domingo, 2 de outubro de 2011

ASPECTOS EDUCACIONAIS

ASPECTOS EDUCACIONAIS
Por Ernídio Migliorini  E:mail: ernidio@hotmail.com

Uma importante função da escola é a formação de valores.
A educação formal não está preparando o educando para decidir.
Sorrir por sorrir leva à exaustão emocional e à queda do humor.
A qualidade e universalização do aprendizado do ensino fundamental são vitais para toda a seqüência da vida escolar.
É necessário aprender todas as linguagens de forma articulada e integrada.
Um bom professor precisa querer ser um excelente professor, ter virtudes, planejar as suas atividades, ser cortês e polido, assíduo e pontual, deve conhecer cada vez mais e ter cultura geral, evitar a rotina, ser criativo, deixar os seus problemas fora da sala de aula, ser um exemplo de motivação, ser digno do nome de professor.
Precisamos mudar de estilo sem perder a identidade.
Devemos organizar o  pensamento, usar adequadamente as palavras e defender consistentemente os nossos pontos de vista, se construídos com moral, ética e lógica e se revelarem úteis socialmente.
A concisão é o rigor  da adequação da forma ao conteúdo, a clareza e objetividade, que comunica, diz e é compreendida.
Ao definir sempre se corre o risco da imprecisão ou presunção.
Argumentar é apresentar evidências convincentes para sustentar uma tese; com empatia e identificação.
O  texto tem que ter uma hierarquia, com a harmonia entre os parágrafos e as sentenças. No texto,  o  tópico é  o componente mais importante; referenciado como: discursivo, sentencial e frasal.
O tópico discursivo refere-se à introdução, onde deve constar aquilo que vai ser abordado e que não admite nada antes, apenas a intencionalidade.
O tópico Sentencial significa que sempre deve-se iniciar o parágrafo, partindo do sujeito.
O  tópico Frasal apresenta a sentença principal como uma declaração a ser justificada, desenvolvida e ampliada, com continuidade, concatenação, ordenação dos eventos, sempre iniciando o parágrafo com o sujeito.
Resumir é escolher o relevante de um texto para ser retido. O resumo apaga o irrelevante; generaliza tudo num único termo e infere, porque conclui numa síntese toda a comunicação. A operação de resumir deve ser executada de parágrafo para parágrafo.
Ler é resumir e captar os níveis de significação de um texto.
Interpretar é assumir a co-autoria de um texto, para uma determinada finalidade.
Parafrasear é repetir um texto escrito ou falado por outros, apenas trocando  palavras, mas mantendo o seu significado.
Fonte para consulta: Revista Atividades & Experiências, ano 12, nº 14 e 15 e Revista Língua.
“Eu quero ser minoria. Quero fazer parte do um terço de remidos. (EM).”


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