quinta-feira, 8 de novembro de 2018



ASTROLOGIA
Conceito: Astrologia é uma pseudociência que estuda os corpos celestes e as prováveis relações que possuem com a existência das pessoas e os acontecimentos na Terra. Do grego astron, significa “estrela” ou “astros”, e logos, “estudo”. Estudo dos astros. Astrologias mais conhecidas: chinesa, indiana, asteca e ocidental. O conhecimento astrológico é universal, inúmeras civilizações utilizam este tipo de saber, destacando-se os maias, astecas, hindus, incas, druidas, gregos e romanos. A partir da estrutura do zodíaco criou-se a ideia chamativa e sugestiva de que o destino dos indivíduos está na relação direta do caráter com a posição de cada signo do zodíaco.
Tipos de Astrologia
->Astrologia natal: estudo do mapa natal e seus desdobramentos;
->Astrologia horária: o ramo divinatório da Astrologia;
->Astrologia eletiva: a determinação do melhor momento para empreender algo;
->Astrologia mundial: correlação entre eventos históricos e aspectos entre os planetas lentos;
->Astrologia agrícola: o uso da posição dos planetas nas práticas agrícolas.
Astrólogos: Praticam a astrologia  utilizando informações sobre a posição dos planetas do Sistema Solar, constelações e demais movimentos de corpos celestes para supostamente prever o futuro ou traçar um perfil sobre a personalidade das pessoas. Possuem métodos intrinsecamente relacionados com doutrinas, filosofias e religiões. A astrologia surgiu na antiguidade. Cada cultura e civilização desenvolveu um modelo particular de interpretação dos astros e estrelas.
Horóscopo: Principal ferramenta da astrologia, uma espécie de guia e oráculo, que supostamente prevê acontecimentos importantes da existência dos indivíduos. Baseado nos doze signos do zodíaco, de acordo com a astrologia ocidental: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Signos do Zodíaco: Cada signo remete a um período aproximado de trinta dias no calendário. Os signos são atribuídos às pessoas conforme a data de nascimento. Cada signo do zodíaco é baseado em uma constelação, que podem ser observadas da Terra a olho nu durante o céu noturno.
Os signos levam o nome das doze constelações que estão na linha do zodíaco.
O signo do zodíaco de uma pessoa é definindo a partir da observação do Sol (signo solar), verificando em qual constelação ele está localizado no momento do nascimento do indivíduo.
De acordo com a astrologia, os signos do zodíaco têm o poder de definir a personalidade ou influenciar o curso da existência de uma pessoa.
Na Astrologia, o signo ascendente é o signo do Zodíaco que estava surgindo no horizonte no momento do nascimento da pessoa. Representa as características que surgem num primeiro olhar imediato, aquilo que irrompe de uma pessoa quando ela se coloca diante do mundo.
Os signos do zodíaco representam características da psicologia humana na forma que segue:
Áries: ação, impetuosidade, impulsividade.
Touro: calma, possessividade, inércia.
Gêmeo: dúvida, dispersão, movimento.
Câncer: sentimento, acolhimento, intuição.
Leão: honra, egocentrismo, coragem.
Virgem: espiritualidade, humanismo, perfeccionismo.
Libra: equilíbrio, diplomacia, diálogo.
Escorpião: intensidade, sexualidade.
Sagitário: objetividade, individualidade.
Capricórnio: persistência, trabalho, resistência.
Aquário: originalidade, criatividade, eloquência.
Peixes: sensibilidade, sensitividade, idealismo.
Os signos do zodíaco regem as partes do corpo na forma que segue:
Áries: cabeça
Touro: pescoço e garganta
Gêmeos: pulmões, braços e ombros.
Câncer: peito, seios e estômago.
Leão: coração e parte superior das costas
Virgem: abdômen e aparelho digestivo
Libra: rins, região lombar e pele.
Escorpião: genitais
Sagitário: quadris e coxas
Capricórnio: joelhos, ossos e pele.
Aquário: pernas e tornozelos
Peixes: pés
Pedras zodiacais
Áries -- Jade, Diamante.
Touro -- Cristal de Rocha, Esmeralda.
Gêmeos -- Crisoprásio, Pérola.
Câncer -- Pedra da Lua, Rubi.
Leão -- Cornalina, Peridoto.
Virgem -- Aventurina, Safira.
Libra -- Lápis-lazúli, Opala.
Escorpião -- Turmalina, Topázio.
Sagitário -- Olho-de-tigre, Turquesa.
Capricórnio -- Zircão, Granada.
Aquário -- Heliótropio, Ametista.
Peixes -- Ônix, Água-marinha, ametista.
Casas Astrológicas:
–> Casa 1 – Ascendente – o corpo físico.
–> Casa 2 – o dinheiro, as coisas que ajudam a casa 1, como por exemplo um assistente pessoal ou um advogado.
–> Casa 3 – irmãos, viagem, a religiosidade prática das pessoas.
–> Casa 4 – o pai, a família, a casa, a terra, o país natal, os bens imóveis, objetos perdidos, tesouros enterrados, etc.
–> Casa 5 – filhos, diversão, o sexo, propriedades do pai, embaixadores.
–> Casa 6 – doença, defeitos do corpo, trabalho penoso, escravos, pequenos animais, inimigos.
–> Casa 7 – inimigos, marido, esposa, amor, casamento, parcerias, combates, processos legais.
–> Casa 8 – Morte, assassinato e outras causas para a morte, heranças, pobreza, dinheiro da esposa, gastos.
–> Casa 9 – Espiritualidade, Viagens, religião, seriedade, conhecimento, filosofia, confiança, visões, sonhos e profecias.
–> Casa 10 – o rei, o governador, autoridade, nobres, sucesso, fama, carreira, comércio, profissão, a mãe.
–> Casa 11 – felicidade, amigos, rezas, coisas que ganhamos do nada ou repentinamente, coisas que nos ajudam, amor, longevidade, dinheiro do trabalho.
–> Casa 12 – inimigos secretos, miséria, ansiedade, prisões, asilos, dividas, autodestruição, doenças, principalmente as mentais e as crônicas, que causam longa hospitalização, escravidão, animais grandes, exilio, depressão, bruxaria.
Planetas:
–> Saturno – grande maléfico – ordem, restrição, ossos, problemas, reis, mendigos, velhos, melancolia – seu ciclo demora 29 anos.
–> Júpiter – grande benéfico – advogados, justiça, benevolência, chuvas, filhos, fama e fortuna, sorte, alegria, filosofia e sabedoria – 12 anos.
–> Marte – pequeno maléfico – soldados, brigas, violência, coragem, homens jovens, irmãos, viagens – 2 anos e meio.
–> Sol – o rei, o coração, o poder, as autoridades, a coragem, a força, o olho direito, a força vital, o pai, o marido – 1 ano.
–> Vênus – sexo e casamento, diversão, bebidas e alegria, vestidos, coisas bonitas, a esposa, a amante – 1 ano – nunca se separa muito do sol.
–> Mercúrio – mensageiros, a escrita, a fala, escravos, nem homem nem mulher, nem bem nem mal, a inteligência, o cérebro, todos que trabalham com palavras e números – 1 ano, sempre muito próximo do sol.
–> Lua – a emoção, a esposa, a mãe, o corpo físico, a fertilidade, a mente, os leva-e-traz, a prata, os objetos perdidos, os fugitivos, etc, 1 mês.
Mapa astral: É o estudo detalhado sobre as condições e posições de todos os corpos celestes no momento do nascimento de uma pessoa. A partir da construção deste mapa astral inicial é possível observar as trajetórias de cada planeta e constelação ao longo da existência da pessoa. Considerando que cada corpo celeste é dotado de um poder, personalidade e interpretação diferente; a análise destes dados em conjunto com algumas informações sobre determinado indivíduo, ajudaria a responder questões sobre o seu futuro, a sua personalidade e a opção pelas melhores decisões ao longo de sua existência. Os mapas astrológicos são apresentados em forma de círculo, Este círculo foi dividido em 12 partes iguais chamadas Casas. Cada casa corresponde a um signo do zodíaco e governa um assunto específico. Na medida em que os planetas se movem e giram pelo céu através dos signos zodiacais, criam aspectos de graus matemáticos entre si que nos afetam e mudam nossas energias. E nós reagimos a essas vibrações e ritmos cósmicos, assim como a natureza. Quando duas pessoas se relacionam, formam um mapa de relacionamento Sinastria. Os resultados destas combinações específicas podem favorecer ou desfavorecer as necessidades emocionais, físicas e mentais dos envolvidos.
Significado de Zodíaco: Roda da vida ou roda animal. É uma zona da esfera celeste, que se prolonga a 8,5º de uma a outra parte da eclíptica, e na qual se movem o Sol, a Lua e todos os outros grandes planetas e planetoides. A astrologia divide a mesma zona da esfera cósmica em doze partes, cada uma com 30º de longitude, os signos do zodíaco.
Zodíaco Chinês: Na astrologia chinesa, os doze animais que formam os signos do zodíaco representam um reflexo do próprio Universo. Rato (Shú), Boi (Niú), Tigre (Hú), Coelho (Tú), Dragão (Long), Serpente (Shé), Cavalo (Ma), Carneiro (Yáng), Macaco (Hóu), Galo (Ji), Cão (Gou)e Porco (Zhu). Os signos ocidentais são divididos por meses do ano, os signos chineses são definidos por ano. Cada ano representa um animal específico do horoscopo chinês.
Cruzamento do Sol: Devido à precessão dos equinócios, o Sol atualmente cruza Áries de 18 de abril a 12 de maio, Touro de 13 de maio a 20 de junho, Gêmeos de 21 de junho a 19 de julho, Câncer de 20 de julho a 9 de agosto, Leão de 10 de agosto a 15 de setembro, Virgem de 16 de setembro a 30 de outubro, Libra de 31 de outubro a 22 de novembro, Escorpião de 23 de novembro a 28 de novembro, de 29 de novembro a 16 de dezembro, Sagitário de 17 de dezembro a 18 de janeiro, Capricórnio de 19 de janeiro a 15 de fevereiro, Aquário de 16 de fevereiro a 11 de março e Peixes de 12 de março a 17 de abril.
Aspectos Gerais:
->As inúmeras constelações foram descritas pelo homem por considerar a sua existência através da subjetividade, ou seja, não existem propriamente no céu, mas estão em nossa mente. As constelações não possuem uma forma única, para cada signo.
->Nenhum estudo científico realizado mostrou a eficiência da astrologia para descrever personalidades ou fazer previsões. Alguns testes psicológicos mostram que é possível elaborar descrições de personalidade e previsões suficientemente genéricas para satisfazer a maioria dos membros de um grande público ao mesmo tempo. Este é o efeito conhecido como o Efeito Forer. A astrologia é uma protociência; uma área de estudo que ainda não possui comprovação científica, que se baseia na observação do céu e dos astros com a finalidade de prever épocas mais adequadas para o plantio, colheita e pesca. De modo gradativo, o conceito de previsão astrológica se estendeu para a política, monarquia, aspectos sociais e outras áreas. Na baixa Idade Média, a astrologia ressurgiu e se fortaleceu com o resgate da arte e filosofia da antiguidade. Nesse mesmo período, os conceitos matemáticos passaram a fundamentar o estudo da astrologia. No final do século XX, é associada aos fundamentos psicológicos do suíço Carl Jung e, paralelamente, assume uma função menos voltada para a previsão e consolida-se como uma ferramenta utilizada também em técnicas psicológicas de autoconhecimento. Correntes de estudo mais recentes buscam traçar uma linha de conectividade entre a astrologia, em seu estado puro, e a comprovação científica. Um paralelo entre astrologia e biologia determina uma relação entre os ciclos circadianos, período de um dia no qual, por influência da luz solar, se baseia o ciclo biológico humano. A variedade de raios cósmicos que chegam à Terra também são alvos de estudos científicos e astrológicos. A astrologia consolida-se como uma das mais significativas vertentes de estudo e pesquisa de grupos esotéricos e uma importante ferramenta que complementa outras áreas de estudo, sejam elas científicas ou não. A necessidade de conhecimento da posição dos planetas levou ao desenvolvimento da astronomia.
Instituto Paulista de Astrologia
Pioneiro no ensino de Astrologia Científica no Brasil, o Instituto forma astrólogos desde 1969, todos certificados pela ABA. Já formou grandes nomes da astrologia brasileira, oferecendo os cursos de astrologia básico, intermediário e superior, além de especializações e reciclagem. O primeiro dura 2 anos e meio, o segundo 2 semestres e o terceiro 4 meses.
A característica fundamental da ciência é basear-se na observação da natureza e na experimentação.

“Ordem, organização, confiabilidade, responsabilidade, compromisso, conveniência, conhecimento de causa, austeridade, prudência e ação adequada no momento certo garantem credibilidade pessoal e profissional e reforça o que configura Um Diploma Acadêmico. (EM).”













Nenhum comentário:

Postar um comentário