terça-feira, 24 de junho de 2014

IMPLEMENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA



IMPLEMENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO:
Os cinco Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), segundo o DSM-IV-TR, são:
Transtorno autista: autismo, autismo da infância, autismo de Kanner ou, Transtorno do Espectro Autístico (TEA). Caracteriza-se por desenvolvimento anormal ou alterado antes dos 3 anos de idade e perturbação no funcionamento de três domínios em especial: interações sociais, comunicação e comportamento focalizado e repetitivo.

Transtorno de Asperger: síndrome de Asperger – pronuncia-se Ásperguer - é caracterizada por problemas nas habilidades sociais e por comportamentos ou interesses restritos e repetitivos. Embora não se perceba atraso no desenvolvimento da linguagem, trata-se de uma linguagem literal, e a pessoa com a síndrome de Asperger geralmente não entende piadas, metáforas ou linguagem não verbal. Há grande dificuldade para compreender as intenções e os sentimentos de outras pessoas.

Transtorno de Rett: síndrome de Rett é caracterizada por nascimento sem intercorrências e desenvolvimento inicial aparentemente normal, seguido de estágios de estagnação do desenvolvimento e de perda de habilidades adquiridas. Afeta predominantemente crianças do sexo feminino, e é bastante rara nas crianças do sexo masculino. Diferente dos demais TGD, evolui com prejuízos motores, musculoesqueléticos,

Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (TGD-SOE): é assim considerado por não atender aos critérios das demais categorias. As características comumente vistas são problemas na comunicação, na interação social e comportamentos incomuns.

Transtorno Desintegrativo da Infância: é o subtipo mais raro nos TGD, caracterizado por desenvolvimento normal até os 5 ou 6 anos de idade, quando inicia uma regressão no desenvolvimento seguida de perda das habilidades já adquiridas.
COGNIÇÃO SOCIAL:

A conduta social é sustentada e elaborada por processos cognitivos superiores. A Cognição Social consiste na compreensão dos próprios sentimentos e ações e a sua correspondência nos indivíduos da mesma espécie, incluindo o reconhecimento de como as outras pessoas se sentem.
 A Cognição Social situa-se na interseção de várias áreas: perceptiva, cognitiva, social, emocional e desenvolvimento da personalidade. Durante o desenvolvimento humano, desde as primeiras relações até aquelas estabelecidas em ambientes socialmente mais amplos, dentro e fora da família, a criança vai acumulando experiências sociais, afetivas e cognitivas que possibilitarão estruturar a sua conduta social de forma cada vez mais complexa. Por meio dessas experiências, a criança vai adquirindo a capacidade de identificar e reconhecer objetos sociais, de fazer inferências sobre os comportamentos e emoções das outras pessoas, e de atribuir significado às experiências sociais. O córtex pré-frontal encontra-se diretamente implicado no desenvolvimento da Cognição Social e na conduta social. Onde tomar decisões é escolher uma opção de resposta entre as muitas possíveis num determinado momento e em uma determinada situação. Supõe conhecer:
(1) a situação que exige tal decisão;
(2) as distintas opções de ação;
(3) as conseqüências imediatas ou futuras de cada uma das ações.
A Cognição Social, a Função Executiva e a Teoria da Mente estão mutuamente relacionadas. A conduta social pressupõe antecipação, flexibilidade, destinação de significado e objetivos - próprios da Função Executiva. É preciso inferir processos mentais, pensamentos, intenções e emoções nas outras pessoas, para sustentar uma conduta social eficaz.
Para as crianças e adolescentes com TGD, os prejuízos na aquisição da Cognição Social, solicita da escola o reconhecimento da dimensão cognitiva da aquisição do conhecimento social e dos processos que sustentam a conduta social no âmbito da ação escolar. Tal reconhecimento provocará intervenções pedagógicas que favorecerão o desenvolvimento da Cognição Social de todos os alunos, considerando que, em muitos casos, a ausência de dificuldades é apenas aparente. Pois, o afeto é uma parte inseparável de como nós vemos e representamos o mundo em volta de nós. É importante considerar que o relacionamento entre cognição e emoção é crucial para a compreensão do desenvolvimento em geral.
A Cognição Social é um processo desenvolvido por meio dos vínculos de apego, das experiências sociais e da exposição ao meio social e a seus signos. A inclusão escolar, para o aluno com TGD, é uma oportunidade de acesso sistemático às fontes de aquisição de tal processo. Permanece o transtorno, mas a criança ou adolescente com TGD poderá ampliar suas possibilidades de lidar com o meio social, com signos sociais e de apropriar-se de referências de conduta e de interação. A escola deverá mediar tal apropriação, entendendo que se trata de um processo necessário para que esta criança possa lidar posteriormente com os demais aspectos pedagógicos.
TEORIA DA MENTE:
A Teoria da Mente considera que a mente é composta desde o nascimento de diferentes faculdades psicológicas ou módulos cerebrais. Como estruturas prontas que não se modificam. Um módulo para a linguagem, outro para o pensamento, outros para diferentes tipos de aprendizagens, outro para uma teoria da mente, dentre outros módulos. Módulos separados uns dos outros, mas que interagem no sentido de o pensamento poder ser representado pela linguagem e a linguagem pode ser transformada em pensamento.
A Teoria da Mente envolve um mecanismo cognitivo com a habilidade de pensar sobre pensamentos ou de imaginar o estado mental de outro indivíduo. A habilidade inata de atribuir e interpretar estados mentais, tais como intenções e crenças, e emoções aos outros e a si mesmo.

“Os direitos do indivíduo tem como recíproca inseparável as suas obrigações. (EM)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário