segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

AS DUAS JERUSALÉNS

AS DUAS JERUSALÉNS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

A DUALIDADE BÍBLICA:
A Bíblia registra uma constante, lógica e natural dualidade.
Duas mulheres: Efésios 5:25-27,31;  Apocalipse 17:3-5;
Dois Senhores: Mateus 6:24;
Duas Portas: Lucas 13:24; Mateus 7:13;
Duas mortes: Marcos 5:39; Apocalipse 21:8; II Tessalonicenses  1:9; Apocalipse 20:14;
Duas ressurreições: Apocalipse 20:6; 5,11-13;
Dois Corpos: I Coríntios 15:35-49;
Bem e mal: Provérbios 17:13;
Justiça e injustiça: Apocalipse 22:11:
Primeiro e Segundo: Hebreus 10:9;
Terreno e Espiritual: I Coríntios 15:47, 46; João 4:24;
De cima e de baixo: João 8:23;
Benção e maldição: Deuteronômio 11:26;
Reino da Graça e Reino Eterno: Hebreus 4:16; Salmo 145:13;
Céu e Terra: Mateus 18:8;
Vida ou morte: Deuteronômio 30:15 e 19;
Verdade e mentira: Efésios 4:25; I João 2:21; Romanos 1:25;
Puro e impuro: Ezequiel 44:23;
Filho do Homem e Filho de Deus: Atos 7:56; Efésios 4:13;
Homem e mulher: I Coríntios 11:9,11 e 12;
Dia e noite: Salmo 19:2;
Luz e treva: Gênesis 1:4;
Dois um terço e Dois dois terços: Apocalipse 12:4; Zacarias 13:8,9;
Prefiguração e Figura; Tipo e Anti Tipo: Romanos 5:14.

AS DUAS JERUSALÉNS:
Gálatas 4:22-31: 22Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
23Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
24O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
25Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
26Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
27Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
28Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
29Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
30Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
Este relato de Gálatas é profundamente significativo e expressado de forma a exigir o emprego de acurada hermenêutica teológica.
*Abraão etimologicamente significa “pai de uma multidão” (Gên. 17:5).
*Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó (Êxodo 4:5), significando as três qualidades que hão de ter, os dignos da salvação para a vida eterna. Abraão: Justificados pela fé, através de Jesus; Isaque: da descendência de Jesus e; Jacó: pecadores que se convertem e santificam-se para serem justificados por Jesus, no Juízo Investigativo.
*Filho da escrava (Ismael): aqueles que estão escravizados pelas algemas do pecado, cujo senhor é o diabo.
*Filho da livre (Isaque): aqueles que serão justificados, purificados, santificados, aperfeiçoados e imortalizados para viver na Nova Terra. Na Jerusalém vinda lá de cima.
*Promessa (Gên. 12:3; 13:15): Deus prometeu a Abraão, o símbolo dos justificados pela fé, que os salvos herdarão a Nova Terra. E a Jerusalém de cima.
*Hagar: simboliza a fase atual da Terra, onde o pecado escraviza o ser humano e a maioria está voltada para a prática do mal.
*Sarai: simboliza a Jerusalém de cima, que será a mãe que acolherá os que forem resgatados para a vida eterna, na Nova Terra.
*A Jerusalém de cima: E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Apocalipse 21:2.
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.
Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.
Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.
Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.
A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.
O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.
O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.
Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.
Salmos 37:9-37
Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.
Apocalipse 7:9
E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia!

Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Apocalipse 19:5-10
E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
Apocalipse 22:1-2
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus 5:9
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Romanos 9:8
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14
Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Lucas 20:36
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Romanos 8:19
Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Salmos 53:2
O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Salmos 14:2
Hermenêutica Teológica:
A linguagem bíblica está impregnada de figuras de linguagem, metáforas, alegorias e símbolos. Geralmente quando refere-se a supostos locais, trata-se de condições ou sensações e não de pontos físicos. A presença da Divindade torna o espaço dotado de qualidades especiais. Expressões como: comparecer, descer, visitar e assemelhadas significam apenas destinar atenção a determinado evento ou circunstância. Deus não vem, Ele está sem deslocar-se; porque os seus Atributos Divinos são: onisciência, onipresença e onipotência.
Na Nova Terra, os remanescentes restaurados para existir na vida eterna, comparecerão nos Sábados, Luas Cheias e Festa dos Tabernáculos, em espírito, em direção e concentração mensal, não com deslocamentos físicos a determinados locais. Com ausência de comunicação idiomática; mas com o emprego de comunicação mental. Processada largamente através de ondas eletromagnéticas, que predominarão em tudo, permeado por energia, movimento e transformação.
“Para o Supremo, vale a prática. O ritual é necessário, mas não tem eficácia cabal. (EM).”



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