terça-feira, 25 de janeiro de 2011

COMPORTAMENTO


COMPORTAMENTO
  
   1àÉ o conjunto  de procedimentos ou reações do indivíduo, em relação a si próprio, às pessoas e ao ambiente que o cerca; nas diversas circunstâncias, exteriorizando os seus atos  interiores e necessidades.
   Cada vez mais os humanos se aprofundam no estudo,  para o conhecimento de si mesmos e dos outros, sob o ponto de vista comportamental.
   2àO homem atual apresenta estados de ansiedade e angústia e tem a tendência natural de considerar a sua problemática individual, de forma prioritária, fazendo de si  e das suas vivências o ponto de referência do Universo. Está buscando exaustivamente, o seu autoconhecimento, para resolver as suas preocupações mais íntimas.  Evitando sentimentos que baixam  a sua auto-estima. O desconhecimento do eu interior, contribui para a formação de inquietude e  ansiedade. Aquele que se conhece, produz um equilíbrio de forças
Capacitadoras para atuar de maneira consciente e produtiva, na resolução dos seus problemas. Todos tem problemas consigo mesmos, mas não significa anormalidade psíquica. Isto exige emprego de energia psíquica; gera desgastes, uma sensação interna de apatia e perda de motivação. Temos um vazio interior que precisa ser preenchido As pessoas precisam-se mutuamente e formam vínculos sociais, com intencionalidade de conseguir algo; entrando em entendimento, para lograr êxito, através de uma interação produtiva; com conceitos pré-formados,em situações  passadas estereotipantes.
   3àNo comportamento existem fatores inerentes a cada indivíduo; condicionantes internas e externas; influenciadores diretos e indiretos. Mudanças em função de localização, tempo, circunstâncias, aspectos motivacionais, intencionais, estímulos e imposições. Em tese temos três facetas interiores: a positiva: manifesta criatividade, iniciativa, fé, amor, caridade, ambição sadia, motivação;  negativa: medo, egoísmo, passividade, crítica, descrença, desmotivação  e a neutra: decide.
Deve-se alimentar a positiva; porque só encontra-se o que se procura. Formando pensamentos, ações, atitudes e hábitos positivos.
  4àO indivíduo está o tempo todo praticando comportamento; porque vive uma dinâmica mental e física ininterrupta. Inicia pelo comportamento mental: pensa, abstrai, elabora, produz, vive emoções, sentimentos e vai colecionando experiências de vida. O comportamento fisiológico do organismo, o repouso, o alimento, o saciamento da sede, a expulsão dos sólidos e líquidos o , a função sexual, o processo higiênico e aparativo, os movimentos físicos.
   5àCada comportamento utiliza o reduto dos recursos pessoais, que vai se recompondo a cada obstáculo vencido, retroalimentando  o seu ego, predispondo-o a enfrentar novas e futuras etapas da sua existência. É comum os que observam o comportamento alheio, ter uma percepção distorcida da real maneira de ser de cada indivíduo observado. Precisa separar o prático do que apenas teórico. Os estudiosos procuram investigar as reações humanas para chegar o mais próximo possível dos reais porquês da conduta humana. Como as pessoas vivem e resolvem os seus problemas no seu contexto.  A intenção primeira de cada indivíduo é ser produtivo; se isto não ocorre é por inadequação pessoal. Toda a pessoa problema para os ouros é antes, um problema para si mesma. Cada um é resultado das suas características inatas, das experiências vividas, ou seja dos fatos pertencentes à sua história  existencial. Mas, não há bagagem inata idêntica e nem experiências existenciais iguais.
Existem características duradouras de comportamento  de uma pessoa, decorrentes da sua historia de desenvolvimento, objetivos e problemas enfrentados; as suas idiossincrasias significando a sua personalidade total. Ninguém é impassível diante de uma realidade percebida;  depois da própria pessoa o que há de mais importante, são as outras pessoas; para interação, sentimentos e conhecimento humano. Pensamos, erroneamente, que a aparência reflete o interior pessoal. Não se encontrou até agora, um principio unificador, que exprima a unidade essencial da pessoa.
   6àO comportamento relacional: familiar, escolar, social, profissional e espiritual, decorre da necessidade de convivência e ajustamento circunstancial. Destes deriva o comportamento reacional; peculiar de cada indivíduo, num determinado evento, que lhe afete por qualquer motivo. O comportamento individual configura a postura pessoal: digna/indigna; adequada/inadequada segundo os padrões vigentes. Neste aspecto deve-se ponderar a lógica, a complexidade e o impalpável psíquico do comportamento humano. O comportamento atual tende a ser fruto das experiências anteriores, armazenadas no inconsciente; do qual só pode-se levantar hipóteses diagnósticas, empregando a catarse. As condutas atípicas indesejáveis geram queixa
   7àO processo pessoal subjetivo, o comportamento, a postura individual e afins, produzem tendências: opções manifestadas ou não para escolher entre várias alternativas apresentadas. Uma vontade natural, irrefletida, subconsciente, atrativa que influencia o comportamento.
8àA  ciência ainda não desvendou o aspecto impalpável do psiquismo humano e as suas funções: inteligência, emoções, memória e similares. A única forma, no momento é a observação do comportamento aparente, pressupondo o que ocorre interiormente, inferindo características próprias individuais. Num tratamento psíquico, o medicamento é apenas um coadjuvante, é necessária a ação mental  do próprio indivíduo a seu favor. Cada indivíduo é um campo de forças que se insere em outro campo de forças, o grupo social. A atitude do indivíduo em cada circunstância, ocorre em função da relação dinâmica com a sociedade, assumindo papéis  com boa ou má vontade.
9àNos comportamentos mais simples do indivíduo, um grande número de variáveis interagem: a bagagem inata, o ambiente, as experiências adquiridas ao longo das suas fases evolutivas: infância, adolescência, adulta e ocorrem condutas inesperadas; fugindo à idéia de Lei Universal e impossibilitando a compreensão completa comportamental; porque não se pode trabalhar experimentalmente com motivação e emoções humanas. O homem é a medida de todas coisas, das que são e das que não  são. Num ambiente agradável e de manifesta amizade o indivíduo é mais produtivo. As pessoas com nível intelectual alto, detestam atividades rotineiras e complexidade limitada. A normalidade psíquica só pode ser vagamente entendida por causa da sua patologia. Apenas se pressupõe, que o indivíduo ao decidir racionalmente, conheça todo o curso e conseqüências decorrentes. Na estrutura do comportamento, o consciente e o inconsciente mais profundo da personalidade atuam.
10àA infância é capital e etiológica na formação da personalidade individual; fonte de traumas e deformações no comportamento adulto. Nesta fase aprende-se a fazer distinções das diversas feições, das funções dos objetos e os seus riscos, boas maneiras e manhas. Por estímulo e aprendizagem Por outro viés, tudo aquilo que entorpece a realidade, relaxa a censura, desejos recalcados, lembranças reprimidas, tem maior facilidade de aflorar no comportamento. À medida que o individuo  conhece a sua personalidade, avalia  papel que desempenha, aprende a lidar consigo mesmo e melhora o seu desempenho comportamental.
11àA personalidade é a maneira de ser de cada um: hábitos, motivações psíquicas, relacionamento, constituição física, potencial intelectual, traços afetivos, interesses e influência de experiências vividas, sob a forma de uma máscara. As pessoas são diferenciadas, nos seus desempenhos,  por causa das variáveis inatas e adquiridas.
12àO comportamento está sempre sujeito à variáveis e condicionantes como: presenças, sensações, sentimentos, emoções, opiniões, avaliações, necessidades, inserção, controle, afeição, tentativas, opções.
13àComportamento operante e aquele que ao ser praticado, por suas idéias e ações, da inicio a atos que resultam em um padrão de interação, voltado à solução de problemas comuns; pela habilidade de persuadir as pessoas a seguí-lo naturalmente; porque também satisfaz aos seus anseios e cria-se um ambiente de identidade social. Pela lógica o comportamento tem como motivação  buscar a sobrevivência, a segurança, a satisfação e a estimulação; para satisfazer as necessidades primárias, secundárias e supérfluas.
14àPara conviver em sociedade, é indispensável, que cada indivíduo construa dentro de si, o pensamento, a idéia, a atitude e a postura permanentemente aperfeiçoável, de um comportamento ajustado socialmente; consciente de que terá bônus e ônus. Deve iniciar pelo seu próprio ajustamento, diante dos desafios da morte, incapacidade, dependência, angústia, cólera, temor, ansiedade; admitindo que o Universo é responsabilidade por si próprio, empregando as suas força para dar significado à sua existência. Num contexto, uma pessoa-problema, é antes de tudo um problema para  ela própria. Melhor do que saber fazer é saber ser. Estar ajustado é saber atender às necessidades e motivações pessoais, de forma objetiva, inteligente, sutil e produtiva. Eu sou o que faço e segundo a minha capacidade de resolver conflitos. Não ignorar o conflito/não pensar que ele se resolve sozinho/avaliar em que ameaça e se for solucionado o que muda/agir e buscar apoio.
As pessoa madura, tem objetivos, é espontânea, ataca os problemas com energia, é organizada, percebe conhece-se, é  diplomática e produtiva e austera.
15àGLOSSÁRIO:
Etiologia: estudo da  causa das doenças.
Idiossincrasia: Maneira peculiar de ver, sentir e reagir de cada indivíduo.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário