quinta-feira, 29 de outubro de 2015

SONO

SONO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
As pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens em seus sonhos. As pessoas que nascem cegas não vêem quaisquer imagens, têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e emoção. A necessidade do corpo para o sono é tão forte que é capaz de lidar com praticamente todas as situações físicas para que isso aconteça.
Todo ser humano sonha, exceto em casos de extrema desordem psicológica; mas os homens e as mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas. Os homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente com homens e mulheres. Se o sonho é de natureza sexual; os homens costumam ter ereções e as mulheres aumentam o fluxo de sangue vaginal.
O corpo está paralisado enquanto dorme. O corpo está virtualmente paralisado durante o sono, como probabilidade de impedir que o corpo venha a agir em aspectos dos sonhos. Glândulas começam a secretar um hormônio que ajuda a induzir o sono e neurônios enviam sinais para a medula espinhal, que causam o relaxamento do corpo e mais tarde torna-se praticamente paralisado.
Estímulos externos invadem os sonhos. Processo chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência, entre outros estímulos, onde um som do mundo real é ouvido em no sonho e incorporado de alguma maneira. Também acontece quando o indivíduo está fisicamente com sede e sua mente incorpora esse sentimento no seu sonho. Isto pode determinar a repetição do sonho até acordar para satisfazer realmente o que foi sonhado.
As pessoas que desistem de determinados hábitos ou vícios, tem sonhos mais vívidos, sobre cada um dos quadros anteriores. A sensação vai além do sonho, assume impacto idêntico à cada realidade antes vivenciada. Com sintomas semelhantes aos sentidos quando se praticava o hábito, ou vício, e os sentimento causados com o procedimento para  excluí-los.
O sonho para a ciência é uma experiência de imaginação do inconsciente durante o período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Os bebês no útero têm sono REM(movimentos rápidos dos olhos) e sonham. O sonho também é revestido de nuances premonitórias e de uma expansão da consciência.
Segundo Freud, o sonho é definindo como a realização de um desejo. No enredo onírico há o sentido manifesto e o sentido latente, o significado, este é realmente importante.  O sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revela o desejo do sonhador.

Existem tipos diferentes de sonhos: Sonhos criativos (Pinturas, livros); Sonhos lúcidos (A pessoa está sonhando, sabe que está sonhando e consegue controlar o que está acontecendo. Esta pessoa consegue se encontrar com outras pessoas pelo seus sonhos e depois quando acorda, descobre que a pessoa com quem sonhara tivera o mesmo sonho com as mesmas pessoas e as mesmas coisas)Pesadelos (Significa medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado);  Sonhos previsíveis (A pessoa que está sonhando alega que certos eventos irão acontecer no futuro);  Sonhos repetitivos (Se  sonha com a mesma coisa mais de uma vez, isso quer dizer que alguma coisa está  preocupando na vida real);  Sonhos sensuais (É natural sonhar com esse tipo de coisa em qualquer estágio da existência).
  Existem múltiplas formas de entender os sonhos. A melhor maneira é seguir o modo de  pensar, sentir, o histórico vivencial pessoal e a intuição; sempre referenciando o momento atual, os seus fatos e circunstâncias que estão acontecendo para cada determinada pessoa.
Os Sonhos interferem no desempenho psicológico de cada indivíduo e quando interrompidos por qualquer agente ou fato externo, apresentam sintomas pessoais de dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose.
Dados sobre a performance dos sonhos: Se esquece 90% dos  sonhos. Dentro de 5 minutos após acordar, metade do sonho já foi esquecido. Depois de 10 minutos 90% já foi esquecido.
Só sonhamos o que sabemos. Os sonhos estão freqüentemente cheios de aspectos, imagens e pessoas estranhas. A mente não está inventando isto; são manifestações de algo visto em algum momento da existência da  pessoa que sonha com estas configurações não mais lembradas ou sabidas. Todos já viram centenas de milhares de rostos, fatos, objetos e outros durante a existência, por isso existe uma infinidade de personagens, fatos, objetos, cenários e afins, para o cérebro utilizar durante os sonhos.
Cerca de 12% das pessoas sonham exclusivamente em preto e branco. As pessoas também tendem a ter temas comuns em sonhos. Os sonhos usam uma linguagem profundamente simbólica. A mente inconsciente tenta comparar o sonho a algo  que é semelhante. Mas nunca compara algo a ele mesmo. Assim, qualquer símbolo do sonho que o inconsciente utiliza, ele assemelha a outras coisas.
Durante o ronco não se sonha.  As Crianças não sonham sobre si mesmas até por volta dos 3 anos e tem mais pesadelos que os adultos até a idade de 7 ou 8 anos.   Se alguém for despertado fora do REM (Rapid Eye Movement), fica mais propenso a lembrar o que sonhou, de uma forma mais viva, do que lembraria se tivesse sido acordado de uma noite de sono completa. Do ponto de vista cognitivo, sonhar pode colaborar em ajustes importantes no aprendizado.
A função do sonho: É uma atividade mental baseada na vivência atual e prévia, como um evento biológico fascinante. Enquanto o corpo está  inerte e paralisado, a mente vaga por contextos intrigantes, fantásticos, improváveis e livres da contenção da realidade. A mente deixa a matéria e vaga por dimensões alternativas e desejos reprimidos afloram do subconsciente; com um poder premonitório expresso em uma simbologia universal. Todos os saudáveis sonham e é um evento universal e fisiológico. Sonha-se cerca de 4 a 5 vezes por noite, em uma fase do sono chamada de sono-REM, com durações de 5 a 30 minutos, significa dizer que sonha-se cerca de 6 anos do tempo de existência pessoal. Na segunda metade da noite os sonhos são mais intensos e prolongados. O rastro de memória de um sonho é muito tênue, por isso se esquece grande parte do que se sonha. Para lembrar-se de um sonho é preciso acordar durante ele ou bem próximo dele.

O sonho é uma criação cerebral e fisiológica. Durante o sono ocorre lentificação progressiva da atividade cerebral, redução da percepção do ambiente externo e relaxamento muscular. A atividade cerebral se altera, surge franca atividade cognitiva, várias áreas e funções se ativam, como a memória, emoções, a criatividade, os olhos passam a se mover de um lado para o outro, mesmo abaixo das pálpebras. É como se o cérebro despertasse para dentro de si. A despeito dessa franca atividade o corpo mantém-se inerte e paralisado, e a franca redução da percepção do ambiente ao seu redor. É um momento fisiológico único, aonde o cérebro fecha suas entradas sensoriais e suas saídas motoras, mas apresenta franca atividade mental.
O sonho apresenta diversas funções. Do ponto de vista cognitivo, ele tem funções de ajustes importantes no aprendizado. É um exercício mental de criatividade, confrontação de dilemas conscientes e inconscientes, e autoconhecimento. O enredo do sonho é fruto de um emaranhado de memórias com intenso componente emocional e fantasioso. Grande parte do que sonha-se de noite refere-se a coisas que vivencia-se  no dia anterior ou nos dias anteriores. O sonho é contexto com personagens, símbolos, alegorias, ambientes que afloram do arsenal de vivências, mas dispostos de forma meio errática. Mistura pessoas que nunca se encontraram, ambientes distantes, pessoas mortas, eventos sobrenaturais. A possibilidade de manipular sonhos existe. Como é fruto de força consciente e inconsciente algumas pessoas conseguem estabelecer intervenção no enredo e desenrolar do sonho. Para tal, é preciso uma certa predisposição genética, treinamento e muita concentração. É possível resolver um problema real dentro de um sonho. Porque o sonho é uma amostra mental totalmente livre e improvável. Esse é um ambiente ótimo para o raciocínio criativo. No meio de muita coisa estranha pode surgir um pensamento que foge ao senso comum, uma solução inédita e absolutamente brilhante. Sonhamos com o que vivemos. Se estivermos imersos em um determinado problema, esse problema será abordado seguramente durante nossas noites, podemos vivenciar a resposta no meio de um sonho ou acordar com a idéia pronta na cabeça. Nosso cérebro trabalhou para isso.
Podemos lembrar os sonhos. É fundamental se concentrar antes de dormir e colocar na cabeça que se quer recordar do sono. Precisa acordar dentro de um sonho ou próximo dele. Para recordar lá pelas 5 ou 6 da manhã, nesse horário os sonhos são mais vívidos e duradouros. Deixar um papel e uma caneta ao lado da cama, ao despertar concentrar-se apenas no sonho em curso e anote o máximo de informação para reconstruir o sonho. É possível sonhar sempre com a mesma coisa. Porque existem sonhos recorrentes. Isto é comum quando se está imerso em alguma atividade mais tensa e estressante, pessoas que passaram por traumas emocionais intensos, como tragédias, violência, acidentes, perdas. O estresse pós-traumático traz sonhos recorrentes ligados diretamente ou simbolicamente ao trauma ocorrido. É necessário inibir o pensamento onírico recorrente.
É possível um estímulo ambiental real intervir em um sonho em andamento. Um evento externo relevante pode adentrar um sonho e ser incorporado a ele, é uma intrusão. Isto pode gerar uma sensação de realidade, fazendo com o que estiver sonhando pratique atos como se estivesse em cada situação sonhada.
A pessoa dorme para economizar energia, para fazer manutenção do corpo e para consolidar a memória. Enquanto se dorme o corpo consome menos energia, por estar imóvel e relaxado. A segunda função do sono é ligada com os processos reparadores que o corpo executa enquanto dorme. não dormir mata. A explicação: o nível de células brancas no sangue aumenta bastante, atingindo a mesma quantidade registrada em pessoas feridas. As células brancas são o elemento central do sistema imunológico. O organismo libera hormônios como cortisol e adrenalina, a pressão sanguínea aumenta, o metabolismo se desregula, e a pessoa sente uma vontade incontrolável de comer carboidratos. Em seguida, começam as alucinações. A partir do terceiro dia sem dormir, perde-se a capacidade de raciocínio, acontece a paranóia e o enxergar coisas que não existem. Não dormir, ou dormir mal, é a raiz de doenças neurológicas gravíssimas. Porque o cérebro aproveita o sono para fazer uma limpeza, descartando as células mortas e moléculas da proteína beta-amiloide, cujo acúmulo impede as conexões entre neurônios.
O cérebro não fica desligado enquanto  dorme. O sono é neurologicamente agitado, com quatro etapas que se sucedem e se repetem durante a noite. A mais interessante é  a quarta, identificada pela sigla REM  (movimento rápido dos olhos). É o momento em que a pessoa mais descansa, e a fase em que ela sonha, movendo os olhos rapidamente, como se estivesse vendo coisas.
Quando uma memória se forma na mente, o cérebro constrói uma relação semipermanente entre os neurônios envolvidos com aquilo. E o cérebro fortalece as ligações entre essa rede de neurônios. Quando  se lembra sobre algo memorizado, aquele mesmíssimo conjunto de neurônios será acionado  e todos os seus detalhes do memorizado voltarão à  mente. Assim que a memória humana funciona.
A memória também age enquanto se dorme. Quando se vivencia algo durante o dia,  aquela memória reaparece, muitas vezes exagerada ou distorcida, durante os sonhos. Os acontecimentos costumam aparecer nos sonhos pelo menos três vezes: na primeira, na quinta e na sétima noite de sono após vivenciados, causado pela homeostase sináptica. Durante o sono, o cérebro desfaz algumas das conexões entre neurônios, ele apaga memórias. O corpo libera ácido gama-aminobutírico, uma substância que enfraquece as relações entre os neurônios e deleta algumas das memórias adquiridas durante o dia. Com o objetivo de liberar capacidade cerebral, para que o indivíduo continue sendo capaz de aprender coisas novas. Durante o sono, os neurônios do hipocampo, região cerebral que coordena a formação de memórias, disparam ao contrário. Emitem sinais elétricos na direção oposta de quando a pessoa está acordada. Isto é um indício de que há memórias sendo apagadas. Para determinar quais lembranças são menos importantes e podem ser deletadas, o cérebro vê se elas têm ligação com outras informações já armazenadas na  mente.
Este apagamento acontece na terceira fase do sono, que antecede os sonhos. Quando os sonhos começam, é possível que o cérebro ainda esteja sob influência da destruição de memórias, ou haja resíduos incompletos delas  e isso explique o teor de fantasia nos sonhos. Há conexão entre sono, memória e aprendizado. A capacidade de aprender é maior de manhã, logo após acordar, do que de noite. Dormir ajuda a aprender. É possível aprender dormindo. Estímulos externos durante o sono podem ter influência sobre o aprendizado. É possível reforçar a aprendizagem enquanto se dorme; é possível reforçar, dormindo, a memorização de algo que se aprendeu acordado.
“Quanto mais pesquisamos, mais  sentimos a necessidade de aprofundamento na melhor forma de ser, fazer, ter e as demais variáveis e condicionantes existenciais. (EM).”





quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GOIABA

GOIABA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A ingestão de goiaba é benéfica para a saúde e o bom funcionamento orgânico. É uma fruta rica de nutrientes saudáveis. Contém vitamina C, vitamina A, vitamina B2, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Comê-la depois do almoço, além de saborosa e nutritiva, ajuda a prevenir infecções, problemas cardiovasculares e câncer, conservação da qualidade da pele, faz bem para a visão e controla diabetes. A ingestão de goiaba não deve passar de 4 porções por dia.
Elenco de Benefícios proporcionados pela ingestão de goiaba:
>Alivia diarréia;
>Previne câncer;
>Aumenta o volume do sangue;
>Controla a pressão arterial;
>Previne problemas cardíacos;
>Previne problemas ósseos;
>Protege contra problemas de visão;
>Combate o envelhecimento;
>Faz bem para o cérebro;
>Mantém diabetes controlado;
>Ajuda a controlar gastrite;
>Combate o estresse;
>Protege a pele;
>Ajuda a tratar anemia;
>Faz bem para o feto;
>Alivia vertigens, tosses, vômitos, dor de garganta, dor de dente, contusões, cólicas menstruais, ressaca.

“O conhecimento, o eterno e o infinito compartilham características longevas similares e valiosas. (EM).”

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

TEMPO MAIS RÁPIDO



TEMPO MAIS RÁPIDO
Prolifera a sensação de que o tempo está passando mais rapidamente na atualidade. A possível configuração da fatualidade deste fenômeno tende a encontrar suporte, em alguns fatores, a seguir elencados:
>Em função da grande quantidade de informações e experiências que circulam atualmente. Fazendo com que os sentidos do individuo fiquem mais ligados, inicialmente, absorvendo cada detalhe do cenário. Nas etapas seguintes, conhecendo o contexto, assimila mais rapidamente, dando a sensação que houve uma aceleração do processo de aprendizagem e apropriação do conteúdo.
>Ressonância Schumann. Este cientista constatou que a Terra é cercada por um poderoso campo eletromagnético, que fica a cerca de 100 km acima. A Terra sob este campo, em ritmo normal, possui uma pulsação que funciona como um marca-passo, à razão de 7,83 pulsações por segundo. Ele percebeu  que esta pulsação marca o ritmo de funcionamento de toda a vida na terra, tanto vegetal, quanto animal. A Ressonância Schumann passou dos 7,83 pulsações para 11 e depois para 13 hertz por segundo, fazendo com que o tempo passe mais ligeiro, encurtando o horário de duração de um dia para 16 horas.
>Com a revolução industrial, as máquinas que trabalham mais rápido que os homens. Encurtando do tempo para atingir a produção.
>A invenção dos motores dos veículos, permitindo chegar mais rápido aos destinos desejados.
>O desenvolvimento tecnológico contribuindo, cada vez mais, para deixar os processos mais rápidos.
>A ciência da informação e a internet provocaram uma imensa transformação  na geração e transmissão de informações, em tempo real.
>Os sistemas e veículos de transporte modernos, com redução considerável de tempo de percurso.
>À medida que se envelhece cai a produção cerebral de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de energia e disposição. Esse processo interfere no relógio biológico.
>O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos: o nascer e o pôr do sol, as fases da lua, os dias da semana, os meses. O cérebro evita fazer duas vezes a mesma tarefa. Um adulto tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia, a maioria destes pensamentos é automatizada e não aparece no rol de eventos do dia. Quando se vive uma experiência pela primeira vez, o cérebro dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. À medida que a mesma experiência vai se repetindo, o cérebro vai  colocando as reações no modo automático e apagando as experiências duplicadas. Parece que o tempo acelera, quando se envelhece. No começo da existência tudo parece muito complicado, a atenção é requisitada ao máximo. Quando se repete procedimentos, o cérebro já sabe o que tem que ser feito e  toma as experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência. Ou seja, para o cérebro a experiência repetida no presente é como se não estivesse sendo vivenciada. Quando se começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme se envelhece as coisas começam a se repetir e as  experiências novas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo o dia parecer mais  longo e cheio de novidades, vão diminuindo. O que faz o tempo parecer que acelera é a rotina. Quando se vivencia intensamente situações diferentes e criativas de quebra de rotina a sensação de tempo parece mais longa. Permitindo que se criem condições reais da sensação de expansão do tempo.
>Quando se viaja, tem-se a sensação de que a viagem de retorno ao ponto de partida é mais rápida. Porque na viagem de ida, o cérebro apropriou-se de imagens e informações, das quais, no retorno não precisa retomar, pois não repete experiências de imagens já adquiridas. Reservando energias para as suas novas incursões.
>Quanto mais experiente for o indivíduo, menos delongas para aprender e praticar procedimentos anteriores já configurados, tudo isto gera a impressão de que o tempo passa mais rápido.
>O fator ansiedade contribui mais para a idéia de que o tempo está demorando para passar. Enquanto que fator gozo ou usufruto de algo agradável, com tempo pré-determinado, gera a sensação de que tempo passa ligeiro. De acordo com o tipo de variável ou condicionante temos nuances diferentes a respeito da performance do tempo. Mas é inegável que o componente emocional interfere na avaliação e vivenciamento do processo temporal pelo ser humano.
“Vivenciamos, efetivamente o agora. O passado não retorna. O Futuro ainda não chegou; quando ele chega é o agora. Portanto antenemo-nos. (EM).”





quarta-feira, 21 de outubro de 2015

QUANDO A RESOLUÇÃO PARECE IMPOSSÍVEL

QUANDO A RESOLUÇÃO PARECE IMPOSSÍVEL
Para todos, em momentos existenciais variados, ocorrem situações problemáticas, que se afiguram impossíveis de se resolver. Parece que tudo perde o sentido lógico.
As pessoas são acometidas de um estado de depressão profundo perdem a alegria de viver. Instala-se a angústia, a ansiedade e o medo.
A existência do individuo, lhe sujeita aos prazeres e desprazeres. Mesmo que se apele para a razão, as emoções repercutem com mais intensidade. Existe certa lógica no fato da ocorrência de problemas; assim como tudo se  movimenta, se transforma, se defasa, se recicla, se aprofunda, evolui e involui e  o que foi  é o que há de ser e o que se fez, se tornará a fazer.
Este quadro real de problematização não pode ser erradicado, é um inerente contextual do processo existencial, precisa ser superado, em cada circunstância, com atitudes de suplantação soerguedora e provedora de ânimo para prosseguir a senda existencial, como a seguir se referencia:
>Quando a impossibilidade se configura,  resta-nos o fator gerador da esperança: a fé, que nos faz vislumbrar a possibilidade, nos faz resistir, esperando que o cenário possa ter um novo sentido, capaz de nos fazer prosseguir.
>A felicidade não é a ausência de problemas, mas a nossa capacidade de lidar com eles. Devemos olhar para o que temos, em vez de olhar para o que perdemos. Porque não é o que nos é tirado o que realmente importa, é o que fazemos com o que nos resta.
>A dor, também, faz parte do nascimento e do crescimento.

>Às vezes algumas portas se fecham, mas somente porque é hora de seguir em frente. Muitas vezes, não seguimos em frente a menos que as circunstâncias nos obriguem. Em momentos de dificuldade, lembremo-nos que nada acontece sem um propósito. Todo o grande sucesso requer um esforço digno da sua qualidade de conquista. A colheita exige tempo, paciência, perseverança e labuta, com pensamento positivo influenciador magnetizante-imantador.
 >Tudo, a rigor, é transitório. Significa que tudo passa, que tudo passará. O que é positivo ou negativo tem o seu momento de clímax, apogeu ou critico, depois termina. Nada, existencialmente considerando, dura para sempre. Se as circunstâncias são favoráveis, aproveitemolas, não vai durar para sempre. Se o quadro é obscuro, não nos desesperemos, também passará. Cada momento é um novo começo, para um novo final. Temos uma oportunidade a cada segundo. Façamolas cada vez melhor que a última vez.
>Ficar preocupando e reclamando não muda nada. Aquele que se queixa demais usufrui da escassez. É sempre melhor, na busca do sucesso, tentar fazer algo grande e falhar do que não tentar fazer nada. Se acreditamos em algo, busquemos, incessante e tenazmente, à sua concretização. Não deixemos que as sombras do passado escurecerem a porta do nosso futuro. Tomemos atitude, usemos o que sabemos para melhorar a nossa forma de existência. Mudança é olhar para frente e para o alto e avançar confiantemente rumo ao sucesso.
>A verdadeira felicidade começa a chegar, somente, quando pararmos de reclamar sobre os nossos problemas e começarmos a ser gratos por todos os problemas que não temos.
>As nossas cicatrizes são os símbolos da nossa força. Não tenhamos vergonha das cicatrizes que a existência nos deixou. A cicatriz significa que a dor já passou e a cura aconteceu. Que vencemos a dor e aprendemos uma lição, ficando mais forte para seguir em frente. Não podemos fazer as cicatrizes da nossa existência desaparecer, mas  podemos mudar a maneira de enxergá-las. Vendo as mesmas como um sinal de força e não de dor.
>Cada pequena conquista, cada mínimo feito é um passo à frente. A paciência não é só esperar, mas a capacidade de manter uma atitude positiva enquanto se trabalha arduamente para conseguir realizar os sonhos. Se estivermos tentando, vamos até o fim. Não se ganha nada com o simplesmente começar. Se quisermos, de fato, vamos fazer apesar das probabilidades de fracasso. E a cada passo vamos nos sentir melhor; percebendo que a luta não é o que encontramos no caminho, mas sim o próprio caminho. Não há melhor sensação no mundo, do que saber o que significa estar vivo.
>A negatividade das outras pessoas não é problema nosso. Mantenhamo-nos positivos quando a negatividade nos rodear. Direcionemos o foco no entusiasmo. Independentemente dos outros sejamos sempre o que somos, com originalidade, princípios, moral, ética e convicções edificantes. Nunca deixando a amargura nos invadir. Não mudemos apenas para impressionar a outrem. Mudemos porque nos faz uma pessoa melhor e nos leva para um porvir alviçareiro.
>O que está destinado a ser, eventualmente o será. Há bênçãos invisíveis em todas as lutas que enfrentamos, mas precisamos abrir a nossa mente para vê-las. À medida que se exercita este processo mental positivo, começa a ser gerado ferramental de grande valia e efeito emocional animativo e superativo. Apagando o acesso da duvida, da insegurança e da falta de determinação para tomar atitudes e agir. Só chegaremos ao ponto desejado, se efetivamente, é o que queremos e vamos caminhar para conseguir, passo a passo, até o último passo, aquele da chegada ao ápice.
>O mais recomendável é seguir em frente. Não temendo se levantar quando cair. Encontrando a coragem de se sentir diferente, de se sentir melhor. Encontrando motivação. Sendo forte quando as coisas ficarem difíceis. Lembrando-se de que o Universo e o Cosmo estão sempre fazendo o que é certo. Reconhecendo quando estamos errados e aprendendo para não errar mais. Olhar para o passado e ver o quanto evoluímos, e tendo das nossas conquista e valor pessoal. Doemos mais, ajudemos mais, sejamos solidários e Compartilhadores edificantes. Basta sermos nós mesmos.
>Quando tudo parece não ter mais jeito, quando não se sabe mais o que fazer, os problemas são como tempestades, surgem por todos os lados, Crer! Naquele que pode mudar toda essa situação: Deus, pela intercessão eficaz de Jesus e o Infinito Poder do Espírito Santo, completado pelo Ministério dos santos Anjos.
>Enquanto a pessoa existir sempre haverá: hoje e amanhã; agora e depois; presente e futuro. “O DIA DE AMANHÃ SURGE RENOVADO, COM NOVAS PERSPECTIVAS, A MENTE DISPONIBILIZA NOVAS E CRIATIVAS IDÉIAS; O ÂNIMO SE RENOVA, A ESPERANÇA RENASCE E AQUILO QUE PARECIA  IRREFATÁVEL AGORA PARECE FACTIVEL.”
>Diante de fatos desesperadores, no pico da crise pessoal recomenda-se:
*Não ignorar o problema, reconhecer a sua existência, mas não a sua irresolutividade;
*Não tomar qualquer decisão precipitada;
*Nunca agir sob o impulso da emoção;
*Não espalhar o fato socialmente;
*Não tentar de imediato justificar-se, argumentar, acusar;
*Não atritar, ao contrário, manter um relacionamento harmonioso com as pessoas, especialmente próximas evitando descargas de mau humor; gerando solidariedade e reforço de energias solucionadoras da problemática;
*Quanto menos falar melhor; porque as palavras podem constituir fator agravante da situação; pois apanhadas fora do contexto podem gerar interpretações falsas e pelas palavras pode-se conseguir justificação ou condenação;
*Fazer com o  uso da razão e da lógica, uma análise e diagnóstico profundos da situação-problema e do seu histórico; preferentemente com apoio de pessoas confiáveis, sensatas e capazes;
*Elencar com apoio de outras pessoas ligadas, interessadas e intervenientes, o maior número possível de alternativas de solução viáveis para o problema; Fazendo mudanças imediatas e oportunas;
*Manter a organização de tudo, não perder o controle e domínio da situação;
*Manter-se humilde, aberto à sugestões e ajuda, acreditar em superação, lutar, trabalhar e perseguir o objetivo, só mudar o método caso revele-se ineficaz;
*Nunca abrir mão de princípios e valores, mas reciclar-se para manter-se consentâneo com a época e condições para ser economicamente ativo. Assimilando as mudanças e renovando-se com a sua dinâmica;
*Ter a consciência de que: “NO MOMENTO MÁXIMO DA CRISE, DEVEMOS TIRAR O “S” DESTA PALAVRA E SEGUIR O QUE ELA RECOMENDA – “CRIE” – PORQUE, SE OLHARMOS COM ACUIDADE A SOLUÇÃO ESTÁ BEM PRÓXIMA.” “A PALAVRA CRISE, ETIMOLOGICAMENTE SIGNIFICA: JULGO, DECIDO.”;
*Tirar sábias e proveitosas lições, deste aprendizado vivenciado. “LEMBRANDO SEMPRE QUE O SUCESSO PERMANENTE, SEM  MUDANÇAS PODE SER UM INDICATIVO DE FRACASSO ÀS PORTAS.” “PORQUE  SABE CONSERTAR COM MAIOR COMPETÊNCIA QUEM JÁ ERROU.”;
* Implementar relações social estruturantes; não subestimar detalhes e tomar decisões sempre embasados em dados, nunca desconhecendo o problema e a realidade.
*Primeiro autoconhecer-se; banir os mecanismos de defesa e hábitos negativos que  estejam operando em nós, insistindo em achar que estamos sempre certos; sentirmos auto-comiseração; achar que a  culpa é de terceiros; desculpar os nossos próprios defeitos; ignorando os problemas e eles vão se tornando cada vez maiores e acumulados.
*Os nossos problemas são só nossos, cabe a nós resolvê-los.
*Cada indivíduo é único, o que o faz diferente, são as suas posturas, as suas atitudes, as sua decisões inteligentes e eficazes, no ato da solução dos seus problemas.
*A habilidade para resolver problemas é fator determinante e imperativo para um indivíduo. Os problemas são percebidos pelas pessoas de forma diferente. Devem-se encarar os problemas como oportunidades e forma de melhorar padrões existenciais, profissionais, operacionais, funcionais e similares. Uma ótima maneira de resolver problemas é a sua segmentação, isto é, dividir o problema em partes, resolvendo cada parte até atingir o todo.
*Dois critérios básicos devem ser respeitados para a solução de problemas: Primeiro procurar resolver os problemas pela sua ordem de importância, antes os essenciais depois os secundários. Depois  iniciar com a solução dos problemas a partir dos mais fáceis, para gradativamente resolver os mais difíceis e complexos.
> Aqui já começa a surgir uma luz de esperança:  “PORQUE ALGO SÓ É PROBLEMA SE TEM SOLUÇÃO.” “E TODO O PROBLEMA TEM SOLUÇÃO.” “E A SOLUÇÃO DO PROBLEMA ESTA DENTRO DELE MESMO.”
”Desvie o foco do tamanho do problema; focalize cada passo capaz de resolvê-lo e, de repente o problema desaparecerá. Os acontecimentos de sucesso, começam  por uma primeira decisão acertada e adequada à sua intencionalidade.(EM)”  







terça-feira, 20 de outubro de 2015

POTENCIAL DO EXPERIENTE E EXPERIMENTADO


POTENCIAL DO EXPERIENTE E EXPERIMENTADO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A experiência é fundamental para o sucesso. Um individuo experiente e também experimentado detêm um potencial de eficácia inquestionável e de grande valia na consecução de resultados em qualquer campo de atuação.
A experiência faz as pessoas verem o que os inexperientes não enxergam. Detalhes sutis, não percebidos ou prospectados, acabam fazendo a diferença. Quando a experiência não é levada em conta, são cometidos diversos lapsos, que afetam o êxito das ações desenvolvidas.
Experiência significa a condição de ter vivenciado situações idênticas ou com certa analogia no passado, que quando for necessária repeti-las, já se sabe, de antemão, qual o seu resultado positivo ou negativo.
Experimentado é aquele indivíduo que realizou o intento várias vezes e conseguiu sucesso e como tal,  pode contribuir para a geração de mais sucesso em eventos similares.
Mesmo diante de um mundo mutável, a experiência é ponderável. As qualidades para atingir objetivos atuais, eram importantes para o sucesso no passado também. O que se requer, em cada situação, é a atualização conceitual e procedimental. A experiência é um acervo patrimonial intangível, de elevada valia e efetividade.
Para acumular experiência, cometem-se muitos erros, quando se fazem tentativas; mas, se aprende a lição com o insucesso, para no futuro não repetir os mesmos desacordos.

Nas civilizações que marcam pela sabedoria, experiência é fundamental. As pessoas com idade avançada, pela sua experiência, são referenciadas como sábios. É de grande valor conviver com alguém bem sucedido, que já percorreu diversos caminhos, que obteve sucesso no que empreendeu. Isto é tão relevante e significativo, que se assim não fosse lógico, não haveria a transmissão do conhecimento científico. Que nada mais é do que a ciência, construída por experimentos que configuram como verdade a causa dos efeitos. Na medida em que um conhecimento científico por praticado, ele acaba gerando experiência para o seu praticante e isto se propaga na forma de know how.  A aprendizagem de qualquer conteúdo emerge da abstração de algo, na sua assimilação, memorização e capacidade de fazer aquilo que foi apreendido.
A falta sabedoria em muitos momentos, leva a não perceber a força da experiência e o quanto ela é fundamental. Se queremos que as pessoas mudem seus comportamentos mais persistentes e resistentes, a primeira coisa que devemos fazer é criar experiências para que as pessoas vivam a situação projetada. Quando não se puder oferecer uma experiência real para cada uma das pessoas, ainda assim pode oferecer uma experiência vivenciada por outras pessoas, quando se verá que aquelas obtém sucesso fazendo algo de determinada maneira, cujos resultados vicejam auto-eficiência. Esse processo é mais efetivo ainda, quando uma pessoa vê aquele experiente bem sucedido como alguém do mesmo ramo que a sua atividade.
A experiência não é o que acontece com nós, mas o que fazemos com o que nos acontece. Nós não escolhemos, na hora de agir, entre experiências, mas entre as memórias das experiências vivenciadas. Quando pensamos no futuro, não pensamos nas experiências que teremos, mas em memórias antecipadas, das experiências que já tivemos e que se aplica ao caso a ser resolvido.
A palavra experiência refere-se a conhecimento de algo. Conhecimento avançado sobre determinado assunto. Experiência científica, fase crucial do método experimental. Experiência termo de etologia relacionado com as situações de aprendizagem dos animais. Experiência termo utilizado com significações diversas ao longo do tempo e consoante os filósofos o usam. Experiência moral. Experiência ontológica. Experiência religiosa ou mística. Experiência sexual.
Um profissional experiente e atualizado, se constitui para uma empresa em valioso ativo intangível. Cuja atuação tem efeito multiplicador sobre os demais, pela bagagem de conhecimento de possui e socializa para a sua equipe de trabalho.
“Experiência positiva e útil se adquire vivenciando com tentativas de execução de tarefas e atividades, sujeitas a erros, mas inteligentemente, aprendendo lições para não repeti-los, tão somente fazê-lo com os acertos. (EM).”


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

POLÍTICA

POLÍTICA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Política, do grego “politiká”, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. “politikós” traduzido como “Cidadão”, “civil” o “civismo”. Do grego antigo πολιτεία (politeía), indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).
Etimologicamente na sua acepção grega, política era entendida como a arte de governar e de buscar gerir os rumos de uma cidade da melhor forma possível. Era uma atividade democrática, a forma de organização política mais valorizada. O surgimento da política se deu em meio ao surgimento das relações entre as pessoas, surgimento da sociedade, da própria Cidade a Pólis grega. A política surgiu da necessidade de relacionamento e da necessidade de regular com equidade os relacionamentos, para gerar e manter o equilíbrio e a harmonia social; tendo como parâmetro uma norma postural.
O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar um país. Monarquia e República são os sistemas políticos, com as variações: República Presidencialista e República Parlamentarista. Com a evolução do processo social, a política passou a ter como guardião o  Estado, na sua presunção de legitimidade e supremacia de interesse. Zelando, com absoluta isenção de ânimo, o interesse comum da sociedade. Dentro do contexto dos posicionamentos filosóficos e ideológicos, emergiram dos partidos políticos, segmentando com mais definição e exteriorização as diversas linhas do pensamento humano sobre os mais variados campos do conhecimento e do procedimento pessoal.
Ciência Política: Um ramo da ciência ligada às ciências humanas ou sociais que estuda a política e todas as atividades que a envolvem. Estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas; além do estudo da relação entre os elementos que estão no Poder, Governando, e os demais cidadãos. A política tem uma perspectiva filosófica e uma preponderantemente jurídica.
Políticas públicas são as ações exercidas pelo Estado, com o objetivo atender as demandas da sociedade.
No século V antes de Cristo, em Atenas, na Grécia, Aristóteles escreveu sobre Política.
A política se relaciona com todos os setores da sociedade e os seres humanos, utilizam a política em quase todas as suas ações diárias, como meio para conseguir um fim em benefício próprio ou para o bem comum. Em função da sua concepção e importância, no seu âmbito permeia um processo natural de poder.
Na antiga Grécia a sociedade era organizada em cidades-estados, chamadas de pólis, de onde deriva o termo política. A política em sua origem era o estudo e a aplicação das melhores formas de gerir uma pólis. Cidades independentes com as suas próprias leis, estruturas sociais e econômicas específicas.
De forma geral, sempre que se busca organizar um grupo de pessoas, estabelecendo-se regras e funções de modo a buscar a melhor forma de empreender alguma coisa se está fazendo política.
O conceito de política é dinâmico, acompanha o desenrolar dos fatos sociais, a evolução da sociedade, como a arte do convencimento, da persuasão, da argumentação com intuito de convencer alguém ou todos que a uma ideia é a correta para certo caso, a política deve ser vista pelos cidadãos nesta perspectiva.
Na conceituação erudita, política "consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem". "o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados"."a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo". Política pode ser a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público. Na conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil. A política, como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligada ao poder. O poder político é o poder do homem sobre outro homem, descartados outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais.
No poder político há três características: a Exclusividade a tendência de não se permitir a organização de uma força concorrente; a Universalidade a capacidade de se tomar decisões para toda a coletividade; a Inclusividade a possibilidade de intervir, de modo imperativo, em todas as esferas possíveis de atividades de membros do grupo e de encaminhar tais atividades aos fins desejados.
O fundamento da teoria moderna do Estado é a passagem do Estado apolítico ao Estado político.

“Os conceitos emergem da etimologia, com o decorrer do tempo; são invadidos pela semântica e culminam por impor elasticidade ao vernáculo. (EM).”

POSICIONAMENTOS INDIVIDUAIS


POSICIONAMENTOS INDIVIDUAIS
O humano é um ser social por inerência e como tal, com maior ou menor intensidade, consciência, convicção ou intenção, acaba tendo posicionamento social, cultural, filosófico, ideológico, político e econômico. Portanto, o seu discurso é parametrado segundo este diapasão.
Posicionamento Ideológico: É uma postura individual, em relação à Ideologia, que é uma concepção de um conjunto de idéias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo. Quando um indivíduo ou de um grupo, posiciona-se a respeito; ocorre uma real interferência nas suas atitudes e ações nos diversos campos da sociedade circunscrita, que acabam implementando o seu comportamento e procedimento. A prática ideológica individual ou de um grupo, tem várias conotações e interesses; pode ser ética, moral ou não; explícita ou com segundos fins. Apenas aparente ou até dominadora, mas é sempre intencionalizada e influenciadora.
A ideologia sintetiza o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade, como a sua visão de mundo; adotada de forma peculiar por cada um dos seus indivíduos, de acordo com a sua subjetividade e exteriorização do seu ponto de vista pessoal. Cada indivíduo ou grupo possui uma ideologia; existem ideologias diferentes cada um tem a sua própria ideologia.
Discurso Pessoal: É uma dimensão ideológica individual, que relaciona as marcas expressas oralmente ou deixadas no texto, com as suas condições de produção, que se inserem na concepção ideológica do autor. Essa dimensão ideológica do discurso revela o posicionamento ideológico do seu produtor. A ideologia do indivíduo é materializada nas práticas das suas manifestações no discurso, e consolidada nos seus comportamentos e procedimentos. Discurso é algo que sustenta e ao mesmo tempo é sustentado pela ideologia de um indivíduo. Baseado em um conjunto de pensamentos e visões de mundo derivados da posição social deste indivíduo, que permitem se sustente como tal, defendendo e legitimando a sua ideologia, que é sempre coerente com seus interesses. O discurso pode ser: lógico, dialético, retórico e poético.
Posicionamento Filosófico: É uma postura toda pessoal de cada indivíduo sobre tudo que o cerca. Tendo como referência marcante o aspecto de crença, consciência, liberdade, livre arbítrio, sensação de bem estar, exteriorização permanente de moral e ética procedimental e comportamental. Cada um externaliza o que tem dentro da sua mente, exercendo a faculdade de emitir os seus conceitos pessoais. Segundo um conjunto de valores pessoais inerentes ou adquiridos com a experiência, formulando um ponto de vista filosófico sobre o mundo. Todos nós possuímos desde muito jovens alguma metafísica, também alguma epistemologia e alguma ética. Todos têm crenças e opiniões para expressar. Tudo dá origem e forma nossos posicionamentos filosóficos, sobre nós e o mundo.
Posicionamento Político: É uma postura do indivíduo em relação ao quadro político-partidário, levando em consideração a contextura pragmática que mais configura à satisfação dos seus interesses como ser social gregário.
Posicionamento Cultural: É a postura do indivíduo na aquisição e prática cultural, como um processo de qualificação pessoal, abrangência e aprimoramento da eficácia comportamental e procedimental existencial.
Procedimento Econômico: É a postura do indivíduo no contexto de ações direcionadas para o seu sustento ou exercício de atividades econômicas, que implicam em resultados financeiros positivos institucionais. Que demandam eficiência, eficácia e efetividade, para à sua consecução, com  a aplicação de conhecimento adequado. Visando garantir continuidade de recursos e longevidade.
Posicionamento Social: É a postura do indivíduo, como ser social por excelência, no âmbito da sociedade, com direitos e obrigações, observância de normas, padrões morais e éticos; contribuindo para a convivência pacífica, ordeira e harmônica entre as pessoas. Respeitando os posicionamentos, práticas e crenças dos demais. É a forma de cada um, para encarar a sociabilidade e a civilidade.
“O difícil não é resolver problema, é construir a equação para à sua correta resolução; partindo de uma sentença propositiva verdadeira, produzida pela real e completa interpretação de qualquer tipo de problema! (EM).”






sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PARA PENSAR



PARA PENSAR
E-mail: ernidiomiglioriniAgmail.com
>As trevas não existem como algo autônomo e funcional; o que ocorre é, somente, a percepção visual da ausência de luz.
>A morte não coexiste institucionalmente; trata-se apenas da constatação da retirada da vida que estava num determinado corpo físico, deixando-o inanimado.
>A sede é unicamente a causadora da sensação de ausência da quantidade aquática necessária para a hidratação de um corpo físico animado. Não constitui uma corporificação sem si.
>A fome é simplesmente a manifestação da sensação de necessidade de nutrição de um corpo físico animado; não é e não tem existência própria.
>A colisão entre dois corpos físicos ocorre porque, quimicamente, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço simultaneamente.
>Se não houvesse comparação, não haveria diferença.
>Se não houvesse classificação, não haveria nem vencedores e nem perdedores e também não haveria graduação.
>Se não houvesse contraste, não haveria desigualdade e nem opostos.
>Se não houvesse movimento, não haveria dinâmica, transformação, operacionalidade e atividade.
>O termo reunião significa que aqueles que se dispersaram, voltam a unir-se novamente e assim sucessivamente.
>O termo casamento se formou com a idéia de que duas pessoas deixam as suas famílias e praticam unidas, a entrada em uma nova casa.
>Paraíso não é um local físico específico, trata-se de uma condição, que goza quem satisfizer determinados pré-requisitos, estando em qualquer espaço.
>Céu não é um local específico é o espaço universal, cujas condições são apropriadas para referenciar a existência Divina, que na condição de espírito não tem corpo físico e como tal não ocupa espaço.
>A Nova Jerusalém, prevista na Bíblia, também não é um local restrito; trata-se de uma condição, da qual desfrutarão os que forem dignos da vida eterna na Terra restaurada.
>A dor, a tristeza, a alegria, os sentimentos, as emoções são apenas sensações, não caracterizam existência autônoma como entidades.
>A mente e a memória constituem-se em funções cerebrais, não tem corpos, não ocupam espaço, não são órgãos; mas, tem capacidade psíquica infinita; quanto mais se as aciona, mais capacidades adquirem e se tornam producentes e armazenantes de conhecimento.
>O tudo e o todo não significam a mesma coisa. O todo é mais restrito a uma determinada categoria. Tudo tem uma conotação cósmica, universal, de abrangência plena, sem exclusão da nada.
>O tempo não existe. Existem eventos que se sucedem ou não; de ocorrência não simultânea, com intervalos e movimento planetário periódico constante.
>Os seres inanimados não tem movimento, por si próprios, mas recebem e emitem energias, através de ondas. A sua localização espacial, em relação aos pontos cardeais, gera interferência sobre as pessoas e animais, positiva ou negativamente.
>Não existe qualquer ação, movimento, ou tudo o que se faça, que não tenha uma conectividade, uma relação obrigatória e necessária. É a lei da relatividade. Aqui neste contexto planetário, nada é absoluto, tudo é relativo.
>O sinal de adição (+) é uma derivação da letra t da palavra et. Em latim 9 mais 7 escrevia-se 9 et 7.
O sinal de subtração ( - ) era indicado pela palavra latina minus . Com o tempo abreviaram a palavras minus que foi substituída pela sua inicial com um traço em cima. Mais tarde usou-se apenas o traço para indicar a subtração.
 O sinal de multiplicação ( x ), resultou do emprego dos sinais (><) justapostos: maior que e menor que.
O sinal de divisão ( ./. ), surgiu da expressão matemática árabe a/b, onde o numerador a é dividido pelo denominador b.
>A água sobre uma superfície seca, como e o caso do pano, pela evaporação, quando as moléculas da substância água adquirem energia suficiente para passar do estado líquido para o gasoso. O processo de evaporação opera permanentemente na natureza.
>O fogo ocorre com calor, comburente que é o oxigênio e o combustível. O fogo é classificado em três classes: A, B e C. O fogo A é apagável com água, por resfriamento. Para materiais sólidos: madeira, tecido, papéis. O fogo classe B é o originado em combustíveis:  óleo, gasolina, querosene, álcool. Apagável por abafamento, utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo classe C ocorre em equipamentos elétricos, apagável com o uso de pó químico.
>As leis cósmicas e naturais são implacáveis. No seu ciclo cumprem-se.
>O sabão limpa porque as suas moléculas se ligam tanto a moléculas não-polares (como gordura ou óleo) quanto polares (como água). Quando aplicada a uma superfície suja, a água com sabão mantém as partículas de sujeira em suspensão, para que o conjunto possa ser enxaguado com água limpa. O hidrocarboneto dissolve sujeira e óleos, enquanto que a porção ionizada torna o sabão solúvel em água. Assim, permite que a água remova matéria normalmente insolúvel em água, por meio da emulsificação. A água por si só não consegue remover certos tipos de sujeira.  Porque as moléculas de água são polares e as da sujeira são apolares. O sabão tem o papel na limpeza e consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares.
“O verdadeiro vencedor é aquele, que quando a batalha está mais renhida; avança confiante porque tem esperança, persistência e tenacidade e sabe que a sinergia vai lhe assegurar uma vitória triunfante! (EM).”