sábado, 30 de junho de 2018

TÍTULO ABERTO


TÍTULO ABERTO

Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
BUSCA/ O CONSUMIDOR/ EMPRESA EFICAZ/
TRABALHO/  ACERTO NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL/ IMPLICAÇÕES JURÍDICAS DA TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO/ BIG DTA/ COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELAS EMPRESAS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS/ PERFIL DOS COMPRADORES/ COACHING/ AMBIENTES ERGONÔMICOS E A ÉTICA/ PARA TOMAR DECISÕES MELHORES/ MUDANÇAS/ AS LEIS DO CRESCIMENTO:

        BUSCA:

*Precisamos definir o valor legítimo de tudo o que nos envolve no contexto universal. Porque o bem e não o mal. O que é certo e o que é errado. Ponderar sobre conseqüências. É necessário ter uma verdadeira compreensão do significado prático do termo “Sustentabilidade”, que está, inseparavelmente, ligado à condição de continuidade de tudo: moral-ética-econômica-física-biológica-ambiental-estrutural e existencial.

O CONSUMIDOR:

*Os gostos e as preferências dos consumidores não são estáveis. Mudam diante da proliferação de opções disponíveis. Existe uma influência social, que determina comportamentos, pelo fato de uns copiarem o que os outros fazem. São as mudanças implacáveis, a competição desenfreada e a inovação infindável.

EMPRESA EFICAZ:

*Uma Organização de alto engajamento e alta performance, tem a sua eficácia baseada numa Equipe gestora que determina a direção, aloca recursos e resolve conflitos.

O Líder da empresa não se esquiva de conflitos,  equilibra asserções e dúvidas.

Isto gera uma Direção estratégica e organizacional clara e incontestável; A QUALIDADE DA DIREÇÃO.

A comunicação é vertical franca e sincera, produzindo a QUALIDADE DO APRENDIZADO.

A coordenação ajusta a estratégia e os valores, com gerentes capazes de liderar negócios e iniciativas propiciando a QUALIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO.

Conversas francas, coletivas e públicas para: definir direção; agir e avaliar resultados; Feedback sem disfarces sobre deficiências e a realidade atual; elaboração de plano de ação para resolver deficiências.

TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA DE TRABALHO:

O sistema de trabalho vai passar por transformações radicais muito profundas e este processo já começou.

Algumas características e modificações desta nova nuance laboral:

*Expedientes mais flexíveis, com horários alternativos, hierarquias mais moldáveis.

*Mais liberdade, como condição geral para o trabalhador melhorar o seu desempenho.

*Trabalho executado em espaços ao ar livre, mais informais.

*Rodízio de mesas, espaços e horários, permitindo que mais trabalhadores desenvolvam as atividades da organização. Significando que nem em todos os dias e horários os trabalhadores estarão na empresa. Com grande adequação das tarefas às personalidades, humor e gosto dos trabalhadores.

*Utilização de um único equipamento, tanto para o serviço, quanto para o uso pessoal. Um só computador para a duas tarefas. Um único telefone para as duas funções. Em suma, “tudo em um”. Portanto, o trabalho poderá ser executado em casa, evitando deslocamentos e a saturação do trânsito e outros inconvenientes urbanos.

*O trânsito terá uma influência muito importante sobre o trabalho. Acabará determinando, de forma inevitável, a mudança da forma, horários e locais do trabalho. Serão empregados meios de locomoção que privilegiam o coletivo, o solidário, associativo; com a permanência dos trabalhadores na empresa ou nas suas próprias residências, evitando deslocamentos em horários intermediários.

*O trabalho será executado à distância, na própria residência do trabalhador, o “home Office”. Projetos podem ser desenvolvidos para locais geográficos próximos ou distantes, com grande rendimento, economia de custos, redução de deslocamentos, melhor aproveitamento do tempo e motivação para a execução finalizante de tarefas.

*Todos os procedimentos serão impregnados de tecnologia, com uma interligação constante, online, entre órgãos públicos e as pessoas.

*A tendência da idéia de empresa distribuída fisicamente, evitando com esta  desconcentração o deslocamento dos trabalhadores, que serão contratados levando em conta também a proximidade de residência.

*Haverá um significativo incremento da sociabilidade entre os profissionais, com intercâmbio de conhecimento, para aprimoramento funcional.

*Supressão natural do horário de pico, em função de medidas inteligentes de desobstrução de gargalos, ensejando mais tempo para repouso, laser, convivência familiar e desarme da tensão.

*Alteração da legislação trabalhista, adequando-a à realidade.

*Geração de um novo enfoque psicológico sobre o trabalho, tornando-o mais satisfatório, agradável, compensador e fator de realização pessoal.

*Uma seqüência de outras e variadas mudanças, decorrentes de um processo com variáveis e condicionantes automáticas e imprevisíveis.

ACERTO NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL:

Na contratação de pessoal deve-se levar em consideração primeiramente o fato de que o contratado se encaixe na cultura da empresa e depois a sua competência profissional.

Recomenda-se para atingir este acerto:

*Contratar sempre e só, a pessoa certa para cada função. Um processo de contratação difícil, mas fácil na hora de gerenciar o contratado.

*Considerar primeiramente o Eu interior do contratado.

*Fazer o candidato ao emprego ser entrevistado pela Direção, pelo gerente, representante do RH e pessoas acima e abaixo da posição para o qual se pretende contratar o candidato. Levando em consideração o consenso das avaliações.

*As perguntas devem ser estratégicas e pertinentes com os objetivos da empresa, com ênfase comportamental.

*Aplicar ao candidato ao emprego, um “Teste de Personalidade”.

*Comunicar ao candidato quais são as diretrizes da empresa e o seu procedimento de admissão e demissão de empregados. Além da forma de recompensa para aqueles que se encaixam na cultura da empresa e propagam o seu bom conceito no mercado. Também da existência de um processo para mudança daqueles que destoam no tocante às diretrizes institucionais. Quem ultrapassar os limites estabelecidos na entrevista de contratação deve ser demitido sem demora.

*Ter consciência de que ensinar habilidades a um contratado é mais fácil, do que ensinar-lhe quais são as diretrizes e a cultura institucional.

IMPLICÂNCIAS JURÍDICAS DA TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO:

O artigo 2ª da CLT conceitua o que é empregador. O artigo 3º conceitua o que é empregado.

O trabalhador terceirizado está subordinado à CONTRATADA, não à CONTRATANTE.

A CONTRATANTE se responsabiliza em função da culpa in eligendo e culpa in vigilando, pela obrigação de escolher, eleger e contratar corretamente a CONTRATADA, sob pena de responder por dano causado a outrem e tem a obrigação de fiscalizar e vigiar as atividades da CONTRATADA. A CONTRATANTE deve exigir o encaminhamento mensal dos pagamentos salariais efetuados pela CONTRATADA, verificar a sua confiabilidade no mercado e incluir no Contrato a cláusula de “Retenção”, que prevê, caso a CONTRATADA não comprovar o cumprimento das obrigações trabalhistas, podem ser suspensos os pagamentos das prestações, sem direito a protestar.  

A Súmula nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho define os casos em que não se forma vínculo de emprego com o tomador do serviço e define o que é trabalhador terceirizado ou não.

A “Atividade-Fim de uma empresa” não pode ser terceirizada. A “Atividade-meio” pode ser terceirizada, porque não constitui o objetivo da empresa.

BIG DATA:

Em tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, cujo foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade. O big data se baseia em 5V’s velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. '

Big Data é um termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas, como base para a inovação, diferenciação e crescimento.

Muitos fatores contribuem para o aumento do volume de dados.

• Variedade

Os dados de hoje vem em todos os tipos de formatos. 80 por cento dos dados de uma organização não é numérico! Mas, estes dados também precisam ser incluídos nas análises e tomadas de decisões das empresas.


• Velocidade

De acordo com o Gartner, velocidade significa tanto o quão rápido os dados estão sendo produzidos quanto o quão rápido os dados devem ser tratados para atender a demanda. Reagir rápido o suficiente para lidar com a velocidade é um desafio para a maioria das organizações.

• Variabilidade

Para além das velocidades crescentes e variedades de dados, o fluxo de dados pode ser altamente inconsistente com picos periódicos. Diariamente, eventos sazonais desencadeiam picos de carga de dados e isso pode ser um desafio para gerenciar - especialmente quando temos as mídias sociais envolvidas.

• Complexidade

grandes volumes de dados, de diversas fontes. É um grande desafio vincular, correlacionar, limpar e transformar os dados de um sistema. é necessário conectar e correlacionar interações, hierarquias e vínculos múltiplos de informação ou então os dados podem rapidamente sair de controle. Governança de dados pode ajudar a determinar como os dados díspares se relacionam com definições comuns e como integrar sistematicamente os ativos de dados estruturados e não estruturados para produzir informações de alta qualidade, úteis, adequadas e atualizadas.

As organizações terão que ser capazes de aproveitar os dados relevantes e usá-los para tomar as melhores decisões.

As Tecnologias apóiam a coleta e o armazenamento de grandes volumes de dados, e fornecem a capacidade de compreender e obter valor, o que ajuda as organizações a operar de forma mais eficiente e rentável. • Analisar milhões de SKUs para determinar os preços ótimos que maximizam os lucros e mínimo inventário.

• Recalcular carteiras de risco inteiras em questão de minutos e compreender as possibilidades futuras para mitigar o risco.

• Minerar dados de clientes para insights que impulsionam novas estratégias de otimização de campanhas, aquisição e retenção de clientes.

• Rapidamente identificar os clientes mais importantes.

• No Varejo, gerar cupons no ponto de venda com base em compras atuais e passadas, garantindo uma maior taxa de conversão.

• Enviar recomendações personalizadas para dispositivos móveis no momento certo, enquanto os clientes estão no local para aproveitar as ofertas.

• Analisar dados de mídias sociais para detectar novas tendências de mercado e mudanças na demanda.

• Usar a análise de fluxo de cliques e de mineração de dados para detectar comportamentos fraudulentos.


• Determinar as causas de falhas, problemas e defeitos, investigando as sessões de usuário, logs de rede e sensores da máquina.

• Incorporar grandes volumes de dados na análise

• Determinar antes quais os dados relevantes

Agora temos a possibilidade de aplicar a análise na entrada dos dados para determinar sua relevância com base no contexto. Esta análise pode ser usada para determinar quais os dados devem ser incluídos nos processos de análise e quais podem ser alocadas em armazenamento de baixo custo de acesso posterior, se necessário.

• Armazenamento de dados barato e abundante e capacidade de processamento de servidores.

• Processadores mais rápidos.

• Alta capacidade de memória acessível, como Hadoop

• Novas tecnologias de armazenamento e processamento desenhadas especialmente para grandes volumes de dados, incluindo dados não estruturados.

• Processamento paralelo,  clustering, MPP, virtualização, grandes ambientes de grid, alta conectividade e grandes resultados.

• Computação em nuvem e outras alocações de recursos flexíveis.

COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELAS EMPRESAS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS:

As empresas atuais selecionam os candidatos à vaga de emprego, segundo as seguintes competências:

*Que o candidato denote ser proativo.

*Tenha disposição para aprender.

*Consiga aprendizagem rápida.


*Seja responsável.

*Tenha boa reação diante das mudanças.

*Seja hábil para construir alianças.

*Tenha capacidade para liderar.

*Consiga reagir bem sobre pressão.

*Tenha habilidade para se comunicar.

*Tenha maturidade emocional.

*Tenha poder de influenciar.

*Tenha capacidade para correr risco.

*Tenha capacidade para afirmar conceitos e similares.

*Admita os seus erros.

*Tenha competitividade.

O PERFIL DOS COMPRADORES:

É de suma importância, para o sucesso das vendas, que se consiga captar o perfil de cada interessado em comprar.

A seguir, os perfis relevantes:

*O Comprador Atencioso: Fica atento às informações do vendedor, aceita com facilidade produtos similares ou substitutos. A atenção do vendedor atrai a atenção do comprador e a consideração é uma recíproca.

*O Comprador Socializador: Gosta de se relacionar, ganhar brindes, ser convidado para eventos sociais, aceita convites para refeições. Negocia com o vendedor que apreciar.

*O Comprador Objetivo: Tem um forte apelo à integridade profissional. Não usa subterfúgios, é claro no quer comprar. Não faz leilão de preços e não informa os preços dos outros concorrentes fornecedores. O vendedor deve concentrar-se no que é relevante: desempenho do produto, assistência técnica, garantia, prontidão no atendimento. Este comprador avalia todas as situações de maneira sistêmica.

*O Barganhador: É o comprador mais difícil para negociar, pesquisa preços, faz leilão de preços, resiste, quer concessões, dificulta, tenta desestabilizar emocionalmente o vendedor. Diz: se eu ganho tu vende! O vendedor precisa ter experiência e estar muito preparado estrategicamente para lidar com este tipo de perfil. A única fórmula além da paciência inteligente é fazer o comprador ser convencido pela máxima: custo-risco-benefício.

*O Facilitador: Este comprador evita confronto, não levanta objeções, é sutil,  propõe alternativas. É o comprador satisfeito onde todas as duas partes ganham.

*O Persuasivo: Este comprador é bivalente comprende o papel do comprador e do vendedor. Compra se for persuadido pelo vendedor, mesmo que não esteja precisando do produto. O vendedor tem que aplicar o seu poder de persuasão, senão a venda não acontece.

COACHING: É a arte de guiar a pessoa à realização pessoal e ao sucesso empresarial. Enfatizando o aperfeiçoamento comportamental.

O Coach, ligado ao RH, é um profissional que guia, como orientador, às pessoas para melhorar a performance comportamental.

Coachees são os clientes do Coach.

Este processo funciona através de encontros formais, onde as visões dos participantes são ampliadas de acordo com os seus objetivos, metas, desafios e ferramentas.  Analisando passo a passo e promovendo as correções para sucessivos processos.

O desenvolvimento pessoal estará fundamentado em ver o problema por um prisma diferente, deixando a zona de conforto.

Tudo começa com um diagnóstico obtido através de entrevista, observação de reações fisionômicas, tom de voz, gestos do entrevistado. Que é levado pelo processo de Coaching a refletir e visualizar as soluções para a problemática. A trocar a ideia de chefe, para a de líder, ensejando diálogo em equipe.

AMBIENTES ERGONÔMICOS E A ÉTICA:

Segundo uma pesquisa universitária, foi constatado que quando as pessoas ocupam grandes espaços, que inspiram posturas expansivas, manifestam mudança de comportamento social, afetando a sua honestidade.

Os corpos humanos estão sempre restritos pelos espaços que ocupam. Quando braços e pernas se espalham de forma a preencher espaços, acabam projetando grande poder. Independente da estatura da pessoa, esta expansividade altera o seu comportamento social e ético, tendendo a que transgrida normas de convivência e postura social. Móveis que dão a sensação de ser mais poderoso fazem com que a pessoa se comporte com menos ética e honestidade. Também a disponibilidade de um espaço menor, faz a pessoa sentir-se impotente diante que quem ocupa um espaço maior.

PARA TOMAR DECISÕES MELHORES:

As decisões de alta qualidade e oportunas exigem as seguintes características:

*Acuidade Perceptual: É a capacidade de ver, antes dos outros, as mudanças que virão. Vasculhando o ambiente externo, detectando anomalias e oportunidades. Navegando na complexidade para definir as variáveis que embasarão a decisão. Imaginando a combinação das variáveis para criar cenários diferentes com novas opções.

*Julgamento Qualitativo: Para selecionar opções corretas, que se desenvolvem à medida da sua prática; partindo de uma visão mais ampla até atingir detalhes específicos concretos. Pesa as conseqüências e coloca o foco nas decisões que deve tomar.

*Credibilidade: Ouvir pontos de vista diversos e contraditórios. Construir apoio de todos os setores e do público externo, por desempenho eficaz e transparência e ter coragem de tomar a melhor decisão, mesmo que impopular.

MUDANÇAS:

No processo de implantação de mudança é preciso coragem e persistência, tudo piora antes de melhorar. É necessário desaprender e depois reaprender. A mudança gera desconforto.

Quando algo está errado, a performance deve ser bem melhor, os resultados não são sustentáveis, o retorno não está satisfatório; deve-se buscar informações, liderar o processo de mudança compartilhado com todos os setores institucionais.

A mudança exige: urgência, grupos de apoio, criação e comunicação de uma nova visão para todas as decisões internas; remoção de obstáculos e alinhamento geral; criação de vitórias a curto prazo, mostrando que está havendo evolução positiva; impregnação da  cultura de mudança na organização e coragem para lidar com uma mudança séria.

AS LEIS DO CRESCIMENTO:

O crescimento do desempenho pessoal e a produção de performances excelentes dependem das seguintes Leis:

*Fazer com que o nosso futuro seja sempre maior do que o nosso passado.

*Fazer com que o nosso aprendizado seja sempre maior do que a nossa experiência.

*Fazer com que a nossa contribuição seja sempre maior do que a nossa recompensa.

*Fazer com que a nossa performance seja sempre maior dos que os aplausos.

*Fazer com a nossa gratidão seja sempre maior do que o nosso sucesso.

*Fazer com que o nosso prazer seja sempre maior do que o esforço.

*Fazer com que a cooperação seja sempre maior do que o nosso status.

*Fazer com que a nossa confiança seja sempre maior do que o nosso conforto.

*Fazer com que o nosso propósito seja sempre maior do que o dinheiro.

*Fazer com que as nossas perguntas sejam sempre maiores do que as nossas respostas.

“A humanidade está andando em círculos. Os valores éticos e morais sofrem involução geométrica. (EM).”





















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