DIVULGAÇÃO
DENOMINAÇÃO DOS OCEANOS:
Atlântico: Nome com referência à
mitologia. De Atlas, filho de Netuno deus dos mares, figura de um titã grego
condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente.
Pacífico: Nome atribuído no ano
de 1520, pelo navegador português Fernão de Magalhães navegando pelo litoral
sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez, impressionado
com as suas águas tranqüilas.
Índico: Nome relacionado diretamente
com a geografia da região, que está nas proximidades da Índia e Indonésia.
Ártico: Nome originado na
geografia e nas estrelas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa
Menor. A palavra “Ártico” do grego,
arctos, significa urso.
Vários tipos de bactérias e fungos estão presentes nas cédulas do dinheiro,
que causam problemas para a saúde, inclusive a septicemia, uma infecção
generalizada.
Em uma cédula existem
cerca de 247,25 micróbios por centímetro quadrado. Desses micróbios, 42% são do
tipo estafilococo, bactéria que causa inflamações nos ouvidos e intoxicação
alimentar.
É preciso lavar as
mãos antes de ingerir qualquer alimento, esfregando as mãos com sabão durante 1
minuto ou com álcool durante 3 minutos.
A redução da
quantidade de bactérias presentes no dinheiro ocorre em cédulas plásticas, evitando
que o dinheiro caia no chão e aumentando a freqüência da substituição do
dinheiro em circulação.
NÚMEROS
E VALORES:
Zero = 0 >1
Milhão = 10^6 >4
Bilhão = 10^9 >2
Trilhão = 10^12 >2
Quatrilhão = 10^15 >5
Quintilhão = 10^18
>9
Sextilhão = 10^21 >5
Septilhão = 10^24 >6
Octilhão = 10^27 >2
Nonilhão = 10^30 >7
Decilhão = 10^33 >3
Undecilhão = 10^36
>2
Duodecilhão = 10^39
>1
Tredecilhão = 10^42
>1
Quatuordecilhão = 10^45
>2
Quindecilhão = 10^48
>1
Sexdecilhão = 10^51
>6
Septendecilhão = 10^54
>8
Octodecilhão = 10^57
>2
Novendecilhão = 10^60
>4
Vigintilhão = 10^63
>9
FUNDESTE
-> UNOCHAPECÓ:
Diante da aspiração de
constituição de uma universidade em Chapecó, no segundo semestre de 2000
começaram os encaminhamentos para a sua reativação. Em março de 2001 a Fundeste
foi reativada operacionalmente e em 27 de agosto de 2002 assumiu integralmente
as atividades do Campus Chapecó, que transformou-se na Unochapecó, em um
processo que contou com a participação de diferentes segmentos da sociedade
regional, integrantes de comissões de trabalho e de organismos da Fundação.
Com os objetivos de
promover a formação integral humana e cidadã, através do desenvolvimento de
atividades de ensino, pesquisa e extensão, e de participar do planejamento
estratégico da região, hoje a Fundeste mantém seu papel ativo, como mantenedora
da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, do Instituto Goio-En e da
Farmácia-Escola Unochapecó.
ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL
Presidência
Conselho Superior
Conselho Fiscal
Conselho Diretor
Procuradoria Jurídica
Secretaria Executiva
DIRIGENTES
Desde 1971 assumiram a
presidência da Fundeste as seguintes autoridades, lideranças da comunidade ou
representantes do meio acadêmico: Plínio Arlindo de Nes, Ivan Bertaso, Arduíno
Gallina, Umberto De Toni, Ernídio Migliorini, Celso Vedana, Oracílio Costella,
Clênio José Razera, Dilso Cecchin, Armelindo Carraro, Marcelo Zolet, Claudio
Alberto Campos, Euclides Badin, Leonel Piovezana, Hermes Ignacio Palaoro,
Arlene Renk e atualmente Vincenzo Francesco Mastrogiacomo.
UNOESC:
Ary Bossini foi
presidente da FEMAI, sendo que coincidentemente, quando foi administrada a aula
inaugural, com a licença do prefeito, Ary Bossini estava no comando do
município. Esta aula inaugural (da UNOESC) foi dada pelo conterrâneo Dr.
Ernídio Migliorini no Colégio La Salle.
A
DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRA, PSICÓLOGO E PSICANALISTA:
Psiquiatra: É um profissional da medicina
que opta pela especialização em psiquiatria. Realizada em 2 ou 3 anos e abrange
estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para
diferentes modalidades de atendimento, para tratar as doenças mentais. É apto a
prescrever medicamentos.
Psicólogo: Com formação superior em
psicologia, ciência que estuda os processos mentais, os sentimentos,
pensamentos, razão e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para
o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No
decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que
habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, e
outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do
trabalho, e outras ares compatíveis. Pode fazer curso de formação em uma
abordagem teórica de gestalt-terapia, psicanálise, terapia
cognitivo-comportamental.
Psicanalista: É o profissional que possui formação em psicanálise, método terapêutico
criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, compreendendo a interpretação dos
conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma
pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. O psicanalista pode
ter formação em diferentes áreas de ensino superior.
NUVENS: São
aglomerados de partículas de gelo ou água líquida que estão na atmosfera após
processos de condensação ou liquefação. Depois da formação de cada nuvem o
vento é o responsável por transportá-las alterando as suas características,
cujas alterações as resfriam e congelam parcial ou totalmente. Quando são
levadas para baixo pelo vento, tendem a desaparecer por causa do processo de
evaporação que ocorre com a água. A nuvem com o auxílio dos ventos pode crescer
ou se dissipar.
As nuvens são classificadas
de acordo com sua aparência, o gênero, variedade e altitude. Quanto à aparência:
fibrosas, altas, brancas e finas denominadas cirrus; nuvens formadas por
grandes camadas denominadas stratus e nuvens formadas por placas individuais
denominadas cumulus. A aparência de cada nuvem varia dependendo da natureza,
dimensão, número, textura e distribuição das partículas de água que contém,
intensidade e da cor da luz que recebe.
Quanto à variedade:
determina as características de cada nuvem como o formato e o grau de
transparência.
Quanto à altitude:
altas se estiverem a 6km de altura acima do solo, médias se estiverem de 2 a
4km de altura em relação ao solo e baixas se estiverem até 2km de altura do
solo.
O
PODER DA MENTE NA CURA DE DOENÇAS: O medicamento se torna muito mais eficaz quando
reforçado pelo poder da mente, um valioso auxiliar na cura de doenças.
Pacientes que utilizam
o poder da mente, acreditando na cura, apresentam uma melhora acima da
esperada, é o “efeito Placebo”. Este efeito é comprovadamente e realmente efetivo. Porque
o paciente, ao colocar fé que o tratamento vai funcionar, favorece uma série de
reações em seu corpo capazes de minimizar dores e melhorar a resposta do
sistema imunológico. A expectativa de se sentir melhor aumenta no cérebro a
liberação de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer e bem-estar. Reduzindo
o hormônio cortisol, que inibe o funcionamento das defesas do organismo.
UTILIDADE
DOS SONHOS: São fontes de inspiração para importantes
descobertas na ciência, na música, na arte, na sua condição de atividades mentais ativadas pelo inconsciente
quando as pessoas estão dormindo.
Os sonhos tomam 25 % do sono. Os sonhos ruins ou pesadelos aparecem como
uma resposta do organismo às emoções muito intensas ou desafios.
Os sonhos refletem as informações guardadas no cérebro em longo prazo, a
memória e o aprendizado e são inspiradores.
durante o sono ficamos libertos de nossa realidade. Durante o momento de descanso físico, a mente trabalha e faz da imaginação um campo aberto para descobertas e decisões, toma dimensões inesperadas e faz de cada sonho algo diferente e único. Sonhos são atividades mentais ativadas pelo inconsciente quando as pessoas estão dormindo.
durante o sono ficamos libertos de nossa realidade. Durante o momento de descanso físico, a mente trabalha e faz da imaginação um campo aberto para descobertas e decisões, toma dimensões inesperadas e faz de cada sonho algo diferente e único. Sonhos são atividades mentais ativadas pelo inconsciente quando as pessoas estão dormindo.
A
ROBÓTICA E AS PROFISSÕES: A tecnologia se expande e substitui as pessoas
em várias profissões através de robôs.
As profissões a seguir relacionadas tendem à robótica:
1 – Motoristas: O Google inventou
o carro autônomo, que se locomove sem um motorista. Isto substitui: taxistas,
motoristas de ônibus, motoristas de caminhões.
2 – Médicos: O Google desenvolveu o Google Helpouts, um serviço que
coloca os usuários em videochamdas com especialistas. Vários médicos atendendo
pelo Google, alguns irão perder seu espaço no mercado de trabalho.
3 – Cobradores de ônibus: Compra-se um bilhete antes de embarcar nos
ônibus, e basta colocar o bilhete na máquina.
4 – Professores: Aulas na internet, de todos assuntos, videoaulas
gravadas por professores. Um professor dará várias aulas ao mesmo tempo para
várias turmas, basta gravar um vídeo da aula e reproduzi-lo. Professores são
desempregados.
5 – Gráficas: Tudo digital, revistas, cartas, livros, jornais encontrados
na internet. As gráficas desaparecem.
7 – Carteiro/entregador: Correspondências por e-mail. Drones fazendo
entregas, tomando o emprego dos carteiros.
8 – Caixas de supermercado: Os clientes
passam os produtos, sem precisar de uma pessoa para operar os caixas. As
pessoas perdem o emprego de caixa de supermercado.
9 – Frentistas de postos de gasolina: As colocam a quantidade certa de
combustível que querem e pagam. Pessoas
desempregadas.
UTILIDADE
DO VINAGRE: É um ingrediente
flexível, com Ph e propriedades, que ensejam várias funções.
Algumas das serventias do vinagre:
->Para lustrar copos, xícaras e
louças: esfregar suavemente misturado com sal;
->Para eliminar odores: passar
um pano umedecido com vinagre;
->Para exterminar germes de banheiro:
borrifar as peças e o ambiente e remover
o vinagre com um pano úmido;
->Para remover manchas de
queimaduras e de desodorante em tecidos: esfregar suavemente o tecido com
vinagre. Depois passar um pano limpo sobre a peça para retirar o excesso de
vinagre;
->Para remover manchas de
tapetes: fazer uma pasta de vinagre
branco destilado e ¼ de xícara de sal. Esfregar
bastante a mancha e deixar secar;
->Para renovar meias velhas e
outros tecidos semelhantes: mergulhar as
peças em uma solução de 1 xícara de vinagre branco destilado e 3 litros de
água. Colocar numa panela e deixar ferver, depois da fervura deixar as roupas
de molho, neste líquido de um dia para o outro e lavar normalmente; ->Potencializar
a hidratação do cabelo: lasvar o cabelo com shampoo, depois aplicar 1/2 xícara
de vinagre misturado com 3 xícaras de água, deixe agir por 5 minutos e enxaguar
novamente;
->Para restaurar bolsas e calçados:
limpar com vinagre branco destilado;
->Para reanimar flores: adicionar
duas colheres de vinagre branco e uma colher de açúcar a 1 litro de água e despejar
essa solução no vaso das flores;
->Para eliminar coceira: encharcar uma bolinha de algodão em
vinagre e colocar sobre picadas de insetos no geral;
->Para eliminar caspa: uma vez
por semana, despejar uma xícara de vinagre de maça sobre o couro cabeludo e
deixar agir por 15 minutos e enxaguar com bastante água fria.
AÇÃO DO
CÉREBRO DURANTE O SONO: O cérebro trabalha mais durante o
sono, do que quando a pessoa está acordada. O cérebro é capaz de realizar
funções especiais e exclusivas para este momento de sono. Algumas são essências
para o bem estar individual.
Durante
o sono o cérebro: Aprende e se lembra de como se executa tarefas físicas; Limpa
Toxinas; Faz Conexões Criativas; Consolida Memórias; Toma Decisões; Esquece
informações inúteis; Repara suas células.
A
INTELIGÊNCIA CONDUZ À QUALIDADE: As pessoas inteligentes de fato,
sabem aproveitar de tudo que dispõe ou lhes é ensejado por cada circunstância.
Só pessoas inteligentes aproveitam tudo que elas têm.
Ser inteligente está muito além de ser bom em determinada matéria. A
pessoa deve ser inteligente durante toda
a sua existência. Deve ser inteligente nas suas decisões, nos riscos que
pretende correr, o que fazer nos
momentos ociosos.
As pessoas inteligentes:
->Não correm riscos desnecessários;
->Não acham, simplesmente, que tudo será fácil;
->Sabem usar tecnologia ao seu favor;
->Não perdem oportunidades, porque estão informadas, sabem avaliar,
procuram aprender, ao invés de ficar se atendo à vulgaridades, fanatismos,
modismos, críticas de recalque e complexo e
outros senões próprios dos incompetentes;
->Não desistem, facilmente, de suas próprias idéias;
->Nunca contam com a sorte, agem para transformar a realidade e
traçar o seu próprio destino, conscientes de que cada um é o agente da sua
história e sucesso;
->Sempre aprendem com seus erros e saem fortalecidos dos reveses
porque fazem a reengenharia dos seus procedimentos;
->Não se irritam com críticas, pois sabem que a crítica é um
indicador da necessidade de mudança de estratégias, desempenhos e performances,
para atingir o elevado grau de aceitabilidade desejado por quem se comporta,
age e procede;
->Não agem sem pensar, diagnostificam, analisam, avaliam, testam, ponderam,
planejam e aplicam as suas experiências e know
how para serem eficientes, eficazes e efetivos, sempre considerando:
custo-risco-benefício;
->Não dependem dos outros.
“A forma como tratamos os outros é
muito mais importante, do que todos os bens que possuímos. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário