terça-feira, 10 de novembro de 2020

ESPÍRITO

 

ESPÍRITO

E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

 

A palavra espírito apresenta diferentes significados e conotações, a maioria deles relativos a energia vital que se manifesta no corpo físico. A palavra espírito é muitas vezes usada metafisicamente para se referir à consciência e a personalidade. As noções de espírito e alma de uma pessoa são entendidos como sobreviver à morte do corpo. Na filosofia, aparece como sinônimo de mente.  O termo também pode se referir a qualquer entidade incorpórea ou ser imaterial.

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

A declaração do apóstolo Paulo nas Escrituras de que `o espírito, alma e corpo´ devem ser `conservados íntegros´, expressa claramente que alma e espírito são coisas distintas. 1 Tessalonicenses 5:23. Pode-se entender que alma representa a união do espírito "ruach" que é o folego de vida com o corpo "o pó da terra". Por isso Deus ao criar Adão o tornou "Alma vivente" Gen.2:7. Logo se deduz que alma também morre como está escrito em Ezequiel "a alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18:4 e 20. Essa passagem de Paulo em 1 Tess. pode ser entendida como as três dimensões humanas: a fisica (corpo), a mental (espirito) e a sentimental ou emocional (alma), pois o próprio verso diz "o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo". A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.

`Corpo´ e `espírito´ são partes integrantes do homem, e  este último, separa-se em caso de morte para receber sua recompensa (Céu ou Inferno). segundo a fé ou descrença nos méritos de Cristo por ter morrido na cruz pagando pelos pecados do seu povo.; O homem é uma unidade indivisível de corpo, mente (alma) e espírito, e  este último, é somente um `vento´ ou `fôlego de vida´ soprado por Deus nas narinas do homem na Criação (Gênesis 2:7).

Segundo a Bíblia,  "anjos decaídos" tem grande força e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos (versículos 14 e 15 do capítulo 11 da Primeira Epístola aos Coríntios), operam grandes sinais de maneira que até fogo do céu fazem descer à terra diante dos homens (versículo 13 do capítulo 13 do Apocalipse). Tem, ainda, capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão).

Na filosofia, espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. É considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea.

O espírito vivifica o ser no mundo. O espírito  permite ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. A morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. A morte não encerra a existência de cada ser particular.

O espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa e motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.

O espírito é o princípio inteligente do Universo. Em um corpo humano é alma, nesta situação alma e espírito são  mesma coisa.

Espírito é a Coisa incognoscível que anima o ser vivo. Ente imaginário. Ser de um mundo invisível. Conjunto das faculdades intelectuais. Vida. Razão. Inteligência. Energia. Caráter, índole. Aptidão, capacidade. Opinião, sentimento.

Intenção. Gênio, talento. Pessoa. Imaginação, graça, engenho.

Essência. Sentido. Ideia predominante. Tendência. Ar; sopro. Respiração, hálito.

O espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O espírito é também o que nos dá vida. O espírito interage com forças espirituais. Todas as pessoas têm espírito. O espírito é a força que dá vida. Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro. Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7). A partir daí o homem se tornou uma criatura viva. O espírito vem de Deus e nos permite ter contato com Deus. Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito (João 4:24). Isso acontece quando nosso espírito se une ao Espírito Santo de Deus. Todos que aceitam Jesus como salvador estão unidos ao Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2:38).

O espírito não morre. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida (Eclesiastes 12:6-7).

A concepção espiritualista propõe a existência de um “ser moral, distinto e independente da matéria e que conserva sua individualidade após a morte”. Ela entende que a inteligência e as outras faculdades psicológicas têm sua origem neste ser distinto, e não são um mero produto do funcionamento do organismo.

O Espírito é a fonte da inteligência 2, das capacidades cognitivas, sem o qual um corpo não possui consciência de si e do mundo ao seu redor.  O Espírito, entretanto, não existe, uma vez que ele só é encontrado no universo revestindo algum tipo de matéria. A alma existe como personalidade real, independente do corpo; A alma é dotada de faculdades ainda desconhecidas da Ciência; Ela pode agir e perceber, à distância, sem os sentidos como intermediários. A Alma é Imortal.

 O objetivo da evolução, razão de ser da vida, não é a felicidade terrestre, mas o aperfeiçoamento de cada um de nós, e esse aperfeiçoamento devemos realiza-lo por meio do trabalho, do esforço de todas as alternativas da alegria e da dor, até que nos tenhamos desenvolvido completamente e elevado ao estado celeste.

O homem participa de duas naturezas: Pelo seu corpo, pelos seus órgãos deriva-se da matéria; pelas suas faculdades intelectuais e morais, procede do Espírito. É a alma que fornece ao homem o seu princípio de vida e movimento. A alma humana é uma vontade livre e soberana, é a unidade consciente que domina todos os atributos, todas as funções, todos os elementos materiais do ser.

“O Universo é e aconteceu por ação do invisível. Grão misteriosa e poderosa é esta força e energia, que está por trás de tudo. Também somos produto dela, mas não dominamos o conhecimento do seu mistério. (EM).”

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário