terça-feira, 25 de janeiro de 2011

RESOLUTIVIDADE



RESOLUTIVIDADE
Por Ernídio Migliorini
Resolutividade é a capacidade individual ou institucional para resolver problemas, cuja avaliação é executada pelo “Indicador Percentual de Resolutividade Periódica”.
Exige intencionalidade, planejamento, metas e ações estratégicas,  persistentes, eficazes, circunstanciais,  factíveis e criativas. Pensar,  decidir, realizar e concluir.
Soluções possíveis, concentrando a mente no sucesso; cientes de que somos resultado das nossas experiências e devemos aproveitá-las para inspirar novas soluções; porque   só podemos acolher as oportunidades da vida, se estivermos com as mãos disponíveis e o coração aberto para recebê-las e aproveitá-las.
Ocupar-se é resolutivo,   para não dar lugar à resistência do Eu Interior;  e agarrar firmemente o leme de nossa vida; conscientes de que, a chave mestra é aquela que abre todas as portas e ela está dentro de cada um de nós, basta encontrá-la; mas,  esta chave, vive sempre cercada de medos que procuram escondê-la de nós.
Lograr êxito na resolutividade, implica na determinação e prática de mudanças, sempre que for necessário; porque, aquilo que é novidade agora, envelhece rapidamente; tudo está em constante mudança.
Um contexto resolutivo engloba: necessidade de conhecimento, informações, coragem,  riscos estratégicos e oportunidades.
Todo o problema, pode ser ao mesmo tempo,  a causa geradora de forças para superá-lo e oferecer sábias lições positivas.
Impregnar-se de crença, inflamada pela motivação, é primordial.
Ver estímulo nas coisas e nas tarefas, é energia implementadora e incremenadora da prática eficaz da resolutividade.
Imprimir a postura da cortesia e respeito no  trato alheio; e a construção de parcerias solidárias estruturantes, como paradigma.
Definir os problemas com clareza, afastar o temor, considerar que para superá-los é essencial  admitir a sua existência e encará-los de frente; afastando o medo da mudança; leva à sua resolução.
Avaliar-se-á cada idéia resolutiva e optar-se-á pelas possíveis.
Desenvolver o hábito e o prazer resolutivo; como fator de satisfação pessoal; e ritualizar a prática da resolutividade
Estabelecer metas e datas para o seu cumprimento.
“Processualística resolutiva: universal, indispensável e seqüencialàproblemaàinterpretaçãoàequaçãoàresoluçãoà
SOLUÇÃO. (EM)”


                                                                                  
                      
                      
                      
                      
                      
                                            

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário