sexta-feira, 23 de março de 2018


KARMA E DHARMA
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KARMA: É uma palavra que tem origem no sânscrito, a língua sagrada falada pelos indianos antigamente, cuja raiz (kr) quer dizer fazer ou agir e o sufixo (ma) que dizer efeito. O termo significa ação, movimento. Equivalente a: Para toda a ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário. Para cada ação que um indivíduo pratica vai haver uma reação. É relacionada à ação e suas consequências. A lei do Karma ajusta o efeito à sua causa. Todo o bem ou mal praticados por alguém lhe trará consequências boas ou más no porvir. A lei do Karma é imodificável. É um ato deliberado.
É tratado pelas crenças indianas e orientais como uma lei ou ordem. Lei de conservação da força. Cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um caso de causa e consequência. Aqui se faz, aqui se paga.
O karma funciona como um mecanismo essencial para revelar a importância dos comportamentos individuais. Mostra a importância de desenvolver atitudes e intenções corretas.
O karma corresponde a uma aglomeração de ligações entre espíritos, que se relacionam por meio de atração e aversão.  As ações estão ligadas às consequências que sobressaem delas. Por estar ligado ao espírito, o karma é a lei que vai balancear as boas ou más atitudes do indivíduo durante a sua existência, garantido que boas ou más consequências encontrem os seus familiares no porvir, uma herança ancestral; como uma justiça universal ou cósmica cujo veredito não pode ser modificado.
O karma não é punição, castigo ou sofrimento. Mas é causa para a formulação da justiça universal ou cósmica sobre cada individuo, segundo às suas  ações.
A principal lição da filosofia do karma é o fato do ser humano, ser afetado pelo comportamento dos seus ancestrais e afetar, com o seu comportamento os seus pósteros. Saber disto é positivo, pois previne a não prática de comportamentos incompatíveis; para preservar os pósteros desta carga destrutiva.
O karma alerta para proliferar o caminho da verdade, fazer com que as pessoas avaliem os seus erros e se reeduquem ao longo das suas existências, para criar um mecanismo de avaliação dos comportamentos individuais. e difundir o desenvolvimento da retidão dos indivíduos.
Lei universal de causa e efeito. Ele dita que toda ação tem consequências futuras, que dependem de sua natureza. Uma boa ação leva a bons resultados e uma má ação a maus resultados.
A relação entre ação e resultado pode ser uma dívida eterna; no contexto do renascimento após a morte. Quem age da forma correta consegue se libertar da carga acumulada na sua existência pregressa.
O Karma está intimamente associado ao fato de haver reencarnações segundo às suas crenças. Mas, não existe prova de que o Karma existe realmente. Embora muitas das suas premissas sejam válidas no tocante aos comportamentos pessoais e as suas consequências.
Teoricamente a justiça do karma se torna inalterável, e muitas vezes também pode ser considerada castigo divino.
O Karma afeta profundamente à mente do praticante da ação e as consequências não se desprendem dela.
Na teosofia, o termo está ligado ao sentido de saga.
Karma é unicamente causa e consequência, sem qualquer outra injunção, variável ou condicionante externa, de origem Divina ou não. O recebimento de gratificação, reconhecimento, honraria e outras benesses meritórias também é Karma. A ajuda prestada, a filantropia desinteressada se incluem no Karma.
DHARMA: Significa lei ou realidade. É tratado pelas crenças indianas e orientais como a lei moral e religiosa que regula o comportamento do indivíduo. A missão ou o propósito de existência de cada indivíduo.
A bênção ou recompensa pelos bons atos praticados. A classificação dada ao elemento eterno que capacita a movimentação dos seres.
Aquilo que sustenta ou mantém. Representa os códigos morais e religiosos que gerem o comportamento de cada um. A missão de cada pessoa no mundo e as recompensas recebidas pelas boas ações praticadas.
Karma e Dharma. Estes dois termos tratam de coisas totalmente opostas. O karma trata da Lei universal das coisas, enquanto o Dharma trata da Lei humana. O Dharma é bem mais filosófico e envolve os costumes, a cultura, a região, o modo em que se vive, ele é um caminho para um nível superior. O Karma é como se fosse uma regra, uma lei, não importa to que se faça, não se irá modificar isto, é um fato consumado e irreversível..
DHARMA tem sentido de missão no mundo, o papel que se ocupa, possibilidade de autorrealização, o que o inconsciente deve cumprir para se individualizar. Não precisa ser algo estereotipadamente espiritual. Pode ser um comportamento digno, moral, ético, benéfico, fraterno, solidário e beneficente. Fazer a diferença proveitosa, em meio à mesmice, modista, inculta e vulgar.
Dharma consiste mais em receber do que cumprir. Não há Dharma sem Karma, a benção ou sintonia que encontramos é produto direto de nossos pensamentos, sentimentos, energias e ações.
Os conceitos, teorias e aplicações dos Termos Karma e Dharma são originários das crenças indianas e orientais.
Semelhança com o Texto Bíblico e os seus desdobramentos: Semelhanças básicas entre as duas afirmações espirituais. A diferença a Bíblia prega a existência de um Remidor, como Salvador dos salvos pela justificação.
->Karma: “Ação do ser humano tem consequências futuras, que não podem ser modificadas.”
“Prega a importância de um comportamento correto, pelo ser humano.”
“Não é uma punição, é uma causa que serve para definir o resultado do julgamento.”
“O karma vem dos antepassados, afeta os atuais e vai afetar os pósteros e assim sucessivamente.”
->Dharma: É a norma.
->Na Bíblia: “O livre-arbítrio: Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.” (Deut. 30:15,16).
“As consequências: Sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos até a terceira e quarta geração daqueles que odeiam.” (Êxodo 20:5).
“Ato deliberativo: “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar essa morrerá. A alma que pecar essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele; e a iniquidade do ímpio cairá sobre ele.” (Ezequiel 18:4,20).


“No afã de descobrir os mistérios do invisível e de vislumbrar o domínio da mente sobre tudo; o ser humano utilizando as suas faculdades mentais, provê através dos seus sentidos o pensamento, constrói ideias, gera intenções, transforma atos em atitudes e ações e os consolida em fatos. Pela inspiração criam teorias e divagam no material e no transcendental concebendo hipóteses sobre como tudo funciona e assim começaram com a construção da Torre de Babel...porém? (EM).”



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