terça-feira, 12 de junho de 2018

A COMUNICAÇÃO


A COMUNICAÇÃO
Conceito: Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a existência em sociedade. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que interpreta uma determinada mensagem. Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas. As outras formas de comunicação: gestos, expressões faciais, imagens, toques, beijos, abraços e telecomunicações.
No principio a comunicação entre as pessoas e os animais era total e exclusivamente por telepatia.  O cérebro já tinha na sua essência esta capacidade mental ampla, lógica e perfeita, para transmitir, captar e compreender as mensagens intercambiadas mentalmente.
A mente se utilizava de energias e ondas para transmitir e receber mensagens face a face ou à distancia.
Não havia idiomas, não havia letras e palavras. Existia um processo mental original que dava sentido lógico ao pensamento-mensagem transmitido e captado. Esta comunicação telepática, por inerência mental, gerava entre os comunicadores: sensações, sentimentos e emoções.
Com o passar do tempo, em função das circunstancias que decretaram à perda da perfeição do ser humano, privado da capacidade telepática, e como sempre acontece, diante da necessidade, o homem reinventou-se e foi criando um novo processo de comunicação; também face a face ou a distância. Começou pela emissão de grunhidos sonoros, pela mímica, gestos, avançou pela expressão facial, ampliou pela construção de idiomas, com letras e palavras pronunciadas diferentemente na fala e finalmente escritas e transmitidas através de aparelhos eletrônicos à distância e instantaneamente. As letras geraram o Alfabeto de cada idioma e as palavras listadas no dicionário em ordem alfabética.
Os idiomas foram construídos por convenções entre as pessoas de cada determinada região geográfica. Estabeleceram símbolos, termos, pronúncias, significados, identidades, denominações, outras variáveis e condicionantes, sistematizaram tudo, deram significado a cada vocábulo colocado no dicionário e no final tudo ficou consolidado convencionalmente. Daí emergiu a etimologia, a semântica e o vernáculo. A etimologia compreende os termos originais do significado de cada palavra.
Num futuro longínquo a telepatia voltará a ser o meio de comunicação. E os idiomas desaparecerão gradativamente, em função da reciclagem do Planeta. Num conceito bem elástico e contemplativo, a empatia também pode ser considerada uma colateral da telepatia, pois tem a sensação e o sentimento de colocar-se no lugar do próximo e compreender as suas necessidades.
O sábio Rei Salomão escreveu: ”O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.”  Eclesiastes 1:9;
“Tudo o que é convencionalmente aceito define e conceitua; mas de fato, geralmente não é a verídica realidade. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário