sábado, 16 de março de 2019

MENTE, ESPIRITUALIDADE, CORPO


MENTE, ESPIRITUALIDADE, CORPO
e-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
A plenitude mente, espiritualidade e corpo é necessária e possível! A integração de mente e corpo com espiritualidade é o comportamento que conduz à realização pessoal. A busca do que desejamos realizar em todos os ramos da nossa existência é algo que transcende, além do pensamento. É necessário operar a sutileza que está embutida em todos os nossos recursos psíquicos e físicos, que conjugada, adequadamente e estrategicamente, acionam o potencial da nossa formulação essencial individual, gerando concretizações desejadas pessoalmente e coroadas de lógica total.
Quem não age juntando fatores gera o problema de separar e a dualidade dissocia corpo da mente e da espiritualidade. O segredo está no equilíbrio, na junção dos opostos: sentir com apreensão e pensar com amorosidade. A junção entre o pensar e o sentir resulta na ação harmoniosa e coerente. Dessa forma, unindo espiritualidade e corpo em direção ao caminho da plenitude. Isto englobado é psicossomática.
Nas primeiras páginas da Bíblia é narrada a criação de ser humano, o Adão, que do hebraico é adamá significando barro, após ser construído do barro, recebeu um sopro divino que deu a ele o folego da vida. Pode-se perceber que o corpo moldado nada mais era do que um local onde seria depositado um algo maior. A mente e o sopro divino que o animaria. Temos então o corpo como espaço associado à mente, às emoções, sentimentos, desejos...  Este corpo é perecível, a mente conforme o seu comportamento pode ser eterna. 
 A Ciência busca sempre algo mais palpável, menos subjetivo do que outras concepções. Através da Neurociência, principalmente, explica o fenômeno inquestionável do impacto real que é ocasionado na existência dos indivíduos, quando se soma no processo de busca: mente, espiritualidade e corpo, em relação às realizações pessoais, surpreendentes quando a citada conjugação de esforços for plenificada.
Estudos descobrem que descargas elétricas ocorrem no cérebro propiciando a comunicação das células neurais, pelas conexões do sistema nervoso central. Mas mesmo a alma desaparecendo para a Ciência e surgindo em seu lugar a mente, os mistérios continuaram e continuarão durante muito e muito tempo.  A psicossomática segue nesta direção, estudando estas relações entre corpo e mente, utilizando-se de uma visão holística. Donde resulta a medicina integrativa. Indissociável, a saúde como bem-estar e qualidade de vida pressupõe o equilíbrio e a harmonia entre os pilares mente-corpo-espiritualidade. O uso de abordagens complementares e integrativas para a saúde e o bem-estar cresceu mundialmente nos últimos anos. Estudos demonstram como movimentos corporais, massagem, meditação e plantas medicinais, entre outras, contribuem para a saúde de maneira integrada e harmoniosa com a abordagem convencional, colaborando também para a melhoria da qualidade de vida. O campo da medicina integrativa ressalta a importância do vínculo terapêutico entre o profissional e o paciente a partir de uma compreensão ampliada do ser humano e da natureza. Com o passar do tempo, os recursos citados acima foram reconhecidos como positivos ao tratamento de doenças, e o termo antes utilizado, que alternativos, agora passou a ser complementar. Os pacientes são mais bem acolhidos e compreendidos.
Percebendo a importância da saúde integrativa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma área técnica específica dedicada à medicina tradicional, complementar e integrativa (MTCI).
A saúde também é mantida pela alegria de viver. A primeira reação diante do problema é: como resolvê-lo?. A saúde está ligada à mente, ela manda no corpo. A ioga, alimentação saudável, a prática antroposófica, massagens terapêuticas, holísticas e tântricas, a meditação, a atividade física, a homeopatia, boas leituras, a terapia, fazem parte do grande conjunto de ações que protegem o ser humano e fazem enorme diferença para manter coração, corpo, mente e espiritualidade saudáveis. Tratar o corpo, cuidar da mente. Medicina preventiva tem a ver com olhar o corpo e a mente de maneira mais sutil. A saúde da mente está em saber administrar as emoções e a atenção. Saber respirar. A respiração resolve metade dos problemas da vida.
“(A saúde do corpo passa necessariamente pela saúde da mente e pela crença na espiritualidade, a despeito do imenso mistério que cerca a fé, em virtude do seu processo de invisibilidade. (EM)”





Nenhum comentário:

Postar um comentário