domingo, 3 de abril de 2011

SUTILEZAS VERBAIS


SUTILEZAS VERBAIS
Por Ernídio Migliorini
Não diga: empregando gíria. Diga: empregando a linguagem correta.
Não diga: repetindo tudo o que sabemos, sobre os nossos erros e deficiências. Diga: qual é a solução sugerida para a sua  resolução.
Não diga: só por dizer.  Diga: só depois de pensar, ponderar, conhecer, ter uma opinião formada por um verdadeiro juízo de valor.
Não diga: o meu melhor. Diga: procurarei fazer da melhor maneira.
Não diga: este daqui. Diga: este aqui.
Não diga: eu  vivo, tenho tantos anos de vida. Diga: eu existo, tenho tantos anos de existência.
Não diga: eu sou diretor, presidente, proprietário...Diga: eu estou diretor, presidente, proprietário...
Não diga: tem tantos anos que te conheci. Diga: te conheci há tantos anos.
Não diga: palavras depreciativas, ofensivas, humilhantes e destrutivas. Diga: palavras estimulantes, elogiosas, sinceras e construtivas.
“Primeiro alienam a qualidade, depois os valores e a  autoridade; prosseguem postando-se auto-suficientes.  Nem mais os pais, familiares, professores e igrejas são poupados. Resultado a violência, a  criminalidade e o banditismo banalizados ao extremo; imperando incontrolavelmente. (EM)”


Nenhum comentário:

Postar um comentário