quarta-feira, 7 de março de 2018


APREENDER COM O ELEFANTE
Um dos comportamentos observados nos elefantes confirma uma grande realidade, que talvez não vislumbramos.
É comum se deparar com cenas, onde este enorme animal está mantido preso, mediante pequena corda amarrada numa das suas pernas. Sem correntes e nem jaulas. Nestas condições, o elefante poderia, facilmente, evadir-se daquilo que o aprisiona.
Todavia, por alguma razão, ele não procede assim e não empreende fuga. Mantendo-se, conscientemente, adstrito ao espaço onde foi confinado.
Este comportamento do elefante, que desperta a atenção e a curiosidade do observador, é decorrente do fato de que, quando o elefante é muito jovem, o seu domador e treinador, usa cordas pequenas para contê-lo, que para esta idade, é suficiente para mantê-lo preso. À medida que o elefante cresce, ele já está condicionado a acreditar que ele não pode fugir. Ele acredita que a corda ainda pode prendê-lo, então ele nunca tenta fugir.
Assim como os elefantes, quantos de nós passamos a nossa existência presos em uma crença de que nós não podemos fazer mais nada, simplesmente, porque já falhamos  antes?
A moral da história: O fracasso faz parte da aprendizagem. Nunca devemos desistir de realizar os nossos sonhos, intentos, planos e projetos; mesmo diante dos constantes e inevitáveis desafios e obstáculos da nossa existência. A alegria e a tristeza se alternam; mas, é preponderante, de tudo isto, apreender a tirar lições sábias, valiosas e proveitosas.
Falhamos não porque estamos destinados ao fracasso, mas porque há lições que precisamos apreender, para levar avante a nossa existência, rumo ao sucesso, que certamente acontecerá. Quem semeia colhe e colhe o que realmente plantou, no seu devido e adequado tempo; segundo a esperança e a persistência. Porque tudo tem um preço equivalente e compatível. Quem crer e agir verá. O cosmo é precisamente retribuitivo, proporcional e justo. A pior obra é aquela não foi feita.
A magna, maravilhosa e preciosa máxima é: EU SOU CAPAZ; EU POSSO; EU ACREDITO, EU SOU HÁBIL, EU SOU ABENÇOADO; EU TENHO DONS E TALENTOS; LOGO EU CONSIGO!
“A lógica é ser e acreditar. A concretização do triunfo pessoal é implementada pelos nossos mecanismos neurocientíficos e incrementada pelo tamanho da nossa esperança e da nossa fé. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário