terça-feira, 27 de julho de 2021

ARCANJO MIGUEL

E-mail: ernídiomigliorini@gmail.com

Arcanjo Miguel. Na Bíblia Sagrada, Miguel aparece como aquele que combate o mal e livra as pessoas das armadilhas do diabo. Seu nome significa "aquele que é semelhante a Deus". Considerado o chefe dos arcanjos, foi quem expulsou os anjos maus do Céu e o representante na luta do Apocalipse, comprovando a vitória do bem. É invocado contra os perigos, as forças do mal e os inimigos em qualquer situação.

Oração para Arcanjo Miguel

 

"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sejais nossa defesa contra a perfídia e as ciladas do diabo; que Deus exerça seu domínio sobre ele, nós vos pedimos suplicantes. E vós, príncipe da milícia celeste, com o poder divino, precipitai no inferno a santanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas."

Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל (Micha'el ou Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhal; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'īl) é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos, ortodoxos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel.

Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que ninguém é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus.[9]

Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica.

Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu.

Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como "arcanjo". Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

O arcanjo Miguel aparece 5 vezes na Bíblia:

 

Daniel 10:13 – um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel. Veja aqui: quem é o anjo Gabriel?

Daniel 10:20-21; Daniel 11:1 - Miguel ajudou a lutar contra o príncipe da Pérsia e da Grécia e tinha recebido ajuda do anjo da visão de Daniel

Daniel 12:1 – o arcanjo Miguel virá no fim dos tempos e terá um papel importante que não é explicado

Judas 1:9 – o arcanjo Miguel entrou em uma disputa com o diabo pelo corpo de Moisés quando ele morreu. Nessa disputa Miguel mostrou sabedoria ao não entrar em difamações, mas deixou a repreensão para Deus

Apocalipse 12:7-9 – esta visão fala sobre uma grande batalha nos céus entre o exército dos anjos de Deus, liderado por Miguel, e o exército de satanás. Satanás perdeu e foi lançado à terra. Essa batalha não é a mesma que a grande batalha final quando o diabo será lançado no lago de fogo.

“Santos Anjos de Deus, chefiados pelo Arcanjo Miguel, defendei-nos de todos os riscos, com escudo de Luz e espada de fogo e nada nos prejudicará. (EM)!

 

  

2 comentários: