domingo, 18 de março de 2012

AR E VENTO


AR E VENTO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

AR: é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. É composto de nitrogênio, oxigênio e argônio, gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. O ar filtrado contém traços de vários outros compostos químicos. Substâncias naturais presentes em pequenas quantidades no ar não filtrado: poeira, pólen,  esporos, cinzas vulcânicas, compostos de flúor, mercúrio metálico,  compostos de enxofre, dióxido de enxofre.

Composição do ar seco, por volume
ppmv: partes por milhão por volume
Gás
Volume
780.840 ppmv (78.084%)
209.460 ppmv (20.946%)
9.340 ppmv (0.9340%)
380 ppmv (0.0380%)
Neônio (Ne)
18,18 ppmv (0.001818%)
Hélio (He)
5,24 ppmv (0.000524%)
Metano (CH4)
1,79 ppmv (0.000179%)
1,14 ppmv (0.000114%)
0,55 ppmv (0.000055%)
0,3 ppmv (0.00003%)
0,09 ppmv (9×10−6%)
Ozônio (O3)
0,0 to 0,07 ppmv (0% to 7×10−6%)
0,02 ppmv (2×10−6%)
Iodo (I)
0,01 ppmv (1×10−6%)
0,1 ppmv (0.00001%)
Amônia (NH3)
traços
Não incluído na atmosfera seca acima:
~0,40% na atmosfera toda, tipicamente 1%-4% na superfície

       A composição  da atmosfera: 78 % de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% dos demais gases;    em cada 100 litros de ar, 78 litros de nitrogênio, 21 litros de oxigênio e 1 litro de outros gases. O Nitrogênio é importante para a vida na Terra. O Oxigênio é fundamental para a respiração e essencial para combustão. O Gás Carbônico é utilizado na fotossíntese. O Ozônio forma um camada protetora contra os raios ultravioletas provenientes do Sol.

      Ar atmosférico é um fluido constituído por vários gases que formam uma capa ao redor da Terra. Até uma altitude de aproximadamente cem quilômetros.
       O ar é indispensável à sobrevivência dos seres vivos, que conseguem viver horas ou dias sem alimento, no entanto, sem ar  vive segundos ou no máximo, poucos minutos.

VENTO: Para compreender a formação dos ventos, é importante entender o comportamento do ar, que muda de acordo com a temperatura. O aquecimento da superfície terrestre faz com que a camada de ar próxima a ela se aqueça, causando o afastamento entre as partículas que a compõem. Consequentemente, no mesmo espaço ocupado pela camada, antes do aquecimento, teremos menor massa de ar, e a camada ficará menos densa, acarretando uma diminuição da pressão atmosférica local.
             
Quando o ar é aquecido  sobe porque torna-se mais leve; forma-se um espaço vazio  de baixa pressão onde estava o ar aquecido. Este espaço é preenchido por uma camada de ar de alta pressão, que se desloca para esta região vazia. Este deslocamento é o vento que  é o movimento do ar. O vento é causado por correntes de convecção da atmosfera. as diferenças entre o ar frio (alta pressão) e o ar quente (baixa pressão) fazem com que as massas de ar se movimentem. O vento  é o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
       Estas diferenças de pressão têm uma origem térmica, diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar.
Os ventos tem origem no deslocamento de massas de ar, que ao se moverem passam por regiões de diferentes temperaturas (entre terra e águas), áreas de planícies e montanhas, regiões equatoriais e pólos do planeta Terra, estas variações geram o vento. O Vento é o fluxo de gases em larga escala.
Os ventos consistem no deslocamento em sentido horizontal de grandes massas de ar, que se movem em torno da superfície terrestre a velocidades muito variáveis, abrangendo áreas cujas amplitudes são igualmente diversas.

          Os ventos são expressos de acordo com a sua força e a direção de onde eles estão soprando. A velocidade do vento é medida com aparelhos chamados anemômetros.
Tipos de ventos: Os ventos podem ser constantes, ou regulares, periódicos, variáveis, ou irregulares, e locais.
Rajadas:  ventos com grandes variações de velocidade em um curto espaço de tempo.
Lufada: Os ventos fortes de duração intermediária, cerca de um minuto.
Brisa: São ventos repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite.
Vendaval: Vendaval : vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.
Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Giram no sentido horário (no hemisfério Sul) ou anti-horário (no hemisfério Norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.
Tufão: é o nome que se dá aos ciclone formado no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.
Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Forma-se entre 10 e 30 minutos e tem, no máximo, 10 km de diâmetro. O tornado é menor e em geral mais breve do que o furacão, e ocorre em zonas temperadas do Hemisfério Norte.
Alísio: São ventos que sopram constantemente dos trópicos para o Equador e muitos úmidos, provocam chuvas
Contra-alísios:  São ventos secos, Sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas.
Ciclones: é o nome genérico para ventos circulares.
Monções: São os ventos que, durante o verão, sopram do Índico para a Ásia Meridional e durante o inverno, sopram da Ásia Meridional Para o oceano Índic;  são Monções Marítimas : Sopram do oceano Índico para o continente e provocam fortes chuvas na Ásia Meridional, causando enchentes e inundações. Monções Continentais : Sopram do continente para o oceano Índico provocando secas no sul da Ásia.
Utilidade do Vento: O vento é grandemente útil e indispensável em uma variedade de áreas e funções terrestres. Serve como energia, molda acidentes geográficos, proporciona navegação marítima, aérea, propaga a combustão, dispersa sementes e assim sucessivamente. Entre 1 a 2% da energia proveniente do Sol (o Sol irradia cerca de 174.423.000.000.000 kWh), é convertida em energia eólica, O vento atua como agente de transporte efetivo, intervém na polinização e no deslocamento das sementes. O vento é um poderoso agente de erosão, remodelando a paisagem. Os aviões economizam bastante combustível se conseguirem penetrar na corrente do jato, fazendo com que seus velozes ventos literalmente "empurrem" as aeronaves para a frente. O aparelho que mede o sentido do vento é a  biruta. Os ventos na vida dos seres vivos: levam para longe o ar viciado  respirado e trazem  o ar puro, com bastante oxigênio. Todavia, também geram conseqüências destrutivas e nefastas.
Inversão térmica: Assim acontece, durante o dia, o ar próximo do chão é aquecido pelo calor da superfície do solo, os dias quentes. Por ser menos denso e mais leve, este ar quente sobe. De noite, o solo esfria rapidamente e a temperatura do ar que está mais próximo da superfície também diminui. Forma-se, então, uma camada de ar frio abaixo da camada de ar aquecida durante o dia. No dia seguinte, a camada de ar frio, mais densa e pesada, não consegue subir, porque o ar quente funciona como um "tampão".
“O espelho reflete aquilo que está na sua frente; assim como cada um colherá, fatalmente, aquilo que plantou enquanto existiu no seu corpo material. (EM).”



 

 

 

 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário