quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FOCO




FOCO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O significado de Foco nesta abordagem sinaliza para objetivo, concentração de atenção em algo específico. Determinação para alcançar um alvo, atingir uma meta, dar prioridade para fazer o que se definiu como um relevante resultado. Uma vez escolhido um objetivo qualquer, enfocar a concentração de atenção e esforços visando a sua exitosa colimação, sem cometer desvios de percurso.
Esta expressão originou-se da palavra forno. Na Matemática significa ponto de convergência. Na Ótica, o ponto de combustão das lentes e, o fato de enxergar através da lente com clareza e definição. Na Engenharia, o centro de atividade ou energia. Por fim surgiu o verbo focar, no sentido literal. Na fotografia refere-se a captar bem uma imagem. Nos negócios, o foco se refere principalmente à objetividade, para atingir algo, uma meta/objetivo de forma coesa sem perda de tempo ou custos.
A palavra foco está associada ao fato de se manter atento a algo, para se atingir o que foi planejado como produto final. É tido como o próprio ponto de convergência de algo aliado ao centro de atividade ou energia. Quando se dá foco a algo, continuamente ou circunstancialmente, esta se direcionando  atenção com força para se atingir este algo.
O Foco é o leme, em tudo deve haver flexibilidade, mas a base sempre deve permanecer estável, mas dinamicamente. Experimentando os movimentos mais variados e inesperados possíveis com harmonia, mas, sempre, mantendo o foco. As experiências podem variar: pender, avançar, retroceder, subir, descer, cair e levantar, seguir reto ou girar, não importa: o aspecto relevante é sempre retomar o foco. O foco induz à harmonia, que naturalmente se traduz em disciplina. Disciplina é a habilidade em manter o foco visível, independente dos fatores externos ou internos que podem estar próximos ou distantes. Quando é mantido o foco a referência estará presente.
Numa existência consciente sabe-se como e quando agir, através do leme da intuição e da sua harmonia com a razão, que resulta em equilíbrio mental e emocional. Sabe-se, também, para onde dirigir a visão ampla.
A disciplina, aqui sinônimo de foco,  quanto mais natural se torna, mais se aproxima da harmonia. A disciplina deve ser encarada como um valioso instrumento para o sucesso, que mesmo perdendo, eventualmente alguma batalha, nunca se venha perder a Guerra. A mudança de foco deve estar relacionada à renovação dos conceitos fundamentais e estar orientada na descoberta do novo. Que vai implicar em acessar qualidades e potenciais existentes, mas que, no momento, nem mesmo podem ser imaginados. Portanto, deve-se simplesmente se sentir pronto a partir de um ponto, sem impor limites a uma caminhada que não se sabe como será. A necessidade vital está em saber como selecionar referências novas e, a partir daí, manter um foco. A novidade reside na essência, da descoberta de novas maneiras de enxergar e entender, inclusive, as velhas idéias.
Quanto mais conectado à intuição, o ser experimentará mais lucidez. As dúvidas ganham esclarecimento, quando se usa a razão. As pessoas não realizam mais do que esperam, porque não procuram alcançar mais do que se acham capazes, e assim não encaram desafios maiores. O foco mental determina comportamentos; é a força que conduz sentimentos, é o poder da concentração. Quanto maior for a concentração no foco, mais vivo ficará o que está sendo focado, e tornasse real o  imaginado.
Focar nos pontos fracos cria muitas impossibilidades. Focar nos pontos fortes  favorece para alcançar êxito. Quem muda o pensamento muda o comportamento. Que é sempre o resultado do estado emocional que a pessoa está vivenciando num dado momento, mas o sentimento não aparece do nada, ele surge a partir do foco mental. Somos aquilo que repetidamente focamos em nossas mentes. As pessoas pensam no que querem, mas imaginam o que não querem, ou imaginam a dificuldade que terão para conseguirem o que querem. Entre o querer e o imaginar, a imaginação sempre vence. Quando  imaginamos há uma concentração de energia e a consequência disto será uma emotização daquilo que está sendo focado. Em Emotologia, ciência que trata da mobilização das potencialidades humanas como elemento de auto realização, existe uma lei, já comprovada cientificamente, chamada de esforço convertido. Tem a vontade de realizar algo, mas faz a imagem do obstáculo a enfrentar, como a imagem é mais forte que a vontade o que se materializa é o obstáculo.
Reprogramar o sistema nervoso para buscar novos sucessos. Isso faz com que a pessoa se condicione a enxergar o sucesso, passa a ter foco no que funciona, nas soluções, nas possibilidades. Tudo aquilo que está carregado de emoção vai predominar. Criar um quadro mental de conquistas, daquilo que se quer e sentir o resultado, o sentimento da vitória, como se já estivesse alcançado. Pode fazer muito mais do que se julga capaz.
Foco é uma questão essencial para instituições, empresas ou pessoas. Quando a atenção numa ideia, esta tende a se concretizar por si mesma. O sucesso de ontem não é garantia do sucesso amanhã. Deve-se estar atento às ameaças. Estamos sempre decidindo e uma das decisões mais importantes que podemos tomar é a relativa ao foco. Identificando oportunidades e ameaças, com flexibilidade e o conceito do que seja a inteligência com foco essencial.  Fazendo as mesmas coisas repetidas vezes não se chegará a resultados diferentes. Tudo na vida importa em perceber, compreender, escolher, decidir e agir.
“O foco tem a atratividade energética do ímã; fazendo com que o objetivo proposto resulte no resultado desejado. (EM).”

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário