segunda-feira, 20 de abril de 2020

ORAR


ORAR
Deus responde às nossas orações se temos um relacionamento íntimo com Ele e desejamos segui-lo e Deus tem o direito de dirigir a nossa existência e se o fazemos  sentir-se bem-vindo para fazer justamente isso! Quando  oramos por determinada coisa, é porque, de certa forma, nos sentimos muito confortáveis ao se achegar a Deus com nossas necessidades, preocupações, ou qualquer assunto referente à nossas existência. Além disso, por estarmos convencidos, pelo que lemos na Bíblia, que Deus quer mesmo que  descansemos nele assim. “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14 ) “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas a face do Senhor está contra os que praticam o mal.” (1 Pedro 3:12 )
Para ter as orações respondidas por Deus, tem que desenvolver um relacionamento com Deus. Além disso, ter recebido de Deus perdão completo dos pecados. “Certamente, o braço do Senhor não está encolhido para salvar, nem seu ouvido fechado para ouvir. Mas suas iniquidades separaram vocês de Deus. Seus pecados esconderam a face dele de vocês, então ele não os irá ouvir.” (Isaías 59:12)
Como Orar:? O Fundamento Básico: Primeiro devemos começar um relacionamento com Deus.  Com Deus, quando alguém é verdadeiramente seu filho, quando alguém pertence a Ele, Ele o conhece e ouve suas orações. Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.” (João 10:14, 27-28).
Para aqueles que realmente o conhecem e descansam nele, Jesus parece ser muito generoso em sua oferta: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 15:7) “Permanecer” em Cristo e ter as palavras dele dentro de nós significa que conduzimos nossas vidas sob o comando dele, descansando nele, ouvindo o que Ele tem a dizer. Assim, estaremos aptos a pedir a Deus qualquer coisa que desejarmos e Ele responderá. Aqui está outra vantagem: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” (1 João 5:14-15) Deus responde nossas orações de acordo com a sua vontade (e de acordo com a sua sabedoria, seu amor por nós, sua santidade…).
A Bíblia inteira é uma descrição do tipo de relacionamento que Deus quer que experimentemos com Ele e do tipo de existência que Ele quer nos dar. Deus nos diz para levar todas as nossas preocupações a Ele. Mesmo quando a situação parecer irremediável, “Lancem sobre ele toda ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7) As circunstâncias podem parecer estar fora de controle, mas não estão. Quando o mundo inteiro estiver desabando, Deus ainda pode e sempre poderá segurá-lo em suas mãos. É aí que uma pessoa pode se sentir muito agradecida por ter o privilégio de conhecer a Deus. “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:5-7) Deus pode providenciar soluções para os nossos problemas além do que consideramos ser possível.
Deus se ofereceu para responder as orações de seus filhos (aqueles que receberam Jesus em suas vidas e buscam segui-lo). Ele nos pede para levar qualquer preocupação até Ele em oração, pois Ele agirá por nós de acordo com a sua vontade. Enquanto lidamos com dificuldades, temos de lançar sobre Ele nossas aflições e receber dele a paz que desafia as circunstâncias. A base da nossa esperança e fé é a pessoa de Deus. Quanto mais o conhecermos, mais aptos estaremos a confiar nele.
As palavras de Deus dizem: “Orar não consiste em passar por formalidades ou seguir um procedimento, nem recitar as palavras de Deus, o que quer dizer que a oração não significa repetir palavras e copiar outras. Na oração,  temos de entregar nosso coração a Deus, compartilhando com Deus as palavras que estão em nosso coração para que seja tocado por Deus. Uma oração verdadeira se revela por ter um coração que anseia pelas exigências estabelecidas por Deus e por sua disposição em cumprir essas exigências. A oração não deve servir apenas para cumprir rituais, observando as regras superficiais, utilizando palavras vazias e repetidas, e murmurando palavras habituais todos os dias, ou imitando os modos de oração dos outros, então, ele não é uma adoração genuína de Deus. Deus não escuta essas orações, porque não dizemos a Ele o que está em nosso coração. Nossas orações devem ser feitas para entender a verdade e obter obediência e adoração a Deus. Uma oração verdadeira deve ser centrada em torno de como entrar na verdade, como entrar na realidade da palavra de Deus, através da qual podemos receber a iluminação e o direcionamento do Espírito Santo. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21).
Nós devemos levar em conta nossas dificuldades e problemas práticos quando oramos a Deus. Não devemos esquecer a realidade e dizer palavras vazias e falar sobre letras e doutrinas. Em nossa existência, sempre encontramos todos os tipos de problemas e dificuldades, que são oportunidades para nos aproximarmos do Senhor. Como devemos orar ao Senhor? Deus diz: “A oração não se trata de quão boas são as suas palavras enquanto você ora, você só precisa falar as palavras do seu coração, de forma honesta, de acordo com as suas dificuldades. Fale da perspectiva de fazer parte da criação e da perspectiva da submissão: ‘Oh, Deus, Tu sabes que meu coração é duro demais. Oh, Deus, conduze-me nessa questão; Tu sabes que eu tenho fraquezas, de muito careço e não estou apto a ser usado por Ti. Sou rebelde e interrompo o Tua obra quando faço as coisas; minhas ações não condizem com Tua vontade. Peço que faças Tua própria obra, e somente obedeceremos e cooperaremos…’.”
Deus não se importa se as palavras de nossas orações são bonitas ou boas, em vez disso, ele gosta de ouvir coisas sinceras e que venham do coração. Então, quando estamos orando, devemos ser francos com Deus e contar a Ele nossas dificuldades e problemas práticos que encontramos em nossa existência  diária.
Devemos diante de Deus  orar a Ele assim: “Ó, Deus, eu sei que tudo está sob a Tua soberania. Minha doença contém Tua boa intenção, mas não consigo entender agora. Por favor, dirija-me e me ilumine para entender Tuas intenções.” Por meio da oração, descobriremos: cremos em Deus apenas para receber bênçãos e paz, pensando que o Senhor deve nos conceder bênçãos enquanto nos gastamos e nos sacrificamos por Ele. Assim, quando as coisas que recebemos não são bênçãos, mas doenças, somos incapazes de obedecer a Deus e nutrimos ressentimento e resistência em nosso coração. Só, então, nos damos conta de que não obedecemos ou amamos verdadeiramente o Senhor, mas, ao invés disso, estamos cheios de rebeldia e resistência a Ele. Apenas nesse momento, confessaremos e nos arrependeremos ao Senhor, estaremos dispostos a abandonar as intenções de obter bênçãos e trabalharemos apenas para retribuir o amor de Deus. Estes resultados são alcançados através da oração e da busca de Deus, bem como da autorreflexão e do conhecimento de nós mesmos.
Nossas orações devem conter a reverência a Deus, e precisamos ser razoáveis. Não podemos fazer exigências a Deus, ou nos aproveitar Dele, muito menos fazer barganhas com Deus. A partir dessa passagem das palavras de Deus, entendemos que, primeiro, devemos nos colocar em nosso lugar quando oramos. Somos apenas criaturas, por isso precisamos nos colocar em nosso lugar como seres criados, ter reverência e obediência a Deus. Não podemos ser irracionais na forma de falar quando pedimos a Deus alguma coisa, nem devemos pedir a Deus por algo irracional, muito menos fazer negociações com Ele.
Os crentes em Deus precisam orar é porque a oração é um dos caminhos para clamarmos a Deus e estabelecermos uma relação normal com Ele. Quando oramos a Deus com nosso coração e o abrimos para dizer a Ele sobre nossas dificuldades e perplexidades, Deus esclarecerá e nos guiará para longe dos problemas de acordo com nossas insuficiências e necessidades, quando ele vê nosso verdadeiro coração. Quanto mais nós oramos e clamamos a Deus com o coração verdadeiro, mais Deus irá nos guiar.  Ganharemos a obra do Espírito Santo e desfrutaremos da presença de Deus. Além disso, orações podem aumentar nossa fé. Especialmente quando provas e tribulações chegam até nós, pela oração podemos ter plena fé em Deus e sentir Sua bondade e amor, e assim produzir um coração de amor e satisfação de Deus.
Deus escuta nossas orações, dependendo se nós sinceramente adoramos a Deus com nossos corações. O Senhor Jesus disse uma vez: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23 –24).  Se o conteúdo de nossas orações estiver de acordo com as intenções de Deus, Ele as responderá.
A oração é uma das maneiras pelas quais o homem coopera com Deus, é um meio pelo qual o homem clama a Deus, e é o processo pelo qual o homem é tocado pelo Espírito de Deus. Sendo alguém que crê em Deus, quanto mais oramos, mais somos tocados por Deus. Tais pessoas têm uma maior resolução e são mais capazes de receber o mais novo esclarecimento de Deus. O que significa orar verdadeiramente? Significa falar a Deus as palavras que estão dentro do nosso coração e comungar com Deus, tendo compreendido Sua vontade e com base em Suas palavras; significa sentir-se particularmente próximo de Deus, sentir que Ele está diante de nós e que temos algo a dizer a Ele; e significa estar com o coração especialmente radiante e sentir que Deus é especialmente gracioso.
Enquanto oramos, nosso coração deve estar em paz perante Deus e deve ser sincero. Estaremos comungando e orando verdadeiramente com Deus. Pedir para Deus nos trazer maior esclarecimento e iluminação; leve nosso estado atual e nossos problemas a Deus em oração, e fazer uma resolução perante Deus.
“Devemos sempre agir intencionalmente. Conotados para o bem! Com a marca da solucionalidade! (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário