sábado, 18 de abril de 2020

FONTES DE ALEGRIA


FONTES DE ALEGRIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

O nosso cotidiano nos brinda com muitas alegrias. Um sorriso, um reencontro, uma palavra amiga. Um ato de compreensão, empatia e simpatia com quem nos deparamos.
Algum afago, um comentário alegre. Ver pessoas alegres e felizes. A felicidade é contagiante. Uma corrente do bem em ação.
Pequenas fontes de alegria brotam de repente, precisamos estar atentos para nos engajar na corrente. A alegria pode acontecer
nos momentos de espera, para executar as mais variadas atividades, quando  as correntes do bem podem funcionar maravilhosamente, pois estamos sem fazer nada, deixando a nossa mente vagar.
Se conseguirmos ver as trocas de gentilezas, comentários positivos e amigáveis, estamos na verdade nos engajando na corrente do bem, no rosário de pequenas alegrias.
Tudo o que fazemos na existência,  no fundo é em busca de felicidade. Sentir-se bem, contente, realizado. Para isso estudamos, trabalhamos, construímos família e vamos em busca do que queremos.
Na nossa jornada conseguimos nos sentir felizes algumas vezes. Mas o problema é que não conseguimos sustentar essa felicidade por muito tempo. Têm momentos felizes, mas depois retorna um estado de insatisfação com a existência. Parece que sempre tem algo faltando.
Fontes de felicidade e Alegria:
>Gratidão: Ser grato por cada coisa que temos. Fazer isso regularmente tem uma capacidade enorme de gerar felicidade.
>Propósito: Ter um ou mais propósitos de existência. Realmente importantes para querer levantar todos os dias para existir com vontade e alegria. Algo que traga sentido e motivação pra sua a existência.
>Bons relacionamentos: Como humano e ser social gostamos de estar em contato com outras pessoas. Bons relacionamentos nos mantêm felizes e saudáveis.
>Inteligência emocional: Nossa felicidade está diretamente ligada à qualidade das nossas emoções.
>Desfrutar a existência: Aproveitar ao máximo cada dia de existência. A mensagem é de não postergar a nossa felicidade. Aproveitar o agora e encontrar a felicidade ao longo do caminho.
>O coração e Jesus é a genuína fonte de alegria para nossas existências. “No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: ‘Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva’.” Crianças espontâneas, alegres e sinceras eram atraídas por Jesus, porque Ele era uma pessoa alegre! Jesus prometeu que aqueles que creem n’Ele terão fartura de alegria: “Do seu interior manarão rios de Água Viva”.
As aflições são uma oportunidade de estreitarmos nossos laços com o Senhor. O coração de Jesus está aberto, a porta da alegria está escancarada para nós. Do auge da dor jorrou a verdadeira alegria; e não é uma alegria passageira, mas a verdadeira alegria, a verdadeira paz. As adversidades são oportunidades de nos aproximarmos de Deus.
O Sangue de Jesus, que jorra do Sagrado Coração, traz de volta a esperança ao nosso coração. A promessa de Deus é real, é a alegria que provém do Calvário. Louvar! Vamos dar graças a Deus!  E não nos esqueçamos de tudo aquilo que Deus fez por nós! Louvemos ao Senhor. O louvor abre o coração para a alegria, e um coração alegre tem esperança! Quando nos abrimos ao agir do Sagrado Coração de Jesus, permitimo-nos transbordar de esperança. As alegrias terrenas se evaporam com o calor das circunstâncias, a alegria do nome de Deus permanece. Caminhar com Deus produz felicidade. Como o girassol se abre, revelando sua beleza perante a radiância do sol, a alma redimida sorri diante de seu Criador, Redentor e Consolador. Somos convidados a nos aproximar dele, fonte de eterna alegria.
Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido. As fontes da alegria se encontram no mundo de dentro. Amar e perdoar: uma das fontes da alegria!
O que é impressionante no Evangelho é o perdão, aquele que Deus nos dá e aquele que nos convida a dar uns aos outros. Deus não tem vontade nenhuma de castigar. Podemos confiar-lhe tudo, mesmo a inquietação. Nesse momento, apercebemo-nos de que somos amados por Ele, reconfortados, curados. Quando perdoamos, a nossa existência começa a mudar. E o que há de duro dá lugar a uma infinita bondade.  Minha alegria transborda em todas as tribulações. A nossa alegria em primeiro lugar vem de Jesus. Segundo, ela vem do Espírito Santo e não de nossos próprios esforços, imaginação ou criação. O fruto do Espírito é alegria. Terceiro, ela vem por  pertencer ao Reino de Deus. "Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo".  Quarto, ela vem através da fé, de acreditar em Deus. "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13). Quinto, ela vem através de ver e conhecer Jesus como Senhor. "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" (Filipenses 4:4).
Um dos principais motivos de nos sentirmos infelizes é que nunca estamos satisfeitos com o que temos. O ser humano é um ser insatisfeito. Sempre quer mais. Nunca acha bom o suficiente. A gratidão é uma solução nesse sentido. Ser grato por cada coisa que temos.
“Precisamos estar devidamente preparados para encarar com sucesso às circunstâncias adversas. E subsistir despeito dos seus entraves. (EM).”





Nenhum comentário:

Postar um comentário