quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A COMPREENSÃO DO TRANSCENDENTAL

A COMPREENSÃO DO TRANSCENDENTAL
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Agora estamos no aquém e temos uma vaga noção do além. Este estágio se referencia por matéria. Não é a verdadeira existência. É compulsório que ocorra uma profunda reforma moral de si mesmo, com a apropriação de regras de conduta e relações sociais, pautadas por rigorosa justiça, para o atingimento do transcendental.
A verdadeira existência vem depois no além. Cuja conotação é essencialmente espiritual. O Além ainda não pode ser compreendido, diante da limitação de conhecimento e desenvolvimento espiritual.
Para alcançar o além, faz-se mister seguir o único caminho determinado para tal. Conforme preceitua o processo para a busca do aperfeiçoamento. [1E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
4Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
7Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
13A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
17Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
18Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
19Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
20E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
21Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso. I Coríntios 3:1-4,7-11,13,14,17-21.].
Para que a maturidade transcendental ocorra, gradual e sustentadamente, é necessário que se abra a mente, cada vez mais, de forma receptiva, para que o provimento espiritual possa acontecer e vicejar. Quanto maior a maturidade, mais clareza, mais compreensão e  aumento considerável da capacidade de captação espiritual. Do espiritual são emanadas mensagens mentais para quem é iniciado. Revelando e esclarecendo cada vez mais como se processa a intercomunicação de tudo, para que tudo se constitua, funcione e operacionalize.
A ciência contribui significativamente para a geração do entendimento do além. Sobre o além, cada um concepciona de forma diferente; tal qual ocorre com o estado de subjetividade de cada indivíduo. [Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
1 Coríntios 2:11-15]. O acréscimo de conhecimento pessoal implementa ,consideravelmente, a possibilidade de captação das poderosas energias transcendentais e cria um campo sistemático de expansão de comunicação telepática; ampliando o entendimento e apropriação de informações do mundo invisível.
No aquém, o material tem corpos, com massa, volume e peso, que depende, o tempo todo, de movimentos. No além, os espíritos não têm corpos, não ocupam espaço, estão no espaço. Os espirituais não precisam vir ou ir, estão. [Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdadeJoão 4:24
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Lucas 24:39].
Tudo depende do mundo espiritual, do além, do transcendental, do invisível. Mas aqui no aquém isto ainda é inacessível, na sua plenitude. [Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar
.
2 Coríntios 12:2-4.
Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Hebreus 5:11-14.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
João 3:12].
Agora, no aquém existe todo o tipo de maldade, negatividade, sofrimentos, morte e desgraças. Mas, isto não é castigo de Deus e nem gerado por Deus. O Supremo permite que isto ocorra, para que se estabeleçam os contrastes entre o Bem e o mal. Para que as conseqüências do erro sejam evidentes. Visando que isto não se repita nunca mais. O infrator deve arcar com as conseqüências do seu desvio de conduta. O Além espiritual é um estado de perfeição, verdade, pureza, paz, felicidade e eternidade do benéfico e da existência. O aquém é o espaço adequado para buscar o aperfeiçoamento. Só então terá a existência perfeita no além. [1Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. I Coríntios 13:1-13.]
No além a Terra estará transformada, pois vigerá o verdadeiro amor ao próximo; esta lei vai gerar evolução espiritual gradativa e acumulativa. As mentes vivenciarão uma moral pura e sublime. Todo o procedimento do aquém deve visar a consecução da existência eterna, pregada nos Evangelhos. Agora é apenas uma peregrinação. Todavia, só atingirá o transcendental quem observar, rigorosa e unicamente, o verdadeiro caminho indicado e a ser seguido; que vislumbra para o bem, a pureza, a verdade e a perfeição. A moralização do ser humano, em meio a um processo onde ainda não se tem uma perspectiva completa, mas que vai se tornar uma realidade material, com felicidade e paz de fato. [Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. João 13:36; Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Lucas 12:26; Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24; Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; mas agora o meu reino não é daqui. João 18:36].
Os humanos correm atrás de bens terrestres, como se pudessem retê-los para sempre. Um mundo inferior, o reino da matéria e das paixões, com mistura de bem e mal. Precisará deixar esta etapa, para ter ambientes mais felizes, curado das suas enfermidades morais, elevando-se acima de si mesmo, aperfeiçoando-se; conseguindo ver a diferença entre o mal e o bem. Ninguém é discriminado, todos têm as mesmas oportunidades, a perfeição é acessível, mas, depende de atitude corajosa e despojada. O homem é ainda carne e está sujeito às leis que regem a matéria, é falível. Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Morre para renascer. Quando há progresso moral acontece progresso material. O que é nascido da carne é matéria, o que é nascido do espírito é espiritual. [E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:50].
No além, o mundo espiritual, a felicidade perfeita só existe em meio de efetiva pureza. Portanto a felicidade não é deste mundo atual.  As perdas, sofrimentos, misérias, dores e decepções encontram consolação na fé de que existe algo depois da morte. Isto para quem  vai se preparando aqui neste cenário material. Jesus afirmou que fazer esta preparação é um jugo leve e suave, com ajuda do Espírito da Verdade. O que o homem não pode presunçosamente é tomar a sua inteligência, como medida da inteligência Universal e Cósmica. E se recusar de admitir o mundo invisível, que provê e governa tudo e todo o mundo material. A humildade é uma virtude que nunca pode ser esquecida. É necessário entender que o mal é uma conseqüência da imperfeição, mas não há obrigação de praticá-lo. Os que praticam o mal punem a si próprios, até que aprendam e procurem o remédio do bem. Quem perdoa acaba, sem ter plenamente consciência disto, pedindo perdão para as suas próprias transgressões. Quando um pai gera um filho, o seu espírito já existia, cabe ao pai que produziu um corpo, promover o seu desenvolvimento moral e intelectual, para que prospere e amadureça. Fora da verdade não há salvação. O ser humano só possui de fato, aquilo que pode levar deste mundo. Os bens terrenos destinam-se apenas, para usufruir a sua utilidade e na verdade pertencem a Deus. [Veiculo esta informação, para servir de reflexão e para que se dê a proporcional e real significância às coisas, fatos e pessoas. OS TRÊS ULTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE O GRANDE:

1° Que o ataúde fosse levado aos ombros e transportado pelos melhores médicos do reino.
Para que os mais eminentes médicos percebam que perante a morte não gozam do poder de curar.

2° Que os tesouros que havia conquistado, prata, ouro, pedras preciosas, fossem espalhados pelo caminho até a tumba.
Para que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem.

3° Que as mãos ficassem balançando no ar, fora do ataúde, e à vista de todos.
Para que as pessoas possam ver que viemos com as mãos vazias e com as mãos vazias partimos.].
O transcendental vai se tornando cada vez mais lógico, compreensível, inteligível e acessível, na proporção e razão direta da prática de abertura mental, permitindo e desejando esta transferência de informações do além para o aquém, na medida do possível, mas, de forma contemplativa e cada vez mais rica e abundante. Para quem desenvolve este dom e se desocupa mentalmente, quando está em repouso, a transmissão de mensagens é farta e profunda. Porém, existem algumas condicionantes, dentre as quais, de que deve ser anotado o quanto antes o conteúdo inspirado. No caso do texto Bíblico, as suas mensagens emanadas do Espiritual, estão repassadas através de simbologias, figuras de linguagem, alegorias, metáforas e contextos históricos e geográficos. Como tal a Bíblia não é literal e sim passível de hermenêutica Teológica, consistente e conexa.
“O aquém é finito; o além é eterno. Quando a expectativa terminar a realidade vai se estabelecer e prosperar. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário