quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
É preciso, quando for correto e adequado, ter opiniões contra a corrente e nenhum medo de defendê-las.
Podemos ser famosos, sem querer bancar celebridade.
É fácil ser excelente em uma atividade, médio em outras tantas e fraco na maioria. Difícil é brilhar triunfalmente em todas.
Não decepcionar, mesmo lutando em tantas frentes diferentes. Pensando com a própria cabeça e correndo os próprios riscos. Sempre com espírito empreendedor, ousado, inovador, criativo e estribado na justiça.
Ser um mestre que não para de aprender. Profissional exemplar, que encontra inspiração para reciclar-se; mesmo sem desprezar a experiência proveitosa.
Continuar aprendendo não é tarefa para a eternidade, é para todo dia. Um dia por vez. E se chegarmos à idade avançada produzindo coisas melhores do que quando jovem, melhor ainda.
As pessoas gostam de relatar o que são e o que fazem. Mas, isto deve ser feito com a conotação de síntese. Em primeiro lugar é preciso se auto-descobrir e depois, dizer o que é mais relevante ao se apresentar. Evitando informações que não interessam aos outros, evitando voltar várias vezes ao mesmo ponto, percebendo as reações das pessoas ao redor. Quanto mais direto for, mais se conseguirá que as pessoas se lembrem sobre quem é, e como pode ser útil a elas em algum momento.
Há contextos que exigem que sinalizemos quem somos, para mostrar nossa relevância e credibilidade em relação ao assunto que vamos abordar. Iniciar a apresentação com alguma coisa capaz de rapidamente prender a atenção do público. Um comentário inteligente e contextualizado. Há momentos em que é preciso falar mais sobre o que somos, como nos contextos acadêmicos.
Ao escrever uma frase, ou todo um texto, reler para analisar se o sentido ficou realmente completo e se foi concluído o pensamento. É recomendável voltar ao texto algumas vezes para reler e fazer alterações, trocar palavras, até que a mensagem fique boa.
Num curso em que há várias pessoas, com a carga horária pré-fixada, é preciso entender que por mais que o ministrante queira, ele não conseguirá, nem terá tempo, de responder a todas as suas perguntas geradas pelos assistentes. Curso não é consultoria. As eventuais perguntas possíveis devem pautar por serem de interesse da maioria dos participantes e bem formuladas. Ninguém se recusa a responder e dar atenção, conquanto seja feito no momento adequado.
Há coisas que soam melhor ditas pessoalmente; ao invés de textos e áudios. A mensagem que se quer passar deve ser bem formulada. Clara e objetiva.

“Todo aquele que impera, reina ou chefia, nunca foi ou será absoluto. Na realidade sempre foi e será, simplesmente, um líder mais ou menos temporal. Todos estão apenas imperando, reinando ou chefiando, mas tudo passa. Ninguém é, apenas está. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário