sábado, 24 de março de 2012

A MINIMIZAÇÃO DO AUTOMÓVEL


A MINIMIZAÇÃO DO AUTOMÓVEL
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Os veículos atuais têm um design e dependem do petróleo, de motor de combustão interna, controles manuais e operação manual isolada.
Estão vindo  imediatamente, automóveis, veículos médios e caminhões movidos à energia elétrica de comunicação sem fio, gerada no próprio espaço veicular. No caso dos automóveis: mais leves e muito menores, com velocidade máxima moderada e baixo consumo energético, todavia ágeis. Todos os veículos, com sensores eletrônicos, capacidade de andar sozinho, por computador a bordo, exercendo o comando eletrônico, preparados para evitar acidentes, desviando de obstáculos, parando estratégica e momentaneamente, antevendo e avisando sobre riscos; Os automóveis com capacidade para transporte de dois ou até um passageiro.
Disto decorrerá a redução do tempo de percursos; veículos auto-capacitados para operar no trânsito de forma organizada e inteligente, incluindo todas as suas  operações reduzindo a ocupação de espaços para  estacionamento nas vias  urbanas. Conectados permanentemente via internet. Movidos com energia limpa: solar, eólica, hídrica, geotérmica. Logo, bem breve,  o nosso automóvel não ocupará um espaço superior a um sofá individual, que faz parte das  nossas salas de estar. Nem garagem precisará.
Esta reinvenção redundará em: redução de acidentes, barateamento operacional, organização do trânsito, agilidade de circulação, disponibilização de espacialidade para estacionamento, redução de espaços para garagens, comodidade para o condutor, acessibilidade para aquisição de unidades veiculares menores; preservação ambiental e uma reformulação de todo o processo da indústria automobilística, oficinas mecânicas, postos de abastecimento, pneumática, pavimentação viária, Sistemática da CNH do condutor e assim  sucessivamente.
“Ainda não conseguimos imaginar o que está velozmente vindo e como mudará radicalmente todo o nosso pensar e agir. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário