sábado, 15 de setembro de 2012

TEORI ALBINO ZAVASCKI



TEORI ALBINO ZAVASCKI
ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Presto através deste meio de comunicação,  a minha homenagem ao Ilustre e Notável Faxinalense, DOUTOR TEORI ALBINO ZAVASCKI, cuja família tinha significativo relacionamento com a nossa, social, política, cultural e economicamente. Fui amigo e colega de aula de seu irmão Dr. Olir Zavascki e estudamos na mesma escola do ensino fundamental, freqüentada pelo homenageado. Seu Pai Severino Zavascki, sempre foi um leal aliado de meu Pai, quando do exercício da cidadania política e nas  eleições vitoriosas deste como Prefeito Municipal.
O telefone tocou às 9h desta terça-feira. Foi assim que Pia Maria Zavascki, 97 anos, soube que o filho que saiu de casa para ser padre acabara de virar ministro do Supremo Tribunal Federal. Mas as ligações para anunciar boas novas não são novidade.
       Teori se destaca desde a infância. Ainda menino, escrevia e lia os discursos à bandeira feitos nos desfiles de 7 de Setembro. A irmã, Delci Zavascki Salvatori, disse que ele era bom na escola e sempre gostou dos livros.
Quinto irmão de sete filhos, Teori morou em Faxinal dos Guedes até a adolescência. Foi para um seminário em Chapecó, mas decidiu que não vestiria a batina. Aos 18 anos, seguiu o caminho de dois irmãos e rumou para Porto Alegre. Entrou para o curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A irmã diz que já faz tanto tempo que tudo iniciou que é impossível enumerar todos os cargos ocupados, mas afirma que a trajetória sempre foi ascendente. Ontem, o prodígio da  família chegou ao topo do Judiciário brasileiro.

       A mãe só lamentou a ausência do marido para compartilhar este momento. Ele partiu 42 anos antes da hora, mas ainda está bem presente na memória da mulher. Delci conta que, mesmo aos 97 anos, ela é bastante lúcida. Graças ao bom estado de saúde, o novo ministro pode fazer o que mais gosta nas duas visitas anuais à cidade. Passa o tempo tomando chimarrão na área de casa.
       O ministro também gosta muito de caminhadas e pedaladas. Até a década passada se aventurava no montanhismo junto com os filhos Alexandre e Francisco. Outra paixão é o futebol. O envolvimento com a bola levou a uma cadeira de conselheiro no Grêmio, cargo ocupado desde os anos 80.
        Ele também gostava de falar do esporte mais popular do país nos intervalos das sessões do Superior Tribunal de Justiça, em geral tocando flauta no colorado Gilson Dipp, vice-presidente do tribunal. “Mas agora estes dias ficarão para trás porque o novo escritório de Teori ficará na Praça dos Três Poderes.”
“Embora os astros sejam arredondados, como os ciclos; há possibilidade de movimento linear. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário