terça-feira, 24 de abril de 2018

OBSTÁCULOS


OBSTÁCULOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Sempre há uma oportunidade de transformar as adversidades para a vantagem pessoal.
O obstáculo no caminho torna-se o caminho. Dentro de cada obstáculo há uma oportunidade para melhorar a nossa situação. Porque as coisas que ferem ensinam.
Precisamos sempre encontrar nas circunstâncias algum benefício e utilizá-lo como combustível para avançar. Ter um julgamento objetivo em cada ocasião, uma  ação altruísta e aceitação adequada e sóbria de todos os eventos externos.
A superação de cada obstáculo começa pela forma como olhamos para os problemas específicos; a nossa atitude ou abordagem deles; a nossa percepção, que é como vemos e  entendemos o que ocorre ao nosso redor;  o que  decidimos; e o que esses eventos significam.
Tudo pode ser uma fonte de grande força ou grande fraqueza. Se estivermos desanimados, subjetivos e não conseguimos enxergar as coisas de perto, acabamos agregando isto aos nossos problemas. Para evitar eventos negativos do cotidiano, devemos aprender a limitar a paixão e controle da nossa existência.
É preciso muita habilidade e disciplina para mandar as percepções ruins para longe. Concentrar-se nos sinais confiáveis e filtrar as expectativas e o medo. Realmente vale a pena,  pois, agindo estrategicamente correto o que resta é a verdade. Manter a calma, ver as coisas como elas realmente são. Isto é uma vantagem poderosa e eficaz para lidar com os obstáculos.
Nos deparamos com obstáculos no caminho da existência. Isto é inevitável em função de um complexo contexto de variáveis e condicionantes que deturparam a perfeição original do sistema.
O que é fundamental, não é o que são os obstáculos, mas, como podemos ver e reagir a eles, se mantivermos a nossa compostura, sinceridade, integridade, prática benéfica, solidariedade, trabalho construtivo e contribuição virtuosa.
A reação pessoal positiva e competente, à problemática gerada pelos obstáculos, determina o quão bem sucedidos seremos ao superar e prosperar nesta situação. Quando a crise chega, devemos escolher a opção de ver uma oportunidade para transformá-la em algo educativo, um conjunto de fatos oportunos para avançar. Lembrando que nós é que  escolhemos as nossas percepções a respeito dos acontecimentos que nos cerca. Esta é a forma de como vera oportunidade dentro do obstáculo.
O processo de visualizar oportunidades na adversidade não acontece sozinho no indivíduo. Resulta de auto disciplina e lógica. Tudo isso está disponível para nós, só precisa agir. A nossa mente tende a sentir dificuldades diante de situações mais complexas. Mas, tal impasse não deve impedir que avancemos rumo à superação triunfante de cada obstáculo, convictos de que dentro do próprio problema encontrar-se-á uma via para a sua solução e extinção. Evitar os pessimistas e negativistas, a verdade pode não estar com eles!
Nós é que decidimos qual a história que será contada para nós sobre nós mesmo e para outrem a nosso respeito. Os eventuais sucessos e as vitoriosas jornadas de superação de obstáculos, extraindo da configuração deles valiosas oportunidades.
Diz-se que nada é bom ou ruim, mas o pensamento o torna.
“Temos possibilidade de olhar em quatro direções: para frente, para cada um dos lados e para trás. Todas as direções têm informações e são importantes; todavia, para avançar a mais indicada é olhar para frente, de preferência procurando focar o mais longe possível, mas cuidando para não tropeçar na caminhada! (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário