domingo, 15 de outubro de 2017

A EXISTÊNCIA E O AMBIENTE

A EXISTÊNCIA E O AMBIENTE
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A existência humana e o ambiente, no qual está circunscrito, são fatores inseparáveis, que determinam o resultado vivencial para cada indivíduo. Os comportamentos, atos, atitudes, escolhas, procedimentos, posicionamentos ideológicos e filosóficos e ações em geral, da cada um, segundo os dois fatores conotados, refletem direta, profunda e significativamente na qualidade existencial individual.
Em certas circunstâncias é comum o indivíduo, de acordo com o seu nível de conhecimento, de capacidade reflexiva e cultural, não ater-se aos aspectos neuro-científicos; às conexões transcendentais; às múltiplas intervenções do invisível, que controla toda a matéria e a complexa tarefa monitória cósmica. Tornando-se passivo e simplesmente atribuindo a culpa para fatores externos, como causa implacável do seu insucesso contumaz. Ignorando que ao criar o ser humano, o SUPREMO, além do livre-arbítrio, dotou-o da capacidade peculiar de ser agente da sua própria história. O nosso sucesso é, exatamente igual, às nossas escolhas mentais e da forma como transformamos as nossas ideias em fatos existenciais. Teremos gozo ou sofrimento proporcional ao nosso pensar, agir e reagir, em cada situação. O princípio da inseparabilidade da existência com o ambiente, demonstra que as causas de nossa alegria ou tristeza, saúde ou doença se originam dentro de nós mesmos.
 Portanto, esta assertiva configura a dádiva Divina da capacidade de assumirmos a total responsabilidade pelo descortinar do cenário da nossa existência; nos empoderando para resolver nossos problemas, criando resultados positivos, alentadores e gratificantes, na senda diuturna por uma existência plena. Em harmonia com a natureza e o funcionamento da existência, durante todo tempo de gozo da vida biológica.
Em síntese, Eu sou a base da minha realidade e tudo ao reder emana a qualidade do meu pensar com convicção e proceder com coerência de crença. Com a percepção de que a existência é estruturada em termos da dualidade: espiritual/material. Na perspectiva de se estamos em ordem o nosso ambiente estará em ordem, numa combinação permanente de matéria e espirito: corpo e mente.
O que experimentamos na realidade diária é a atuação da lei de causa e efeito, que abarca o passado, o presente e o futuro. Nossas ações e reações em cada momento criam energia potencial. Quando esses fatores são ativados pelos estímulos externos, eles se manifestam como efeitos e produzem os eventos e as experiências pelos quais estamos passando. Como não existimos separados de nosso ambiente, os efeitos cármicos são expressos também nesse ambiente. Que compreende o contexto geral em que toda a existência se desenrola. A existência e o nosso ambiente formam uma única dinâmica, e são fundamentalmente inseparáveis.
Tudo à nossa volta é reflexo da nossa própria existência. Portanto, se nós mudamos, as nossas circunstâncias inevitavelmente mudarão também. Elevando nosso estado existencial básico podemos transformar nossa realidade externa e desfrutaremos da proteção cósmica. As pessoas podem influenciar e transformar seu ambiente pela mudança interna. Quem emana amor, recebe amor. Tudo está interligado e a influência positiva e edificante é profunda e potencialmente ilimitada.

“A mudança da realidade social mundial, depende apenas da purificação das mentes humanas. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário