terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

AS GERATRIZES DA SIMPATIA


AS GERATRIZES DA SIMPATIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Simpatia: Do Latim simpathia, “comunhão de sentimentos”, do Grego sympatheia, “capacidade de sentir o mesmo que outrem, de ser afetado pelos sentimentos alheios”, formada por syn-, “junto”, mais pathos, “sentimento”.
A construção e a prática da Simpatia:    
>Tratar as pessoas bem, com educação, com sorriso amigo, sem fazer acepção de pessoas;
>Tratar as pessoas com sentimento de afinidade que atrai e identifica;
>Estabelecer uma harmonia com os outros, permitindo a criação de laços de amizade;
>Participar das emoções alheias, aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a identificação dos estados emotivos do outro;
>Gostar de alguma coisa que desperta interesse comum com os outros;
>Ser amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para com os outros;
>Ter consciência sadia, de que simpatia gera simpatia;
>Ter simplicidade e delicadeza ao tratar as pessoas;
>Ser cordial, sincero e ético;
>Elogiar com sinceridade e reconhecimento o êxito e o sucesso pessoal dos outros, preferencialmente, em público;
>Sorrir e agradecer todo o favor e ajuda recebida dos outros;
>Ao ter que chamar a atenção, fazer alguma recomendação ou repreensão de alguém, fazer com o máximo de respeito, destacando antes os seus méritos, sem qualquer ofensa ou quebra de dignidade e, em particular, com voz suave e moderada;
>Procurar estabelecer relações para troca de informações, conhecimento e parcerias, sendo humilde e grato quando se beneficiar de algo que ainda não conhece, pratica ou domina;
>Ser amável e atencioso com os desconhecidos ocasionais;
>Ser receptivo com as pessoas que procuram para relatar os seus problemas, dificuldades e confidências, sempre as contemplando com palavras sábias, amigas, confortadoras e se possível que geram soluções;
>Considerar os pontos de vista dos outros, as suas circunstâncias e características;
 >Manter uma atitude positiva, idealmente, abordando a existência com otimismo, sabedoria e sutileza;
>Nunca lamentar, se ater a comentários negativistas, dramatizar, expressar autocomiseração, espalhar notícias negativas;
>Ser assertivo, bom, evitar arrogância, desenvolver sentimentos positivos;
>Mostrar para as pessoas o que pode dar certo;
>Mesmo que os atos de bondade, os acertos profissionais, os méritos do sucesso alcançado em favor dos outros, não sejam reconhecidos, manter uma postura tranqüila, demonstrando classe, boa educação e cultura;
>Estabelecer limites a si próprio, evitando ultrapassar o nível do bom senso de cada decisão, procedimento e ação pessoal;
>Diante da rudeza com que for tratado, nunca responder e agir do mesmo modo. Pelo contrário agir com cortesia, autocontrole e dar exemplo de fidalguia e diplomacia;
>Procurar assimilar os exemplos de comportamentos de pessoas edificantes e marcantes pela sua gentileza e fino trato relacional;
>Cumprimentar as pessoas calorosamente, com entusiasmo e sinceridade, citando o seu nome;
>Usar expressões: Muito prazer em revê-lo(a)!; É muita honra privar da sua amizade e consideração!; Encontrá-lo(a) me fez muito bem! Tenho-le em grande consideração, admiração e respeito; Eu estou contente de vê-lo(a); Estou muito satisfeito em conhecê-lo(a);
>Apoiar as palavras com gestos, sorrisos abraços, aperto de mão amigável;
>Manter conversa equilibrada, deixando a oportunidade de se expressar para os outros; responder e compartilhar idéias; mostrar-lhes que você está totalmente envolvido na conversa; não interromper os outros quando eles falam;
>Evitar o emprego de ironia, sarcasmo, deboche, expressão facial pejorativa, ao dialogar com as pessoas;
>Discutir interesses comuns com  ponderação, prudência, atenção e espírito de negociação “ganha-ganha”, cedendo no que for adequando, plausível e conveniente mutuamente;
>Interagir com as pessoas, respeitando limites, evitando a invasão de espaços, o excesso de confiança e a má interpretação da liberdade concedida pelos outros;
>Pensar o necessário antes de falar. Só utilizar expressões apropriadas e convenientes; medir as palavras para não ofender, preocupar, abalar o ânimo e gerar um  conceito pessoal negativo perante o interlocutor;
>Pronunciar comentários positivos, alusões agradáveis, manter a compostura de uma pessoa agradável;
>Tomar a iniciativa de oferecer ajuda e apoio a alguém próximo, que passa por alguma problemática de qualquer natureza, agindo com reserva, sutileza, tato, limite de privacidade e solidariedade;
>Ser oportuno, conveniente e sensato em não invadir a privacidade de alguém, nem imiscuir-se em assuntos que não são da sua alçada, a não ser que for acionado;
>Mostrar respeito em todas as situações, praticar um comportamento digno de um cidadão, tratar a todos de forma justa, fazer  tudo o que puder para ajudar os outros;
>Ter paciência e estado de tranqüilidade  sempre; mas, principalmente em situações da expectativa temporal; no aguardo do desfecho de um evento, de uma resposta de terceiros em face de alguma proposta ou algo similar;
>Manter permanentemente em bom estado de ordem e limpeza os locais por onde passa e atua, sem deixar objetos ou resíduos, que possam causar inconveniências, praticando isto como uma marca pessoal de qualidade e responsabilidade;
>Resolver os seus próprios problemas pessoais e laborais, evitando com isto a afetação de terceiros rotineiramente;
 >Evitar o egoísmo, o individualismo e estilização de pessimismo;
>Praticar mesuras como: segurar a porta para outros passarem, ceder a preferência de certas utilidades a outrem, ajudar a carregar objetos e executar tarefas, prestar eventuais socorros, avisar sobre situações de alerta e distração de terceiros, expressar sentimentos de pesar, parabenizar e outras formas de cortesia e gentileza;
>Evitar descarregar sobre os outros o mau humor em função de qualquer motivo ou causa;
>Saber se comunicar adequada e oportunamente em qualquer situação, com inteligência e versatilidade;
>Explorar espaços, pessoas e opiniões diferentes, para estar preparado estrategicamente para cada situação, visando uma performance sempre agradável e simpática para com os circundantes;
>Compartilhar as descobertas pessoais, com generosidade para com o próximo;
>Aprender a aceitar as estranhezas;
>Defender uma causa;
>Ousar, correr riscos para conseguir um objetivo importante, edificante, moral, ético e nobre, cujo colimar melhora a qualidade de vida, comportamental e procedimental e por conseqüência eleva e nível de posicionamento simpático perante os outros;
>A linguagem corporal controlada ao nível do recomendável e aprovável, é decisiva na dimensão da simpatia;
>A postura, os gestos, os movimentos e a expressão facial; o fato de relaxar o seu corpo, sorrir, estabelecer contacto visual com quem está próximo, com autenticidade, a mostra de atenção, disponibilidade, simpatia e carinho são ímãs de simpaticidade pessoal.
Frutos da Simpatia: A alegria,  a cordialidade, aperfeiçoamento de atitudes, sucesso, felicidade, boa educação,  respeito alheio, inteligência emocional, amizades, sociabilidade, solidariedade, fraternidade, parcerias estruturantes, eliminação de arestas, bem estar mútuo, segurança emocional, confiança, gratificação, sentimento de pertença, vontade de se revelar, afetividade, tolerância, leveza e  satisfação.
“O meu ponto mais forte é o meu ponto mais fraco; pois é ali que posso ficar exposto à vulnerabilidade. (EM).”


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