segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

ÁGIL E ADEQUADO

 

ÁGIL E ADEQUADO

E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Gestores querem criar organizações velozes e flexíveis, com o potencial de transformar uma empresa e coloca-la à frente das concorrentes.

O segredo é o equilíbrio. Toda organização deve controlar algumas de suas operações e, ao mesmo tempo, inovar.

O ágil, feito corretamente, facilita a inovação sem sacrificar a eficiência e a confiabilidade inerentes a operações tradicionais.

Toda empresa precisa transformar o negócio, criando continuamente não só novos produtos e serviços, mas novos métodos e procedimentos operacionais. Precisa saber inovar.

Equipes ágeis são montadas para agir com rapidez.

Princípios de Administração Científica: 1) gerentes planejam o trabalho, trabalhadores o executam; 2) gerentes analisam cientificamente os métodos mais eficientes de trabalho para os trabalhadores; 3) gerentes cientificamente selecionam e treinam os trabalhadores para cada função, de acordo com suas aptidões; e 4) gerentes supervisionam rigorosamente os trabalhadores durante a execução do trabalho.

Se quisermos mudar o mundo, devemos começar por mudar a nós mesmos. Organizações humanas (assim como o corpo humano) são sistemas complexos, o que significa que as variáveis interagem de modos distintos em ambientes distintos.

Mais inovação melhora resultados. Empresas ágeis podem dar resultados melhores.

A equipe ágil é o coração da abordagem ágil. Se não entendermos como uma equipe ágil funciona, será difícil desenvolver a agilidade em larga escala por todo o negócio.

Empresas ágeis São modelos operacionais cuidadosamente equilibrados que usam métodos ágeis para: 1) tocar o negócio de modo confiável e eficiente, 2) mudar o negócio para capitalizar oportunidades imprevisíveis e 3) harmonizar essas duas atividades.

Construir uma empresa ágil não significa eliminar totalmente a burocracia.

Uma empresa ágil é um time multifuncional. Dá-se ênfase a ideia de equilíbrio, o Yin e Yang: mudar o negócio (inovação) e tocar o negócio (operações).

Organizações criam skunkworks ou unidades operacionais autônomas para cuidar de inovações disruptivas (quebra de modelo, algo novo).

Para resultados, tem de haver dedicação, esforço, “no pain, no gain”[sem dor, sem ganho].

Há uma faixa ideal de agilidade para toda empresa e para toda atividade dentro de uma organização.

Testar, aprender e se adaptar continuamente.

Liderança, hoje: em vez de dar ordens, ouvir. Confiar e acreditar nas pessoas. E incentivar todos a assumir responsabilidades. Sua função garantir que as tarefas sejam cumpridas.

 A tecnologia evolui tão depressa que não há trégua. Gerentes talentosos e profissionais jovens, especializados, esperam mais do que uma empresa pode dar: oportunidades de crescimento, mais dinheiro, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Em vez de dar ordens, ouvir. Confiar e acreditar nas pessoas. E incentivar todos a assumir responsabilidades.

A função da equipe é experimentar, testar e aprender. Que produto tem maior probabilidade de no mercado? Como reformular o processo de pedidos para garantir tanto rapidez quanto exatidão?

Uma equipe ágil parte do princípio de que ninguém melhor do que o cliente sabe o que ele, cliente, quer.

Os líderes só podem mudar a cultura e a organização se mudarem a si próprios antes.

As empresas ágeis tendem a fazer quatro coisas de modo diferente de empresas convencionais: 1. Colhem bastante informações dos clientes. 2. Fornecem orientações sobre o que fazer, mas deixam o “como” para as equipes ágeis, com bastante liberdade para protagonizar. 3. Focam e sequenciam iniciativas para evitar um excesso de multitarefas (multitasking). 4. Reveem planos frequentemente e fazem ajustes quando necessário.

Criar uma empresa ágil sempre envolve mudanças no modelo operacional da empresa e em tudo o que tem a ver com esse modelo: redefinir papéis e responsabilidades, aprimorar práticas e procedimentos básicos de gestão, repensar formas habituais de trabalhar. Em geral, estruturas organizacionais também precisam ser revistas. 

As pessoas precisam de tempo para criar um novo modelo – e para se habituar a ele. Testar, aprender e escalar aos poucos é essencial.

Conjunto de atributos de liderança – habilidades características a serem usadas para avaliar candidatos a uma promoção:  observação, empatia, coração, autonomia e adaptabilidade. Não basta que a pessoa gere ótimos resultados; ele ou ela também tem de ser o tipo certo de líder.

A agilidade é voltada à inovação, mas inovar é mais do que criar novos produtos e serviços para clientes. Métodos ágeis são igualmente bons para melhorar processos utilizados pela empresa para produzir tais produtos e serviços – e para aprimorar a tecnologia que viabiliza esses processos.

O medo de perder tem o dobro da força psicológica da esperança de ganhar. A essência da estratégia é decidir o que não fazer. Acreditamos, igualmente, que fazer o ágil do jeito certo significa decidir onde não o usar.

Um bom líder empresarial cria uma visão, articula essa visão, defende fervorosamente essa visão e trabalha sem trégua para sua concretização”. Em outras palavras, o líder prevê, comanda e controla. Não dá para melhorar um resultado sem entender e corrigir os processos no sistema que o geram.

Quando alguém está infeliz no trabalho, é porque não está fazendo coisas gratificantes e seu cérebro não está produzindo um volume suficiente das substâncias químicas que tornam o trabalho prazeroso.

Uma tática para tornar a coisa toda divertida é criar e comemorar vitórias frequentes.

Um ingrediente da diversão: ensinar e orientar os outros. Ensinar – e ver o outro aprender – é uma das atividades mais prazerosas e gratificantes que o ser humano pode fazer. A melhor maneira de dominar uma habilidade nova é ensiná-la a um principiante.

“Acompanhar à evolução; inovar, reinventar, avançar, avaliar, experimentar, persistir, estudar, vencer, comemorar para gratificar-se mentalmente, criando nova metodologia, simplificando procedimentos e ampliando know-how! (EM).”

 

 

 

 

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