sexta-feira, 15 de junho de 2018

EFEITOS COLATERAIS DA TORRE DE BABEL


EFEITOS COLATERAIS DA TORRE DE BABEL
O Relato Bíblico: A Torre de Babel foi construída pelos descendentes de Noé, que após o Dilúvio foram morar no oriente, na planície de Sinear, região da Mesopotâmia. Disseram um aos outros edifiquemos para nós uma cidade e uma torre, cujo cume toque no céu, a morada de Deus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados por toda a face da Terra. Produziram tijolos e betume de argamassa, para substituir o uso de pedras. Em toda a Terra havia uma só língua. E o Senhor desceu para ver o que os homens edificavam e vendo o que faziam, decidiu confundir-lhes as línguas para impedir que prosseguissem com a sua obra, dizendo "Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que não entendam a linguagem um do outro." Indo contra a ordem dada por Deus a Adão e Eva, para que se multiplicassem e enchessem a Terra. O texto apresenta a palavra "Babel", que significa confusão em hebraico. Bab e El é uma combinação do acadiano Bab ("porta",  com o hebraico El ("Deus").  "Porta de Deus". Quando Deus fala “desçamos”, se refere aos anjos. Deus disse ainda "Eles formam um só povo e falam uma só língua. Isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem. Vamos descer ali e confundir a língua deles, de modo que não se entendam uns aos outros”. E Deus os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles pararam de construir a cidade.
Além do relato bíblico: Nimrod filho de Cus, casado com Semíramis, a sua própria mãe é que teria mandado construir a Torre-templo de Babel. Acreditam que tenha sido Cus quem iniciou a sua construção, antes da confusão das línguas. Após isso, seu filho Nimrod, teria continuado a urbanização do local, dando origem à futura cidade de Babilônia.
A Literatura Rabínica oferece muitos relatos diferentes sobre outras causas para a Torre de Babel ter sido construída, e sobre as intenções dos seus construtores. Na Mishná era vista como uma rebelião contra Deus. Uns midrash mais tardios registram que os construtores da Torre, chamados "a geração da secessão" nas fontes Judaicas, disseram: "Deus não tem o direito de escolher o mundo superior para Si próprio, e de deixar o mundo inferior para nós; por isso iremos construir uma torre, com um ídolo no topo segurando uma espada, para que pareça como se pretendesse guerrear com Deus" A construção da Torre foi feita para desafiar não só Deus, mas também Abraão, que exortava os construtores a reverenciar. Alguns entre essa geração pecaminosa até queriam pelejar contra Deus no céu.
Outras tradições similares a da Torre de Babel: muçulmanas, gregas, Orientais, judaicas, América Central, indígenas, os astecas os toltecas, na Índia, no Nepal, a Estônia e os aborígenes da Austrália e da Nova Zelândia. 2484 metros de altura teria a torre. Simboliza a confusão das "falsas religiões".
Era uma enorme torre escalonada, construída bem no meio da cidade, feita de tijolos de barro cozidos, usando betume por argamassa. Essa torre revelaria uma intenção vaidosa dos seres humanos, pois estes queriam “tornar célebres seus nomes”.
Restos de construções do tipo citado pela Bíblia e pelos historiadores antigos que trataram desse assunto foram desenterrados em vários sítios arqueológicos do Oriente Médio, especialmente nos locais citados na Bíblia e na Mesopotâmia atual Iraque.
Na mística maçônica, o episódio da Torre de Babel é uma alegoria de grande significado iniciático. Ele se conecta, de um lado, à arte do maçom, que se refere ao seu ofício de construtor, e de outro ao significado esotérico da “Escada de Jacó”, já que esta é, na mística da Maçonaria, uma “via” pela qual os anjos descem á terra e os homens ascendem ao céu. Na simbologia da Arte Real ela significa a escalada do espírito humano pelos degraus do aperfeiçoamento espiritual. Por isso ela será invocada no catecismo maçônico dos graus superiores como designativo de um importante ensinamento. Parte integrante de um edifício, e a sua planta pode variar formalmente: circular, quadrangular ou poligonal.
Templos-torres posteriores modeladas segundo a de Babel, tinham aparência de pirâmides. A construção destas últimas torres começava por se amontoar primeiro barro socado numa colina artificial de grande altura. Esta elevação era então nivelada no cume e revestida de tijolo queimado ou de pedra. Nesta elevação se lançava o alicerce da torre, duma altura de uns sessenta a noventa centímetros, que por sua vez era cercado por barro socado, dando assim mais firmeza à construção. Sobre este alicerce construíam-se sucessivos degraus de barro endurecido e de tijolos queimados ao sol, um por cima do outro, cada um menor que o inferior. Os degraus eram geralmente em número de quatro, sete ou oito, e por cima do último degrau construía-se o santuário do deus da cidade. A torre de Ur tinha originalmente  60 metros de comprimento, 45 de largura e 21 de altura. A torre da cidade de Borsipa  tinha sete degraus. Cada lado do degrau inferior tinha 82 metros de comprimento, e a altura do primeiro e do segundo degrau era de oito metros cada. O degrau final alcançava a altura de 46 metros.
A descoberta de um manuscrito grego (Harpocration) fornece em pormenores a descrição de uma torre de seis degraus, que ainda estava em uso um século depois da morte de Jesus. Cada degrau tinha 8, 5 metros de altura, e no cume havia um santuário de 4, 5 metros de altura. O santuário era acessível por uma escadaria de 365 degraus; os primeiros 305 degraus eram de prata e os últimos 60 eram de ouro. Cada estágio do edifício estava pintado com uma cor diferente e dedicado a um específico deus-astro. O templo-torre como um todo estava dedicado a um deus-padroeiro da cidade. O verdadeiro templo erguia-se num aterro perto da torre. Neste aterro encontravam-se também santuários e capelas dedicadas a divindades menores. Os sacrifícios eram oferecidos em salas especiais. Toda esta parte da cidade era uma fortaleza, separada do resto da cidade por uma muralha.
O culto babilônico era místico e se baseava na astrologia e na adivinhação. O santuário situado no cume da torre servia assim, além de habitação do deus da cidade, como observatório para estudos astronômicos e astrológicos. Os sacerdotes eram considerados representantes dos deuses.
O grande templo de Marduque; situado em Babilônia, foi reconstruído por Nabucodonosor com a sua grande torre, ao norte. Esta torre marca o local da torre de Babel, que abrangia uma área de 10.000 metros quadrados.
Os acontecimentos de Babel ocorreram a uns 5.000 anos atrás. Os arqueólogos descobriram “registros de linguagem escrita” Na Baixa Mesopotâmia, a região da antiga Sinear.
Existe forte indicio de que os habitantes de Sinear, antes da construção da Torre de Babel, só se comunicavam telepaticamente. A partir da confusão de comunicação entre eles é que surgiram os idiomas, a oralidade e a escrita.
Efeitos Colaterais da Torre de Babel:
->O propósito religioso das grandes torres-templo os zigurates da antiga Suméria  no sul do Iraque moderno. Estes templos enormes, quadrados e com escadas eram vistos como portões para os deuses virem à terra, escadas literais para o céu. "Alcançando o céu" é uma inscrição comum nas torres-templo. Os zigurates as maiores estruturas religiosas e o seu uso remonta aos princípios da História.
->Uma linguagem única original, a Língua adâmica. Uma única língua ancestral. Espalhou-se pela Terra a partir do Sinar após o abandono da Torre, uma diversidade cultural. A tradição de que Deus derrubou a torre com um grande vento.
->No Oriente, o templo indiano possui também uma torre sobre a ala principal, para colocação da representação da divindade em pé. Esta torre, denominada "Sikhara", pode ser circular, quadrangular ou octogonal e pode mesmo ser substituída por uma cúpula achatada, caso a divindade no seu interior seja representada na posição sentada (de Ioga). Na mesma região pode citar-se ainda a stupa, edificação também com fins religiosos, composta por diversos níveis e que reduz a sua largura progressivamente em direção ao topo.
->Na China e no Japão, destacam-se o pagode, edificação religiosa composta por diversos níveis em altura (em número ímpar), em que se sobrepõem vários telhados de beirais curvos e prolongados que retrocedem em largura até ao topo. A planta é de forma variável (quadrangular ou poligonal) e a estrutura pode ser construída em madeira ou mármore com decorações escultóricas e sinetas.
->Em termos de arquitetura militar, edificavam-se torres integradas nas muralhas defensivas ladeando as portas de acesso à povoação ou cidade e que, durante o período grego, passam a ser dispostas a distâncias regulares entre si apresentando uma planta circular ou semi-circular.
->Na Europa ocidental, na Idade Média, a torre assume um papel arquitetônico de extrema importância funcional e simbólica, as suas dimensões variam até à monumentalidade. Podendo ter as funções de defesa e de simples vigia, ou servirem de habitação. As torres passaram a fazer parte integrante dos castelos distribuindo-se por pontos estratégicos ao longo das muralhas. No interior do recinto situa-se a torre de menagem, habitação do senhor feudal, com planta quadrangular, dividida internamente em vários pavimentos. Alguns castelos possuem também uma torre forte que serve de atalaia.
->A torre como elemento simbólico da independência administrativa, aplicando-a a palácios comunais e câmaras municipais "torre comunal". Especial impacto a norte da Europa,  as instituições governativas da cidade apresentam uma torre esguia de proporções exacerbadas em comparação com os edifícios em que estão integradas.
->Torre militar tem proporcionado um recurso importante para o estabelecimento de posições defensivas e para a obtenção de uma melhor visualização das áreas ao redor.
->Torre eclesiástica, um dos elementos principais da caracterização da arquitetura religiosa em igrejas e catedrais.
->No estilo gótico, a torre ajuda ao verticalismo acentuado da arquitetura gótica.
->Um tipo moderno de torre, o arranha-céu economiza bastante espaço no terreno.
->Usando a gravidade para mover objetos ou substâncias para baixo, a torre é usada para armazenar itens ou líquidos na forma de silo ou uma caixa d'água.
->Torres de faróis, torres de relógio, torres de sinal, antenas de rádio, torres de telefonia, de energia elétrica, de apoio para pontes, torres de controle aéreo. Obeliscos.
->A maioria dos dispendiosos edifícios de igrejas que tem sido construídos através dos séculos tem como padrão uma torre. Cada geração de construtores de igrejas tem copiado a geração anterior, provavelmente jamais questionando a origem da ideia. Algumas torres tem custado fortunas para construir. Isto não tem acrescentado qualquer valor espiritual.
->Surgimento dos idiomas em todo o mundo.
->A soberba daqueles homens pagãos se voltou contra eles mesmos e se desentenderam entre si, afastando-se uns dos outros e fracassando no seu projeto. Não houve uma súbita multiplicação das muitas línguas, mas em consequência da dispersão  surgiram lentamente as línguas diferentes.
->O episódio da torre de Babel quer mostrar que o mal que foi gerado pelo pecado original, consumado na morte de Abel, punido pelo dilúvio, vai-se alastrando cada vez mais, o que faz constituir um povo à parte em Abraão (Gn 12) a fim de preparar a salvação da humanidade perdida no pecado.
Simbolismo:
->As torres simbolizam para as religiões e para os orientais o acesso ao céu, quanto mais alta, mais próximo de Deus. Como se tivessem o poder de estabelecer a ligação entre a Terra e o Céu.
->O obelisco estava associado com a adoração do sol, um símbolo de "Baal".  Os antigos tendo rejeitado o conhecimento do verdadeiro Criador, vendo que o sol dava vida as plantas e ao homem, olhavam para o sol como um deus, o grande doador da vida. Para eles, o obelisco também tinha um significado sexual. Sabendo que através da união sexual era produzida a vida. Para que os obeliscos tenham o simbolismo que pretendiam para eles, foram colocados apontados para cima  eretos. Eles apontavam para cima na direção do sol. Como um símbolo do falo.
->Céu não é um espaço; é uma condição paradisíaca. Onde só habitam espíritos: Deus Pai, Filho de Deus (Que se corporificou em Jesus, o Cristo: “Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste” Hebreus 10:5), Divino Espírito Santo e os Santos Anjos de Deus. Espírito não tem corpo, não tem massa e nem volume é invisível e não ocupa espaço. Onde Deus estiver o espaço fica santo. (“E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.” Êxodo 3:4-6).
->Os antigos babilônicos concebiam o mundo como uma alta montanha e achavam que os deuses habitavam nos cumes dos montes; então colocavam no último patamar das torres a morada dos deuses da cidade. Na Babilônia a torre mais famosa era a do deus Marduque, chamada de “casa do fundamento do céu e da terra”.
->A torre de Babel mostra um empreendimento pagão religioso, de homens que queriam criar para si um nome famoso, que os mantivesse unidos, formando assim um poderoso centro político e cultural, impregnado do culto de um ídolo. Queriam construir, longe do Deus verdadeiro, um centro político e religioso que tivesse domínio universal. O símbolo desse poderio seria a torre muito alta.
->As línguas de Pentecostes mostram um homem de coração novo, e derruba as barreiras antigas. reunindo todos novamente na Igreja, a família nova de Deus, como irmãos unidos no mesmo ideal de amar e servir a Deus, longe de uma vida de orgulho e soberba que divide e faz os homens não se entenderem nem mesmo na língua.
Para refletir: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gênesis 3:22.
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Gênesis 11:6.
Dá a entender que o ser humano, foi criado perfeito; pois as obras de Deus são perfeitas. E nesta condição de perfeição a sua capacidade era infinita. O que é perfeito não tem limites. A desobediência do pecado tornou o homem: mortal, imperfeito, impuro, injusto e inverídico.
“Tudo é transformação, movimento e cíclico. Agora é a época das descobertas físicas, energéticas, da cibernética, das ondas eletromagnéticas, da informática, da internet e ciência se multiplicará. (EM).”








Nenhum comentário:

Postar um comentário