sábado, 1 de maio de 2021

ESPÍRITO

 

ESPÍRITO

E-mail: ernídio Migliorini@gmail.com

A palavra espírito apresenta diferentes significados e conotações. Energia vital que se manifesta no corpo físico. Consciência e  personalidade. Mente. Entidade incorpórea, ser imaterial.  Alma e espírito são coisas distintas.

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro"., "pneuma", ruah, "psykhē".

Alma representa a união do espírito que é o folego de vida com o corpo "o pó da terra". Deus ao criar Adão o tornou "Alma vivente"  A alma também morre: como está escrito em "a alma que pecar essa morrerá". as três dimensões humanas: a física (corpo), a mental (espirito) e a sentimental ou emocional (alma. A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.

Segundo a Bíblia, os "anjos decaídos" tem grande força e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos. Operando grandes sinais de maneira que até fogo do céu fariam descer à terra diante dos homens. Tem, ainda, capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão).

Na filosofia, espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais.  Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa. Para a Doutrina espírita, o espírito é o princípio inteligente do Universo. Na Teosofia o espírito é associado aos dois princípios mais elevados do Homem.

Os mortos nada tem a ensinar aos vivos, porque são mortos. Não basta ser um espírito desencarnado para ter toda a sabedoria possível e conhecer todas as coisas e assuntos.

Despedida de Jesus durante a Ceia (cf. Jo 14, 21-26). O Senhor conclui com estes versículos: «Eu disse-vos estas coisas, enquanto estou convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e recordar-vos-á tudo o que vos tenho dito». Paráclito é a tarefa do Espírito Santo. Que nos sustenta, que nos ampara para não cairmos, que nos mantém firmes, que está perto de nós para nos apoiar. O que o Espírito Santo faz em nós? O Senhor diz: «Ele ensinar-vos-á todas as coisas e recordar-vos-á tudo o que vos tenho dito». Ensinar e lembrar. Esta é a tarefa do Espírito Santo. Ele ensinar-nos-á tudo o Jesus nos ensinou, desenvolverá em nós a compreensão do que Jesus nos ensinou, fará com que a doutrina do Senhor cresça em nós, até à maturidade. Se pedirmos luz ao Espírito Santo, Ele ajudar-nos-á a discernir para tomarmos as verdadeiras decisões, as pequenas decisões de cada dia e as decisões mais importantes. O Espírito é Dom de Deus. O Espírito é precisamente o Dom.

Espíritos obsessores São almas desencarnadas que, com intenção ou não, acabam influenciando seres encarnados, em vida física, e trazendo situações desconfortáveis para o dia a dia. Muitos pensamentos ocorrem, a um só tempo, sobre o mesmo assunto e frequentemente bastante contraditórios. O homem age mais livremente; se decidir pelo bem.

Precisamos selecionar os nossos pensamentos. Na medida em que evoluímos,  poderemos agir positivamente sobre nossos pensamentos e, em consequência, teremos melhores atitudes.

O espírito pode influenciar as ações de uma pessoa. Todos, de alguma maneira, estão susceptíveis à ação do espírito. A gente colhe aquilo que plantou. Lembrar que os nossos pensamentos tem o poder de atrair acontecimentos existenciais positivos e negativos. Não dá para desconhecer que existem espíritos obsessores. Os anjos caídos estão em ação.

“Invocar o Espírito Santo de Deus, em Nome de Jesus, para que nos conceda força para vencer toda a forma de procedimento maléfico e nos inspire poderosamente para a prática, somente, do bem. (EM).”

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário