quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CATAIA


CATAIA
Conceito: É uma planta de grande porte cuja floração chegava até 27 metros. Devido ao grande sucesso do chamado uísque caiçara, uma cachaça medicinal de cataia, exploradores estão arrancando as folhas e caules dessa planta antes do tempo. Por causa dessa exploração intensa, passou a ser considerada apenas um arbusto. Seu nome deriva da língua tupi-guarani, e significa “folha que queima”. O seu sabor e cheiro são picantes e amargos. A Drymis brasiliensis é uma árvore nativa do Brasil, bastante usada como medicinal. Ocorre na Floresta Ombrófila Mista com Araucária. O gênero Drimys pertence a família Winteraceae e é composto por plantas lenhosas, de folhas inteiras, apresentando flores terminais com muitos óvulos. A madeira da cataia é a única dentre as angiospermas dicotiledôneas da flora brasileira, com ausência de elementos vasculares. Os vasos compõem-se inteiramente de traqueídeos longitudinais, parênquima axial, raios e grandes portes.
Propriedades: A cataia tem sabor amargo e picante. O chá dessa planta tem ativos medicinais: potente contra a anemia, bronquite e malária. Suas folhas são usadas para a fabricação da cachaça e temperos e especiarias. As cascas de cataia são utilizadas principalmente de forma mais voltada à medicina natural. É rica em eugenol, um composto de teor antisséptico e anestésico. Possui propriedades antiespasmódica, tônica, antiescorbútica, expectorante, carminativa, estomática e sudorífica. Seus usos estão relacionados ao tratamento de ferimentos e de problemas estomacais, como azia, diarreia e dor de estômago. Para tratar a impotência sexual, ela atua como um afrodisíaco, aumentando a libido.
Aspectos Gerais: A cataia é conhecida como casca de anta, casca d’anta, canela amarga, pau-pra-tudo, melambo e caa-pororoca. É natural de climas frios e de altitude, os brejos.
Benefícios: É indicada como suporte aos tratamentos de anemia, bronquite, malária, náuseas, cólica, disenteria, febre, dor intestinal, gastrite, dispepsia e convalescença, problemas do sistema nervoso. A espécie promove excelentes efeitos, às pessoas que a consomem. É de suma importância para promover a saúde de animais e seres humanos. A cataia é usada para o pulmão, nevralgia, curar a gripe, abrir o apetite, como
depurativo, garrotilho, sinusite, dor de estômago, fraqueza, aliviar os sintomas da menopausa, fazer suar, vermífogo e cicatrizante.
Preparo: cozinhar a casca com água, por dez minutos, coar, esperar amornar e beber.
“Desde o princípio a natureza sempre teve tudo o que é necessário à existência saudável natural do ser humano e dos animais. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário