VOAR
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Aeronáutica: É a
atividade e o estudo da locomoção aérea no interior da atmosfera terrestre e
dos meios utilizados para este fim, as aeronaves. A Aeronáutica abrange dois
ramos: “Aviação”: a locomoção em aparelhos mais pesados que o ar, os aerodinos.
“Aerostação”: a locomoção em aparelhos mais leves que o ar, os aeróstatos.
Utilização das aeronaves: Aeronáutica Militar, uso
militar de aeronaves; Aeronáutica Civil, uso privado, comercial e geral de
aeronaves.
Astronáutica: É a locomoção
aérea fora da atmosfera terrestre, acima dos 200.000 m de altitude.
Aerostação: É a ciência que trata da navegação
aérea em aparelhos mais leves que o ar, os balões, seu desenvolvimento e sua
utilização prática.
Aviação: É o
estudo do mais pesado do que o ar, respeitando-se as leis de física, o avião
como instrumento de utilização pelo homem.
História: Muitas culturas construíram veículos
que viajavam pelo ar, desde os projetos mais antigos aos mais sofisticados,
como veículos flutuantes ou dispositivos aerodinâmicos inclusive na Grécia
Antiga: Ícaro, recentemente vôos humanos de curta distância, voo alado, voo de
pára-quedas e vôo controlado de planador. Em dezembro de 1685 nasceu na Vila de
Santos, em São Paulo, Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Brilhante, de idéias
avançadas filiou-se à Companhia de Jesus. Aos 20 anos de idade, requereu à
Câmara da Bahia o privilégio para o seu primeiro invento: um aparelho que fazia
subir a água de um riacho até uma altura de cerca de 100 metros. Entre 1708 e
1709, Bartolomeu de Gusmão, já no sacerdócio, embarcou para Lisboa, Na
Universidade de Coimbra realizou estudos das Ciências Matemática, Astronomia,
Mecânica, Física, Química e Filologia, e o exercício da Diplomacia e da
Criptografia. Descobriu que um objeto mais leve que o ar poderia voar. Joseph
Michel Montgolfier nascido no ano de 1740 e Jaques Étienme Montgolfier, nascido
em 1745, construíram o primeiro balão tripulado de sucesso no ano de 1783. O
francês Henri Giffard voara precariamente a uma velocidade de um km, em 8 de
janeiro de 1825, em Paris, em um balão
motorizado. Em 08 de novembro de 1881, o brasileiro Julio César Ribeiro de
Souza, nascido no estado do Pará, realiza em Paris o primeiro voo público do
aeromodelo, que sobe avançando para frente. O primeiro dirigível do mundo é a
aeronave N-6, do mineiro Alberto Santos Dumont. Em 23 de Outubro de 1906,
Alberto Santos-Dumont realizou o voo em um aparelho mais pesado que o ar, sem
ajuda de equipamentos de solo, por si mesmo. Os irmãos Wright, antes de Dumont tentaram
realizar seu voo, porém, as duas vezes foram fracassadas.
Aeronaves Mais leves do
que o ar: Aeróstatos que fazem uso de um gás menos denso do que o ar ao
seu redor, como hélio ou ar aquecido, como modo de alçar e sustentar voo. Balão de ar quente: aquece ar à sua volta com o uso de
inflamadores. O ar aquecido torna-se menos denso que o ar ao seu redor, e sobe
e fica preso no compartimento de ar do balão, que o faz alçar voo, no ar, é
guiado pelas correntes de vento, uma pessoa não pode pilotar o balão, apenas controlar. Possuem uma capacidade muito pequena de carga. Seu tempo máximo de voo é limitado pela quantidade de combustível carregado a bordo. Dirigíveis: são usados
como um meio de propaganda. Fazem uso de um gás menos denso que o ar
atmosférico, geralmente, hélio. O gás é lacrado em uma câmera de ar de dimensão
suficientemente grande para permitir a sua sustentação. Carregam mais peso do
que os balões. A rota de vôo de um dirigível e a sua podem ser controladas. Possuem
hélices e leme. Podem atingir
velocidades de até 100 km/h.
Aviação Geral: se
caracteriza pela grande quantidade de vôos, pousos e decolagens. É a parte da
aviação civil que compreende a categoria aviação agrícola, a experimental, a
desportiva, o táxi aéreo, aerofotogrametria, transporte de cargas externas, a
aviação executiva, vôos charter, aviação privada, treinamento de vôo,
balonismo, paraquedismo, vôo a vela, asa-delta, UTI aérea, Helicópteros de
redes de TV, patrulhas aéreas e combate ao fogo florestal.
Aviação Civil: O
transporte aéreo comercial responsável pelo grande número de passageiros e
cargas transportados.
Aviação Militar: Compreende as aeronaves especialmente construídas e providas de armamentos e munições para ações beligerantes.Aviões: Alçam e sustentam voo através de reações aerodinâmicas que acontecem quando o ar passa em determinada velocidade pela suas asas. Todo o avião necessita de um trecho de terra longo e plano para conseguir alcançar a velocidade necessária para a decolagem e para frear seguramente na aterrissagem. Alguns aviões são adaptados de modo a permitir seu pouso e decolagem em um corpo de água, como lagos e rios de baixa correnteza, os hidroplanos. São divididos em três categorias:
1- Aviões a pistão e turbo-hélices;
3 Aviões super-sônicos;
2 Aviões a jato, Aviões a pistão e turbo-hélice. Aviões
a pistão e turbo-hélices mono e multimotores fazem uso de motores de combustão,
que fazem girar uma hélice, que cria o empuxo necessário para a movimentação da
aeronave à frente. São relativamente silenciosos, possuem velocidades,
capacidade de carga e alcance menores do que os a jato. De operação mais
econômica.
Planadores: O funcionamento é essencialmente a mesmo
de um avião, exceto que o planador não possui motores. Que torna a sua decolagem
impossível por meios próprios. Precisam ser lançados do ar, através de outro
avião ou catapultas, não possuem meios próprios para aumentar e/ou manter sua
altitude por muito tempo. Certos planadores possuem um motor que permite ao
planador decolar e sustentar voo, podendo tal motor ser escamoteado para completar o perfil aerodinâmico de sua fuselagem. No ar, o piloto de planador
procura guiá-lo através de correntes de ar ascendentes provenientes do solo
aquecido, ou de correntes orográficas, com o intuito de maximizar a distância a
ser percorrida ou a sua permanência em voo.
Helicópteros: Aeronaves de
asa rotativas, alçam e sustentam vôo porque as suas pás, agem como asas
rotativas e também propulsionam a aeronave. Possuem extrema manobrabilidade,
podendo voar de ré e pairar no ar. Um rotor traseiro, montado no plano horizontal,
contrapõe o torque do rotor principal, evitando que todo o corpo, a sua
fuselagem, gire em seu eixo vertical sem controle, e também faz as funções de
leme. Podem decolar e pousar verticalmente, sem a necessidade das longas pistas
de pouso e decolagem. São lentos, até 300 km/h e possuem alcance e capacidade
de carga limitada.
Hidroavião ou
hidroaeroplano: É um aeroplano preparado para descolar e pousar, "amarar"
ou "amerissar", sobre a superfície da água. Categorias: 1 Hidroaviões
de casco: A flutuabilidade é proporcionada pela própria fuselagem que tem a
forma do casco de uma embarcação. A maioria dispõe de flutuadores menores nas
asas que ajudam à sua estabilidade; 2 Hidroaviões de flutuadores: Utilizam
flutuadores em lugar de um trem de aterragem convencional, a sua fuselagem não
chega a tocar na água. Normalmente estão equipados com dois flutuadores; 3 Aviões anfíbios: Tem rodas para pouso em
terra, além do casco ou dos flutuadores para pouso na água. Podem decolar e
pousar tanto na água como em terra.
Ecranoplano:
É uma
classe de aerodinos com características peculiares, para movimentar-se voando a
poucos metros de altura sobre uma superfície plana, geralmente aquática.
“Houve um
encontro onde compareceram o eterno, o perene, o vitalício, o interminável, o
infindo, o perpétuo e o infinito. Cada um com as suas propriedades e
credenciais. Tinham entre si similitude, mas havia apenas uma diferença. Esta
estava relacionada ao detalhe: início e final...(EM).”
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