domingo, 14 de julho de 2013

DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA



DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

A delegação de competência ocorre quando alguém que é titular de determinado cargo ou função de chefia ou não, atribui a outro a prática dos atos que lhe compete, para desconcentrar o poder e obter maior fluidez funcional e operacional de uma instituição qualquer.
O agente que recebe a Delegação de Competência adquire autoridade, responsabilidade e autonomia; tanto quanto o seu delegante, enquanto estiver nesta condição.
A Delegação exige a observância de prérequsitos de qualificação do delegado e da real necessidade de que esta ocorra. Para maior clareza e acerto; algumas questões podem ajudar como estas:
1. O que estou fazendo e não precisa ser feito?
2. O que estou fazendo e poderia ser feito por outra pessoa? Para quem delegar?
3. O que estou fazendo e só eu mesmo posso fazer?

Delegar é um processo que possibilita a gestão, porque obtém resultados através das outras pessoas, “fazendo fazer”, apenas dizendo o que tem que ser feito e nos deixando surpreender pelos seus resultados.
Ao delegar é indispensável escolher bem a pessoa para um determinado trabalho, comunicar as informações necessárias, clarificar os objetivos, estar sempre acessível para o caso de dúvidas, complementações e questionamentos, fornecer recursos e diretrizes claras para se chegar aos resultados esperados, fazendo avaliações construtivas ao longo do caminho.
Delegar com critério, método e responsabilidade. Para quem tem experiência com a tarefa, treinamento, conhecimento e talentos naturais, mais atitude, responsabilidade, motivação e força de vontade.

“Só tem moral para exigir comportamentos recomendáveis moral, ética e socialmente, aquele que os pratica o tempo todo diante dos seus liderados.  (EM)>”

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