quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONTRASTE: CONCEITOS E EFEITOS


CONTRASTE: CONCEITOS E EFEITOS
Por Ernídio Migliorini   E-mail: ernidio@hotmail.com
CONCEITOS:
Contraste: (Αντίθεση) É a oposição entre coisas, eventos ou pessoas, uma  fazendo sobressair a outra; com diferenças bem distintas; um verdadeiro embate. É um fenômeno com o qual se pode diferenciar;  intensifica as diferenças.  O contraste aumenta quanto maior for o grau de diferença e maior for o grau de contacto, chegando ao  máximo contraste quando uma parte está rodeada por outra. O seu efeito  é recíproco.

Sinônimo: (συνώνυμο É a palavra, termo ou expressão de grafia diferente mas que têm sentido igual ou semelhante em relação a outra.  Uma palavra que substitui outra sem mudar o sentido; é o nome que se dá à palavra que tenha significado idêntico ou muito semelhante a outra. Os sinônimos são palavras da mesma categoria gramatical, com sentido parecido e com forma diferente, que podem intercambiar-se em determinados contextos com ou sem matizações de significado. dois conceitos que têm praticamente a mesma intenção.
Antônimo: (αντώνυμο)  É a palavras que têm sentido ou  significado contrário ao de outra palavra; oposto ou inverso uma da outra.
Termo: O termo é constituído por uma palavra ou por um grupo de palavras. É a menor unidade de representação do conceito e, como tal, indivisível;. é a designação do conceito e  tem o seu significado assegurado, mesmo fora de contexto, ou  isoladamente.  É etimológico puro, a causa das palavras.
Palavra: ( grego parabolé) É  um conjunto de letras ou sons de uma língua, juntamente com a idéia associada a este conjunto. A função da palavra é representar o pensamento humano como  uma unidade da linguagem humana. Com aspecto semântico,  gráfico,  glótico,  vocabular e terminológico; um conjunto de morfemas, que combinadas formam frases. A palavra é composta de um núcleo semântico que é sua base mórfica ou raiz. e elementos ou morfemas periféricos.
CORRELAÇÃO CONTEXTUAL:
O que existe e acontece não é por acaso; tudo tem uma função, um motivo e uma finalidade articulativa  de conexão funcional e  operacional complementar.
É uma manifesta e indispensável interdependência para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade do status quo e de todo o macro sistema.
PAPEL DO CONTRASTE;
O contraste é fator preponderante, indispensável e decisivo para: comparar, classificar, categorizar, organizar, separar, diferenciar, avaliar, premiar, reciclar, distinguir e ações similares. Sem contraste haveria somente único, inexistiria diversidade e dinâmica.
Chega-se, extremando o raciocínio à expressão vulgar “do mal necessário.”
Se não houvesse:  Não haveria:
Trevas                    Luz
Mal                         Bem
Feio                        Bonito
Pequeno                 Grande
Ódio                        Amor
Silêncio                   Ruído
Em baixo                 Em cima      
Antes                       Depois
Presente                  Passado/Futuro
Atrás                        Frente
Doença                    Saúde
Derrota                    Vitória
Súditos                     Reis
Oposto                      Posto
Contrário                  A favor
Estática                    Dinâmica
Morte                        Vida
Nada                          Energia
E assim, sucessivamente, todos os contrários e opostos entre si. Porque o contraste é exatamente o parâmetro de todos os conceitos da diversidade
¨A única fórmula para reformar o mundo é através da purificação das consciências. (EM).” 




Nenhum comentário:

Postar um comentário