sábado, 14 de março de 2020

SEGREDO



SEGREDO
E-mail: ernidioMigliorini@gmail.com
Segredo: Algo que não se deve dizer ou não deve ser do conhecimento de outrem. Algo que não se divulga. Sigilo.
Processo ou assunto apenas conhecido de um ou poucos indivíduos. Algo que se oculta; mistério; enigma; discrição.
Confidência; confissão; meio especial de atingir um fim; íntimo; âmago; razão ou motivação misteriosa; causa secreta.
Lugar oculto; esconderijo; dispositivo usado para fechar, ocultar ou proteger algo, que apenas deve ser de conhecimento restrito.
Secreto é um modo de dizer que alguma coisa ou alguém é um segredo, está escondido, não é público; pode ser descoberto, mas não é recomendado.
Forma de se manter algo em segredo, onde o item ou o contexto tem algo sigiloso. Segredo é uma informação valiosa, mas que se for tornada pública pode comprometer algo ou alguém, geralmente não podendo ser revelada a determinadas pessoas.
A palavra segredo significa sigilo, mistério, confidência na Língua Portuguesa.
Coisa ou circunstância que se oculta aos outros; fato sobre o qual se guarda rigoroso silêncio, não o comunicando a terceira pessoa.
Causa oculta de que se faz mistério; sentimento íntimo que não se comunica a outrem.
Aquilo que se diz ao ouvido de outrem em voz baixa; confidência, confissão. Silêncio ou discrição sobre algo que nos foi confiado a outrem.
Sigilo, mistério, assunto cujas informações estão fora do conhecimento público. Causa desconhecida, mistério, arcano. Sentido oculto de uma frase ou de uma obra qualquer.
A intimidade, o trato íntimo. Chave ou senha para se atingir um determinado objetivo.
Sinónimos de segredo: alforje, arcano, arte, ciência, cofre, confidência, confissão, discrição, sigilo, âmago.
 Significado de Segredo: sigilo, mistério, confidência que se oculta aos outros; fato sobre o qual se guarda rigoroso silêncio, não o comunicando a terceira pessoa. Causa oculta de que se faz mistério; sentimento íntimo que não se comunica a outrem. Aquilo que se diz ao ouvido de outrem em voz baixa; confidência, confissão.
Silêncio ou discrição sobre algo que nos foi confiado ou que se confiou a outrem. Sigilo, mistério, assunto cujas informações estão fora do conhecimento público.
Sentido oculto de uma frase ou de uma obra qualquer. A intimidade, o trato íntimo. Algo que não deve ser sabido por outrem. Reserva, discrição. Meio pouco conhecido de fazer algo. Receita secreta. Esconderijo. Meio de ação sabido apenas por alguns.  Conjunto de causas desconhecidas.
“A reserva é a mãe da prudência. O sigilo é a prova da confiabilidade pessoal. O silêncio pode ser em determinadas circunstâncias adequadas uma grande virtude pessoal. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário