terça-feira, 18 de outubro de 2011

ATITUDE


ATITUDE
Por Ernídio Migliorini   E-mail: ernidio@hotmail.com
A atitude é um sentimento interior que se expressa pelo comportamento do indivíduo.
A habilidade é a nossa capacidade para fazer; a motivação é que impulsiona o que vamos fazer e a atitude revela a decisão e   a qualidade do que fazemos.
A mudança de atitude muda o nosso desempenho nas áreas de  atuação existencial,  melhorando-as e aperfeiçoando-as; para atingirmos os nossos objetivos  combinando intelectualidade, habilidade e atitude.
A atitude pode ser demonstrada por uma simples linguagem corporal ou expressão facial. O importante é que haja atitude e esta seja positiva, proporcionando crescimento, expansão mental e progresso. Atitude e relação excelente são garantias de resultado excelente. A nossa atitude revela o que esperamos da  nossa existência e determina a nossa relação com as pessoas. Precisamos com empatia colocarmo-nos na lugar dos outros; porque 68 % das pessoas se afastam uns dos outros por causa da indiferença.
É impossível que tudo se encaixe perfeitamente, por isto devemos ter habilidade para adaptar nossas atitudes à realidade, pela aprendizagem. O crescimento da  atitude é constante, a despeito de não haver atitude perfeita. Pensamento, ação, exemplo e persistência positivos, eis a fórmula...
Conforme for a atitude o problema pode ser uma benção. Um obstáculo pode se constituir numa oportunidade. Pois, toda a oportunidade tem uma dificuldade e toda a dificuldade tem uma oportunidade. A  escola que mais ensina é a das necessidades. As dificuldades é que fazem os grandes vultos sobressaírem. Quanto nos deparamos com um grande problema, devemos dizer: o alvo é tão grande que não vou errar, vou atingi-lo.
Devemos fazer as coisas pelas razões certas, embora o nosso ambiente tente controlar o nosso vôo. As pessoas não sabem quanto sabemos, até saberem quanto nos importamos. Precisamos nos mover além das nossas limitações e fronteiras auto-impostas. Dirão é impossível, mas  se persistirmos faremos. Vencedores não desistem. Momentos difíceis, mas isto passará. A decisão certa na hora certa é sucesso assegurado. A mudança traz crescimento; a fé é maior do que o medo; até os erros são pedagógicos.
Para cada situação precisamos ter uma atitude acertada e isto se aprende e aperfeiçoa com a experiência intencionalizada.
“Que nunca me falte a coragem de mudar; a dignidade para não submeter-me ao jugo dos mesquinhos e hipócritas e a humildade para reconhecer as minhas limitações. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário