quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ÁGUA


ÁGUA
Por Ernídio Migliorini     E-mail: ernidio@hotmail.com
A água é composta por duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Fórmula química  H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água,  contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras.
Sem água não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. A regulagem da temperatura do corpo depende da água.  Pelo suor é expulso parte do calor interno.

O Ciclo da Água. A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.

As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar e assim sucessivamente.
  Água potável é aquela que pode ser  consumida pelos seres humanos. A água tratada é aquela que sofre um processo de  limpeza destinado a eliminar  os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável.
Estima-se que o total de água existente no planeta seja de um quatrilhão e 380 trilhões de metros cúbicos.
97 % de água salgada
1,75 % de água congelada
1,24 % de águas subterrâneas
0,007 %  de água potável.
“Atitudes e mudanças exigem  coragem e determinação, mas geram  avanços significativos. (EM).”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário