segunda-feira, 26 de outubro de 2020

ANÁLISES

.

ANÁLISES

E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

 

Funcionários extremamente qualificados e inteligentes são alçados a uma posição de liderança.

Pessoas com sólidas e extraordinárias capacidades intelectuais e habilidades técnicas que são promovidas a uma posição de liderança e constroem uma carreira brilhante.

Identificar líderes em potencial é uma arte.

O estilo pessoal de líderes de excelência varia muito: alguns são contidos e analíticos, enquanto outros proclamam suas ideias.

Situações diferentes exigem tipos diferentes de liderança.

Os líderes mais eficazes geralmente têm um ponto crucial em comum: todos mostram elevado grau de Inteligência Emocional.

       O QI e a competência técnica são “qualidades iniciais” e pré-requisitos no começo da carreira do executivo.

       A inteligência Emocional é uma condição sine qua non de liderança.

Sem a Inteligência Emocional a pessoa não se tornará um grande líder.

Inteligência Emocional é o conjunto de cinco habilidades: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e destreza social.

Competências individuais que são responsáveis pelo excelente desempenho do profissional dentro de organizações:  Habilidades estritamente técnicas (contabilidade e planejamento),  Habilidades cognitivas (raciocínio analítico) e Competências que revelam inteligência emocional (capacidade de trabalhar em equipe e eficácia em liderar mudanças).

Autoconhecimento: conhecer seus sentimentos, seus pontos fortes e fracos, suas motivações e seus objetivos – e o impacto que tudo isso provoca sobre outrem.

Autocontrole: controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito nocivos.

Motivação: ser motivado por conquistas. Paixão pelo trabalho e por novos desafios. Disposição incansável para melhorar e otimismo diante do fracasso.

Empatia: levar em conta os sentimentos dos outros, sobretudo ao tomar decisões.

Destreza Social: administrar relacionamentos para conduzir as pessoas na direção desejada.

Característica da Inteligência Emocional no trabalho: a seguir... Autoconhecimento: autoconfiança, autoconhecimento realista, senso de humor autodepreciativo. Autocontrole: confiabilidade e integridade. Tranquilidade diante da ambiguidadee abertura para mudanças. Motivação: Ímpeto para a realização. Otimismo diante do fracasso. Comprometimento organizacional. Empatia: Expertise em formar e reter talentos. Sensibilidade para diferenças culturais. Dedicação aos clientes. Destreza social: Eficácia em liderar mudanças. Poder de persuasão. Expertise em formar e liderar equipes. Autoconhecimento é o primeiro componente da inteligência emocional. O oráculo de Delfos já sugeria: “Conhece-te a ti mesmo”.

Pessoas com elevado nível de autoconhecimento não são nem críticas nem otimistas em excesso, mas honestas consigo mesmas e com os outros.

Autoconhecimento implica conhecer seus valores e metas. Quem tem grau elevado de autoconhecimento sabe aonde vai e por quê.

A tomada de decisões está no cerne de nossa vida pessoal e profissional.

Líderes tomam decisões em grande parte segundo processos inconscientes, Neurocientisticamente chamados de reconhecimento de padrões e associação emocional.

Três condições são essenciais para a eficiência de um grupo: confiança entre seus membros, sentimento de identidade de grupo e senso de eficácia de grupo.

Para ser mais eficaz, a equipe precisa criar normas de inteligência emocional – as atitudes e os comportamentos que posteriormente se tornarão hábitos – que dão suporte a comportamentos que construam confiança, identidade e eficácia de grupo.

31. Principais características de quem tem É preciso uma atmosfera de equipe na qual as normas influenciam emoções de modo construtivo e constroem a capacidade emocional.

Inteligência Emocional, a pessoa é consciente das emoções e é capaz de regulá-las, para si mesma e para fora, para os outros.

     “Competência pessoal” é a qualidade de se ter consciência das próprias emoções e de regulá-las. “Competência social” é a consciência e a regulação das emoções dos outros.

Os Líderes dão o tom, por isso precisa estar atento às suas ações e à maneira como é percebido pelos outros.

Resiliência é algo que só descobrimos que temos depois de passar por alguma experiência.

Quando o desastre bater à porta, sejamos criativos. Façamos o melhor que pudermos com o que temos, usando os recursos de modos inusitados, e imaginando possibilidades que os outros não veem.

36. Pessoas resilientes possuem três características: uma aceitação ferrenha da realidade; uma crença profunda, com frequência baseada em valores enraizados, em que a vida tem sentido; e uma capacidade excepcional de improvisar.

     “Não devemos nunca esquecer que podemos encontrar o sentido da vida mesmo quando confrontados com uma situação desanimadora, quando enfrentamos umdestino que não pode ser mudado”.

Bricolagem é um tipo de criatividade, a capacidade de improvisar uma solução para um problema sem ter as ferramentas ou os materiais adequados. Os “bricoleurs” estão sempre mexendo em alguma coisa.

Quanto mais alto um gerente chega na hierarquia, mais importantes para seu sucesso são as habilidades interpessoais de liderança.

 A maturidade emocional envolve uma mudança fundamental na autoconsciência e no comportamento, e essa mudança requer prática, diligência e tempo.

A competência emocional é o principal impulsionador do sucesso de um líder.

“Em tudo, fica evidente a importância capital do poder da mente e o seu sábio, prudente e estratégico uso em cada circunstância existencial; (EM).” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário