segunda-feira, 11 de novembro de 2013

EMPRESAS DESPERTAI!


EMPRESAS DESPERTAI!
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

O futuro das empresas será todo baseado em análises. Vivenciamos uma nova era cognitiva, voltada para serviços e descobrimento. A tecnologia das coisas inteligentes fará com que as empresas mudem seu propósito e a sua natureza.
Características de empresas inteligentes:
*Permanecerão no mercado porque são capazes de criar valor e gerar confiança. Só as empresas autênticas geram confiança. 
*Farão uso de informação para criar produtos e serviços ainda inexistentes.
*As empresas inteligentes serão reconhecidas por tomarem decisões baseadas em análises preditivas, obtendo mais vantagem competitiva.
*Infundirão inteligência em tudo que fazem, gerando estatísticas diferentes e diminuindo o tempo de suas operações.
*Entregarão valor a indivíduos, realizando o marketing one-to-one.
*Transformarão os negócios, fazendo a conexão entre beleza, tecnologia e simplicidade.
*Produto antes dos lucros. Se as empresas focarem em produtos espetaculares, o lucro estará garantido.
*Funcionalidade e simplicidade. Porque simplicidade é que se constitui na suprema sofisticação.
*Influenciarão os seus funcionários a acreditarem e fazerem o impossível, como que mudando a realidade. Com expressões como: se acreditas conseguirás.
*Integração de ponta a ponta
*Deverá estar no DNA da empresa a capacidade de pensar diferente, com foco, simplicidade e responsabilidade. Criando uma empresa que estimule e inspire a inovação.
*Ética de resultados resistente a uma análise criteriosa de conceitos; que leva em consideração princípios e valores, e que não concebe o fato de o resultado ser o único critério que julga condutas. Nesse caso, valores como verdade, criatividade ou sustentabilidade definem a conduta de empresas e indivíduos, independentemente do resultado obtido ou do alcance de uma meta de lucro. Quando se foca somente uma coisa, não se vê as demais. Quando se foca somente o resultado, parece que todo o demais não importa. Um foco assim desmerece a inteligência e compromete os valores.  O que diferencia uma empresa da outra são os valores éticos, não o resultado econômico.
 *Nas escolhas do consumidor, num mundo com opções infinitas, para se destacar, um produto não precisa ser funcionalmente melhor do que os concorrentes. O fundamental é que obtenha bom desempenho em uma rede de recomendações. A influência das redes sociais é determinante de comportamento. Isso significa que as escolhas de indivíduos são influenciadas pelas escolhas daqueles que estão na mesma rede, que nem sempre são pessoas conhecidas. Mais influência, menos comparação, numa realidade com incontáveis possibilidades, deve-se convencer às pessoas a adotarem o seu produto. Isso tem um peso relativo muito grande. 
*Utiliza os dados disponíveis na internet para melhorar o desempenho dos negócios. No futuro, as organizações de sucesso utilizarão muito mais fontes de dados e Inspiração.
*Repensam o seu futuro com base na inovação estratégica. Para criar o futuro, é preciso seletivamente esquecer o passado e agir no presente. E identificar três tipos essenciais de projetos: Criados para gerir o presente; Voltados a esquecer o passado; e Estruturados para criar o futuro. Estratégia é criar o futuro administrando bem o negócio no presente, mantendo experimentos de inovação significativos para o futuro. Melhor do que planejar o futuro é se preparar para ele. Isto é arquitetura estratégica.
*As empresas inteligentes preparam-se para o futuro levantando hipóteses sobre o futuro baseadas nos sinais frágeis de mudança observados hoje, descartando as que possuam menos evidências. Formando um ponto de vista concreto sobre o futuro. Trabalhando as competências essenciais para essa estratégia. E Colocando o futuro antecipado nas prioridades anuais e projetos que se está executando hoje. Pensar a estratégia é reimaginar o que a organização será. O futuro é desconhecido e imponderável. Manter total flexibilidade para experimentar, aprender e ajustar.
*No contexto empresarial inteligente acabará surgindo uma empresa única. Para ter uma empresa realmente diferenciada da concorrência, é preciso fazer escolhas que a tornem única para o cliente. A estratégia é criar uma visão fundamental e única para a empresa, olhando o todo. A estratégia começa com a compreensão da estrutura e do posicionamento da empresa. A concorrência, deve ser pensada como que mais de uma empresa pode ser bem-sucedida, e o número de clientes é ampliado, pois a estratégia diferencia cada competidor. Os clientes não querem sempre a mesma coisa, mas ter escolhas. A estratégia é a noção de que existem várias formas de atender as necessidades dos clientes. Como oferecer valor único ao cliente? Definir uma proposta de valor única para os clientes. A essência está naquilo que se escolhe não fazer. Ter coragem de não agradar certo tipo de cliente. Se quiser agradar todo mundo, é muito improvável que sua estratégia funcione. Estratégias formidáveis nascem quando se descobre as necessidades de quem se está atendendo. Analisar a cadeia de valor. Fazendo escolhas com clareza. Com a noção de continuidade.
*A empresa precisa conectar tudo: oportunidades, pessoas, processos, dados e coisas; ajustando as práticas e processos de gestão para que as oportunidades que a tecnologia propicia sejam aproveitadas. Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência, produtividade e rentabilidade da empresa e ampliar a capacidade de oferecer novos serviços.
*Prática de mudança rumo à inovação, 
aprendendo com a vanguarda e organizações de hierarquia descentralizada, descentralizando as decisões. Questionando crenças   destruidoras da criatividade. Desenvolvendo novos princípios para resolver problemas novos. Investindo na experimentação.
*As empresas inteligentes buscam as condições para o sucesso continuado. O seu propósito e os seus valores deverão ser o motor do sucesso continuado da empresa e serão os pilares que a manterão no topo. Propositando que o design organizacional, as pessoas e a cultura estejam ajustados a uma estratégia vencedora. Com uma capacidade de confrontar a realidade, aprender e reinventar. E funcionários que coloquem a missão, os valores e o bem maior acima de interesses pessoais; liderados de forma que as pessoas possam ser criativas. Líderes que pensem globalmente e ajam localmente. Emocionalmente inteligentes, criando valor compartilhado para os clientes e mobilizando as pessoas a partir da motivação.
*As empresas que vislumbram futuro, precisam de líderes autênticos, que mantenham a diversidade da equipe. Alinhem todos os funcionários quanto às tarefas, a missão, à integridade e aos valores. Oferecem oportunidades para os novos líderes chegarem ao topo. Que possam atuar em qualquer lugar do mundo. Pensem localmente, entendendo todas as nuances e sutilezas de cada região e cultura. Sejam empáticos em relação ao modo de vida das pessoas. Tenham capacidade de se adaptar às normas culturais. Não imponham paradigmas de uma cultura à outra. Tenham inteligência global baseada no autoconhecimento.
*A longevidade e modernidade perpassa, necessariamente, por uma gestão eficaz, definição de metas factíveis, liderança, conhecimento técnico e método. Reforçados por uma consciência estratégica.

 “As pessoas só conseguem aprender com convicção, memorialmente sustentável e garantia de elaboração intelectual, se o conteúdo que lhes mediou, for-lhes significativo e solucionador. (EM).”

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