quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CIBERNÉTICA



CIBERNÉTICA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A Cibernética é uma palavra que explica o estudo das funções humanas de controle e dos sistemas mecânicos e eletrônicos que se destinam a substituí-los. Cibernética se origina do grego kibernetiké (timoneiro; o que governa o timão da embarcação; o homem do leme, em sentido figurado, ou aquele que dirige ou regula qualquer coisa: guia, chefe, piloto). Norbert Wiener (1894 – 1963),  é o introdutor da cibernética nos moldes que vem sendo empregada atualmente; um termo capaz de exprimir a unidade essencial dos problemas de comunicação e controle na máquina e nos seres vivos.
Platão, na sua obra Diálogos, utiliza o termo para denominar a arte de navegar e de administrar províncias. No livro Górgias, diz: "A cibernética salva dos maiores perigos não apenas as almas, mas também os corpos e os bens". Pôs a palavra na boca de Sócrates, também como substantivo, com o sentido de "ciência da pilotagem".
 Cibernética é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas cibernéticas (homeostatos, servomecanismos, e afins). A Cibernética estuda o tratamento da informação nos processos de codificação e descodificação, retroação ou realimentação (feedback), aprendizagem, e similares. Segundo Wiener (1968), no tocante à transmissão da informação, a distinção entre máquinas e seres vivos, humanos ou não, é  só semântica.
     O estudo destes autômatos trouxe inferências para diversos campos da ciência. A idéia de retroação rompe com a causalidade linear e aponta para a idéia de círculo causal, onde A age sobre B que em retorno age sobre A. É um mecanismo denominado regulação, que permite a autonomia de um sistema: organismo, máquina, ou grupo social. Sobre essa base, formula-se a noção de aprendizagem.

A cibernética é aplicada para o planejamento da economia, para o desenvolvimentos de maquinarias bélicas e industriais. Coloca questões como: Quem produz? Quanto produz? Para quem produz?.

A cibernética é a ciência da comunicação e do controle,  nos seres vivos, ou  nas máquinas. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. A cibernética compreende os processos físicos, fisiológicos, psicológicos  de transformação da informação. É uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio/ambiente e dentro do próprio sistema.
Na cibernética procura-se representar os sistemas originais através de outros sistemas comparáveis, que são denominados modelos. Um modelo provisório que o representa, para facilitar o tratamento das entidades evolvidas no estudo. A cibernética é uma abstração que permite distinguir uma empresa como um sistema, para que os administradores, gestores e colaboradores reflitam sobre a  sua organização como um sistema cibernético que se adapta ao meio a partir de um processo de perceber o mesmo e o meio ambiente e retroalimentar seus processos e decisões a partir desta percepção. Para que um sistema se adapte ao meio, é necessário que o mesmo mude sua estrutura dinamicamente a cada momento. É possível através de um processo recursivo de agir, perceber o meio e o resultado de suas ações (feedback), re-projetar as ações e agir novamente. Valoriza a percepção de cada ser humano que compõe o sistema e o retroalimenta com o seu ponto de vista e entendimento do que ocorre no meio-nicho onde a organização se acopla.
Com a mecanização  iniciada  na Revolução Industrial, o esforço muscular do homem passou para a máquina. Com a automação provocada pela Cibernética, muitas tarefas que cabiam ao cérebro humano passaram para a máquina. A Cibernética está substituindo o cérebro humano. O computador tende a substituir o homem com grande vantagem. As  conseqüências da Cibernética na administração são a automação e a informática.
Automação: Ultra-mecanização, super-racionalização, processamentos contínuos e controle automático na indústria, no comércio e nos serviços bancários. As fábricas autogeridas. Os autômatos, em cibernética, são máquinas ou engenhos que contém dispositivos capazes de tratar informações que recebem do meio exterior e produzir ações.

INFORMÁTICA
A palavra surge, em meados do século XX, da junção de parte de duas  palavras: informação e automática; junção dos conceitos "informação" e "matemática".  Designa o processamento da informação por meios automáticos. Informática é o termo que descreve o conjunto das ciências da informação: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. No Brasil é usado para referir o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas, os computadores.
O estudo da informação começou na matemática quando Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, estudaram que tipos de problemas podem ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos seguindo uma série de instruções simples. Algoritmos foram desenhados para que uma máquina possa tratar informações. Assim nasceu a informática. É o Tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos, associado ao uso dos computadores. Não confundir a informática com computadores, ela existe porque existem os computadores. A informática é a parte da cibernética que trata da relação entre coisas e suas características, de maneira a representá-las por meio de suportes de informação; e da forma de manipular esses suportes, em vez de manipular as próprias coisas. A informática é um dos fundamentos da teoria e dos métodos que fornecem as regras para o tratamento da informação. O processamento de informação se processa através de computador eletrônico.
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ROBÓTICA
Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação,  trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas são vivas, uma imitação da vida, fios unidos e mecanismos, tudo junto um robô. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados.
O termo Robô foi usado pelo Checo Karel Capek (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) - estreada em Janeiro de 1921 (Praga). O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov; que criou as Leis da robótica:
1.            Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça.
2.            Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
3.            Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que,com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
A construção de robôs começou no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. O robô industrial, pelo pai da robótica industrial  George Devol. Devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores  oferecem, a robótica cresce para o desenvolvimento de robôs inteligentes.
A robótica é mais utilizada nas atividades industriais no Japão. Há ramos da robótica  gerando impacto social positivo; preservando o ser humano: robôs bombeiros, submarinos, cirurgiões, auxiliar de re-integração profissional para quem teve parte de suas capacidades motoras reduzidas devido a doença ou acidente, preservação  da vida dos seus operadores, operações em seres humanos sem necessidade de anestesia.
A robótica é usada na: Nanotecnologia, na produção industrial e em muitas outras atividades.
“O grande segredo do sucesso de um intento é saber como fazer o que tem que ser feito. (EM)”.
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