sábado, 4 de janeiro de 2020

SENSAÇÃO DE REALIZAÇÃO



SENSAÇÃO DE REALIZAÇÃO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Sempre considerar o sucesso alcançado, manifestando gratidão e reconhecimento, é algo que gera um clima de bem estar pessoal e contribui, comprovadamente, para a manutenção de um excelente nível de autoestima.
 O que faz alguém se sentir realizado é a sensação de ter feito algo significativo, pois esses são momentos que ficam na memória e são revividos ao longo do tempo como parte do êxito, e até mesmo uma simples recordação já faz a pessoa se sentir bem. 

A realização também é uma forma de gratidão pessoal, agradecer mentalmente pelos acontecimentos e pela superação a Deus, agradecer aos nossos ancestrais, às pessoas que contribuíram de alguma forma conosco, que cruzaram nossos caminhos. Se apreciamos as próprias realizações, isso faz com que os outros também as apreciem. Refletir sobre nossas próprias realizações mais significativas nos ajuda ainda a identificar nossos pontos fortes, ou seja, as forças pessoais que nos ajudaram a conquistar nossos objetivos, afim de que possamos utilizá-las ainda mais futuramente, tais como: a coragem, o autocontrole, a prudência, a criatividade, a espiritualidade, a sociabilidade, a gratidão, a perseverança, o otimismo, o entusiasmo, a generosidade, a humildade dentre outros.
Para a Psicologia Positiva, movimento que se dedica ao estudo da Felicidade Humana, o sentimento de realização representa um dos principais pilares responsáveis pelo bem-estar, do ponto de vista psicológico. É uma forma de fazer a pessoa olhar para trás, para o ano que passou, e analisar tudo o que foi realizado. Sob o aspecto psicológico, sabe-se que, em certos momentos, as emoções negativas se tornam mais intensas do que as emoções positivas, isto é um mecanismo de proteção da mente e do corpo para nos preparar para lutar e reagir diante da adversidade.  Entretanto, direcionar o foco do pensamento para os eventos positivos pode tornar-se um hábito, se aprendermos a olhar o mundo de forma mais ampla e aberta.
Todos passamos por eventos negativos e positivos, dificuldades, decepções, tristeza, perdas ou frustrações, pessoais ou profissionais. No entanto, o que faz à pessoa chegar a um balanço bom, é o modo como avalia os eventos como um todo: fixando-se nos eventos positivos e no aprendizado proporcionado pelas experiências negativas, que nos torna ainda mais preparados para enfrentar os desafios da existência.
A realização é uma excelente fonte de energia para alcançar metas futuras, pois impulsiona à pessoa a alcançar seus objetivos, além de ser uma forma de manter uma fonte-reserva para aqueles momentos desafiantes em que é difícil ser positivo. Refletir e celebrar as realizações é um modo de alimentar a conquista de metas e ampliar a capacidade de resistência contra a adversidade. A consequência é que isso tudo constrói mais positividade, fortalece a resiliência e nos dá uma ideia do quanto somos bons, promovendo um ciclo de gratidão e positividade, para nós e para aqueles que nos rodeiam.
Quando sonhamos, estamos desejando. Mostramos para nós mesmos aonde queremos chegar. O sonho é o primeiro passo para que possamos traçar nossos objetivos de existência, aqueles que vão guiar as ações diárias. É uma forma de entender por que  levantamos cedo diariamente e vamos realizar a nossa rotina. Para definir cada meta, um dia sonhamos que poderíamos atingí-la. O principal desafio é garantir que sonhos não fiquem apenas no plano da imaginação e possam ser convertidos em objetivos. Afinal, não há nada mais motivador do que agir e ver que, por meio das próprias decisões, que se está cada dia mais perto do lugar em que deseja chegar.
É preciso começar e planejar adequadamente e realisticamente, para que você se possa fazer todo o trajeto sem sobressaltos. É importante estar ciente de que atingir a meta pode levar tempo, vai precisar fazer concessões. Todas as variáveis devem fazer parte do planejamento. Se soubermos os riscos desde o início, teremos mais facilidade em lidar com eles e manter a motivação apesar deles.
Recomendações para a perseverança da busca da conquista: Manter a ligação entre os sonhos, os objetivos e as realizações, porque tudo que acontece se conecta. Manter relações com pessoas positivas. Compartilhar os sonhos e realizações. Inspirar-se nos bem sucedidos e vencedores de obstáculos. Enfrentar os medos, correndo os riscos necessários. Sujeitar-se a abandonar, estrategicamente, a zona de conforto. Praticar a aventura e entrega indispensáveis ao sucesso. Começar aos poucos e se desafiar positivamente. Ser determinado e flexível, quando for o caso. Nunca ver os obstáculos como intransponíveis. Não desistir no meio da caminhada.  Saber que nem sempre tudo anda e acontece como se idealiza. Reajustar, tempestivamente, a rota a ser seguida. Nada de extremismos. Manter o equilíbrio e a capacidade de dialogar. Ter um perfil que tudo possa ser modificado, para o bem e para o sucesso da conquista, sem fazer concessões maléficas. Ser grato a cada benefício. Adotar uma postura positiva para receber e avaliar com gratidão cada vitória. Entender que o esforço deve ser completo para o nível necessário. Saber que o sucesso é uma construção trabalhosa, determinada, árdua e perseverante. Estar disposto a fazer tudo o que é necessário para que o plano saia da imaginação e venha para o mundo real. Ter metas factíveis. Ser eficiente ao definir prioridades. Ter clareza e definir ,convictamente, para onde que ir com suas ações e dispêndio de toda a ordem de energias.
O futuro não é o resultado de escolhas entre caminhos alternativos oferecidos pelo presente, e sim um lugar criado. Criado antes na mente e na vontade, criado depois na ação. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos não são para ser encontrados e, sim, feitos. E a ação de fazê-los muda ambos, o fazedor e o destino.
Objetivos respondem a pergunta o que eu quero alcançar?. Listar os objetivos por escrito. Eles devem ser escritos. O que não merece ser escrito, não merece ser realizado.
Uma vez escritos seus objetivos, fazer o plano de ação. Respondendo às perguntas:
->O que preciso fazer para alcançar os  objetivos?
->Quais recursos já tidos e de quais recursos que serão precisos?
->Quem pode ajudar?
->Esses objetivos dependem também de outras pessoas?
->Quero realizar este objetivo em tanto tempo?
EVIDÊNCIAS SENSORIAIS: São os sinais, os indicadores de que estamos no caminho certo. Uma infinidade de pequenas ações continuadas e ininterruptas. Só fica pronto depois de um último detalhe final
AÇÃO: Não ficar somente no sonho. Partir para a ação. As pessoas bem sucedidas são muito focadas. Trabalham muito para conseguirem o que querem.
CONTROLE MENTAL: Estar atento aos  pensamentos e estado emocional. Pensamentos falam dentro de nós. Essas conversas ocultas determinam o que vamos fazer, que caminho vamos seguir. Nossos pensamentos mudam o tempo todo, e nunca sabemos qual será o próximo pensamento até que ele apareça. Não podemos controlar o próximo pensamento, mas podemos controlar o pensamento atual.
NÃO DIGA QUE NÃO PODE.
O ser humano é capaz de realizar qualquer coisa, no contexto dos objetivos reais, desde que acredite e se comprometa. Nossos pensamentos orientam nossas ações e nossos estados emocionais. Quando pensamos o quanto somos abençoados, o quanto a vida é bela, e o quanto somos privilegiados, entramos num estado de graça emocional. Temos mais disposição, nos tornamos mais alegres, mais fortes e mais felizes. O condicionamento é algo incrível, quando nos condicionamos a fazer tudo que precisa ser feito. Criar o hábito de fazer pelo menos uma ação diária em direção dos  objetivos. Nosso corpo, nosso cérebro e nossa mente são condicionados pelos nossos pensamentos e nossas ações. Portanto, estabelecido o objetivo, faça o seu plano de ação e comece a agir imediatamente, acredite em si mesmo, acredite na existência e nas pessoas, parta para a ação, seja persistente. Observe o curso do caminho e vá fazendo os ajustes de percurso quando estiver se afastando do destino. Você se surpreenderá com os resultados. Não coloque limites em seus sonhos. Coloque fé. O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos. Não seja empurrado por seus problemas. Seja conduzido por seus sonhos. Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade. O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. Enquanto acreditarmos em nossos sonhos, nunca nos faltarão forças para lutarmos por eles. Sonhar com o impossível é o primeiro passo para torná-lo possível. Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia. Três passos para conquistar os seus sonhos: querer, tentar e nunca desistir. Nada lhe pertence mais que seus sonhos. A gente tem é que sonhar, senão as coisas não acontecem. A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor. É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê. A vida é feita de sonhos, escolha os seus e faça deles a razão dos seus dias. A chave da felicidade é sonhar; a chave do sucesso é tornar os sonhos realidade. Que meus sonhos não tenham fim. Que eu não perca a capacidade de sorrir. Que minha fé seja meu alicerce quando eu pensar em desistir.
  Se nos sentirmos agradecidos pela mais mínima dádiva, isso vai encher o nosso coração de alegria, de paz. Ao encarar o universo e as outras pessoas como iguais, a quem devemos dar e de quem receberemos em semelhante quantidade e qualidade, e não apenas como devedores, criaremos uma relação muito mais saudável com os outros e com o mundo que nos envolve, e principalmente ficaremos em paz com nós mesmos. Então agradeçamos, hoje e todos os dias. Seja grato às pessoas que têm um papel significativo na sua vida. Seja grato por todos os momentos da sua vida, mesmo os menos bons, pois também estes são importantes e nos fazem mais fortes, crescer e ser melhores. Lembre-se que pessoas felizes são gratas! Encontrando o sentimento de realização.
“Quão imenso é o espaço da reflexão sentimental e emocional e o seu impacto sobre o bem estar e a felicidade humana. O grande detalhe em tudo é o símbolo da excelência: a sutileza! (em).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário