terça-feira, 12 de março de 2013

ETIQUETA EMPRESARIAL


ETIQUETA EMPRESARIAL
A etiqueta empresarial consiste na observância de um procedimento que contemple: educação, bom comportamento, convenções sociais e ética profissional.
A competência técnica tem que estar associada à boa habilidade para criar relacionamentos gerando convívios.
A etiqueta empresarial pressupõe:
*Pontualidade: comparecendo aos   compromissos, sempre no horário marcado e se não for, deve avisar.
 *Vestuário discreto, sem modismos, decotes e cores berrantes; denotando seriedade.
*Cuidados com a higiene pessoal.
*Cordialidade desde o primeiro contato, porque a primeira impressão é marcante. Demonstração de prestatividade; ouvir e falar na hora certa.
*A saudação para entrar em um local; pedir licença, cumprimentar a todos os presentes, só estender a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só sentar-se se for convidado.
*A comunicação correta com as pessoas, olhando nos olhos, demonstrando atenção  no que estão falando, não se distraindo durante a conversa e buscando estabelecer um diálogo.
*Uma postura correta, não cruzar os braços, sentar-se de uma maneira elegante, ereta e adequada.
*A observância natural, consciente e responsável do Regulamento Interno.
*A organização: adequada do tempo, da mesa de trabalho, papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
*Respeito entre colegas e pelo espaço de trabalho. Evitar assuntos de aspecto pessoal ou o de alguma outra pessoa. Adequar a altura da voz ao ambiente.
*O uso do celular evitando ligações pessoais e caso ocorram, atender em local privado. Não falar demasiadamente alto e utilizar termos de baixo calão; deixá-lo no modo silencioso.
*Cuidados com as ferramentas tecnológicas, principalmente com as redes sociais. As empresas possuem políticas para a utilização destas e os limites.
*Que os amigos são diferentes dos colegas de trabalho. É importante esta diferenciação Este limite é útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
*O bom humor e ambiente de trabalho descontraído, positivo, alegre e equilibrado.
*A flexibilidade na hora de imprevistos e audição da opinião dos outros, mesmo que divergentes se pode chegar a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.
“Se cada um fizesse a sua singela parcela de cidadania e tivesse a cultural consciência de que onde termina o seu direito, começa os dos outros e também inicia a sua obrigação, não precisaríamos órgãos de repressão e nem gaiolas residenciais. (EM).”


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