que Ele está vindo para julgar o mundo no final dos tempos”. Afirmações muito radicais e profundas.
 Para os Judeus, Deus significa: “Está fora do mundo, aquele que criou o mundo e é infinitamente diferente de qualquer outra coisa.” Jesus é a encarnação de Deus.”As respostas de Jesus eram de uma inigualável. Jesus evitava qualquer tentativa de ser colocado no poder. Ele estendia suas mãos para os rejeitados, aqueles sem poder,  tudo aquilo que Jesus fez e disse ia em direção complemente oposta ao poder. Ele disse a seus discípulos que a cruz era seu destino e sua missão. Até o seu último suspiro, ele afirmou que era o único Filho de Deus. Este título expressa a divindade pessoal de Jesus.
Se Jesus tivesse simplesmente rejeitado a afirmação de ser Filho de Deus, ele jamais teria sido condenado. Foi sua afirmação de ser Deus e sua relutância a rejeitá-la que fizeram com que ele fosse crucificado.
Jesus era uma pessoa extremamente racional.  Uma personalidade elevada e de grande presença de espírito. Cristo era quem Ele dizia ser.

Jesus fez declarações sobre a vida e o nosso propósito aqui na Terra, o mistério de por que Ele veio para a Terra e o que isso significa para nós.
“Jesus é vicário em tudo, no trânsito para o aperfeiçoamento; como o único com esta habilitação e acesso intercessório junto ao SUPREMO. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário