quinta-feira, 11 de março de 2021

GENEALOGIA

 

GENEALOGIA

E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com

A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família. A partir de informações buscadas em documentos e certidões de pais, tios, avós e bisavós, as pessoas conseguem descobrir seus antepassados e quando e onde eles nasceram. A visita em cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus e bibliotecas também podem auxiliar na busca por mais informações.

A árvore genealógica também pode ser chamada de heredograma (do latim heredium, herança), que é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. No heredograma, cada individuo é representado por um símbolo, que mostra as suas características particulares e a relação de parentesco com os demais. Geralmente, os indivíduos do sexo masculino são representados por quadrados, enquanto os do sexo feminino são representados por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é representado por um traço horizontal unindo o casal, e os filhos desse casamento são indicados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal.

Significado de Genealogia: Estudo que tem por objeto a pesquisa da origem e da filiação das famílias; estirpe, linhagem. Exposição cronológica da filiação de alguém cujas investigações possibilitam o conhecimento de sua descendência a partir de seus ancestrais. Levantamento seguro dos membros da família, representado em forma de árvore.

Etimologia Do grego genea + logos. Sinônimos de Genealogia: linhagem, casta, espécie, estirpe, família, origem, procedência.

A genealogia se ocupa da identificação da ligação biológica entre diferentes indivíduos e da reconstituição da sequência ordenada de gerações dentro de um grupo familiar, buscando determinar as origens, a rede de parentescos e a evolução cronológica da família. Numa perspectiva mais abrangente, onde se associa à prosopografia, à história, às ciências humanas e sociais, procura reconstituir o perfil e a história social, política, econômica e cultural da família e seus integrantes, suas associações com outros grupos e seu papel na sociedade. No âmbito da história a genealogia está centrada no estudo das famílias, dando subsídios para e sendo subsidiada por outras ciências, como a sociologia, a economia, a história da arte, a genética, a medicina ou o direito.

O terno também é empregado em outras áreas de estudo significando a pesquisa das origens, ligações e desdobramentos de determinada ciência, corrente, ideologia, ideia ou tendência, de outros seres vivos, ou mesmo de objetos e invenções.

A descendência da Antiguidade é um tópico dos estudos genealógicos e prosopográficos que busca estabelecer a ligação entre famílias modernas e as famílias da Antiguidade. Embora seja um fato auto evidente que todas as pessoas vivas descendem de antepassados que viveram na Antiguidade.

Gerações

bisneto/bisneta: filho/filha do neto ou da neta (segunda geração de netos);

trineto/trineta: filho/filha do bisneto ou da bisneta (terceira geração de netos);

tetraneto/tetraneta: filho/filha do trineto ou da trineta (quarta geração de netos);

PARENTESCO

Há de ser falar em parentesco na consanguinidade e na afinidade, já que no vínculo conjugal, constituído pelo casamento (ou união estável) ligam-se marido e esposa. Neste caso a ideia de parentesco é por extensão. Assim que no parentesco por consanguinidade, as pessoas estão unidas pelo mesmo sangue, descendem umas das outras a partir de um tronco gerador. Já na afinidade – também dita social ou política – o elo se estabelece entre um dos cônjuges e os parentes (consanguíneos) do outro.

“O Universo é descrito por um infinito número de conceitos e termos, além dos seus múltiplos idiomas. Haja entendimento para compreender tudo isto (EM).”

 

 

 

 

 

Um comentário: