terça-feira, 24 de março de 2015

GESTÃO RECOMENDÁVEL EM TEMPO DECRISE



GESTÃO RECOMENDÁVEL EM TEMPO DE CRISE
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Em períodos crise no mercado, os cuidados devem ser redobrados. É recomendável ter mais cautela. Identificar a dinâmica de mercado para que se possa acompanhá-la, oferecendo produtos ou serviços que estejam em sintonia com as necessidades do mercado. Qualquer que seja atividade, os gestores da empresa precisam diagnosticar situações para conseguir vender o produto na quantidade que precisa e assim garantindo a capitalização suficiente para gerar a sua sustentabilidade e a geração do lucro. A dificuldade em tempo de crise é perceber e identificar o produto mais adequado para conseguir ser vendido, ante a instabilidade do mercado. Armando bons negócios e minimizando os efeitos da crise.
Contribuem significativamente, no momento de retração de mercado, as posturas diferenciadas, no procedimento profissional dos gestores e de seus colaboradores; tais como o emprego de inteligência para vender, prospectando os clientes, tendo informações reais e estratégicas e fazendo a sua abordagem com linguagem adequada, mostrando vantagens de investir em momentos de crise, com possibilidade, potencialmente alta, de agregação de valor e melhores condições negociais. Um empreendedor deve ser capaz de oferecer ao mercado o que o mercado está precisando como solução. Criando condições para conseguir influenciar a decisão de compra de seu cliente.
 Em período de crise, um fator decisivo para as empresas é ter capital de giro e também ter preparada uma estrutura para viabilizar as vendas a prazo. Isto se infraestrutura através da prática de planejamento financeiro, como rotina administrativa de qualidade e previsibilidade.
Os setores que trabalham com bens duráveis e de valor maior são os primeiros a serem afetados e geralmente os últimos a se reerguerem. Setores estes, de maior risco, por causa da instabilidade econômica e outras condicionantes circunstanciais. Reafirma-se nestes momentos, o quão diferencial é saber negociar com os fornecedores, clientes e mas também com os funcionários. Pois a situação, na crise, fica totalmente alterada, exigindo novos formatos de posicionamento.
Existem segmentos que crescem em tempo de crise, porque usam de criatividade inovadora, conseguindo avanços significativos. Entre a passividade diante da dificuldade e a pesquisa de ações que possam transformar o quadro atual; sempre mudará o cenário quem encontra dentro do próprio problema a sua solução possível. Isto se constrói com a formação de equipes hábeis e competentes e da formulação de hipóteses resolutivas, através de deliberações colegiadas.
A crise engloba perigo e oportunidades. Para enfrentá-la requer entendimento do ambiente de negócios, preparo para compreendê-la e ações para reagir. Para sair de uma crise, é preciso mudar. Os períodos de turbulência e volatilidade econômica servem para questionar tudo o que se pensa conhecer e dominar tão bem. Mudar com metodologia e ordem. Começar a mudar pelo planejamento de negócios. E verificar qual a situação da empresa hoje e para onde o negócio pode e quer ir. Quais são seus objetivos diante deste novo cenário e o que a  empresa pode oferecer a seus clientes para se diferenciar. O ponto focal é como sobreviver com solidez aproveitando as eventuais oportunidades. Não basta atentar para a área financeira e reduzir custos. É indispensável pensar diferente e fazer mais e melhor com menos. Buscar eficiência, pensar sistemicamente e mudar para vencer. Reciclagem de diretrizes, objetivos e metas.
A crise econômica abre os olhos dos  empreendedores em relação à saúde de seus negócios. Visualiza os entraves para o crescimento e eventuais custos que pesam no fluxo de caixa sem nada agregar ao produto final. O setor financeiro da empresa exige cuidados especiais, sobretudo em momentos de dificuldades. Com maior atenção às finanças, a empresa poderá reduzir custos de forma mais eficiente, sem perder qualidade no serviço e competitividade do negócio. Em tempo de crise, a solução continua sendo vender. Gerenciar a crise não é fácil e  está  além do empreendedor, é algo macroeconômico. Porém, buscar soluções que abranjam uma nova atitude é o caminho correto. Criar ofertas de alto valor agregado aos clientes, engajar a equipe numa jornada rumo ao desempenho superior e ter uma estratégia de marketing agressiva são premissas para o sucesso no cenário atual. Em tempo de crise, é essencial entender as angústias dos clientes e poder participar da solução junto com eles. Os clientes estão inseguros, o dinheiro está escasso e não se sabe o que ainda acontecerá.
“A atitude de mudança, para melhorar, é algo louvável e potencialmente resolutio. (EM).”


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