ANCESTRALIDADE
Ocorre com
as pessoas o fenômeno da memória genética, originalizada em função do processo
de ancestralidade. Por isto tem-se a sensação de já ter visto certos ambientes,
vivenciadas certas circunstâncias ou até a hipótese de ter existido em épocas
passadas. Mas, tudo isto, está explicado no fato da transmissão de indivíduo
para indivíduo da mesma linha genealógica, da memória genética e da
interferência de outros fatores orgânicos e mentais herdados. Diante destas
evidências científicas, coerentes, todavia complexas, fica questionável a ideia
da reencarnação. Nesta linha de raciocínio a sensação de anterioridade
vivencial, fica explicada pela herdade genética individual e de geração em
geração e a sua interferência no DNA.
ANCESTRAL: Relativo
aos antepassados de um indivíduo. Remoto, antigo. Ancestralidade aquilo que se
herda dos antecedentes. Aparecimento num indivíduo, de caracteres pertencentes
às suas gerações anteriores, que se manifestam durante as fases e
circunstâncias da sua existência.
GENÉTICA: Herdamos as experiências de nossos
antepassados através do DNA. As histórias de vivência de nossos ascendentes
modificam e outorgam ao nosso material genético um grau extra de precisão. O núcleo
das células utiliza um componente estrutural das moléculas orgânicas, o metilo,
que ajuda a célula a decidir se será uma célula do coração, do fígado ou um
neurônio, segundo a epigenética, principalmente durante a etapa do
desenvolvimento fetal. O grupo metilo opera próximo do código genético, mas não
é parte dele. Em ocasiões os grupos metilo ajustam-se ao DNA devido a mudanças
na dieta ou à exposição a certas substâncias; cujas mudanças podam ser
transmitidas de geração em geração. A epigenética comportamental aponta que as
experiências traumáticas de nosso passado, e dos nossos ancestrais imediatos
deixam sinais moleculares no nosso DNA, ali fica inscrita a nossa história. Todas
as histórias estão influídas por nossos antecessores, como uma forma de herança.
O DNA não muda propriamente, mas as tendências psicológicas e de comportamento
são herdados. A Genética é o estudo dos genes, explica o que eles são e como
eles trabalham. Genes é a maneira pela qual os organismos vivos herdam
características de seus ancestrais; As crianças usualmente se parecem com seus
pais. A genética identifica quais características são herdadas, e explica como
estas características são transmitidas de geração para geração. Em genética,
uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns traços
são parte da aparência física de um organismo: a cor dos olhos de uma pessoa,
altura ou peso. Outros traços não são vistos: tipos sanguíneos ou resistência a
doenças. Alguns traços herdados: pessoas altas e magras tendem a ter filhos
altos e magros. Outros traços vêm de interações entre nossos genes e o meio,
então uma criança pode herdar a tendência para ser alta, mas se ela for
insuficientemente nutrida, ela ainda será baixa. Algumas doenças são
hereditárias e seguem em famílias; Outras vêm de uma combinação dos genes com o
ambiente. Anomalias genéticas são doenças que são causadas por um alelo só de
um gene e são herdadas em família. Genes são copiados cada vez que uma célula se
divide em duas novas células. O processo que copia DNA é chamado de replicação
de DNA.
MEMÓRIA GENÉTICA: Registra
informações sobre o histórico das transformações filogenéticas pelas quais os
indivíduos atravessaram no curso da evolução. A memória genética é responsável
pelas reações instintivas do corpo, como as funções gerais do funcionamento do
organismo, o sentido inato de sobrevivência de uma espécie, a reprodução,
dentre outros. A genética trata da transmissão das características hereditárias
dos organismos de uma geração para outra. Essa transmissão é realizada através
da memória genética. Há um registro em nosso organismo que retém dados sobre as
várias fases de desenvolvimento e evolução da humanidade. No âmbito da ancestralidade,
há uma herança da carga genética de nossos pais, avôs, bisavôs, e assim
regressivamente. Todos eles nos passaram um material de DNA que permitiu a
constituição do nosso corpo e todas as suas características. “Eu,
particularmente, sinto com elevado grau de revelação, as características que o
meu DNA carrega dos meus antepassados europeus. Principalmente, quanto a locais
e circunstâncias que impregnam a minha mente.” Em psicologia, a memória
genética é herdada através do nosso código genético que influencia o nosso
comportamento, juntamente com o meio em que vivemos. O meio ambiente e o
convívio social são facilitadores para o surgimento de características que
herdamos de nossos antepassados próximos ou distantes. O ser humano é regido
por determinantes culturais, genéticos, sociais e espirituais. A memória
genética explica as memórias resgatadas durante a regressão terapêutica. Originadas
em nosso material genético ancestral. Nossas moléculas de DNA são portadoras de
nossa memória ancestral, com todas as lembranças de nossa ascendência. Guardaríamos
a memória de todos os acontecimentos da vida de nossos pais, avôs, bisavôs,
tataravôs, e anteriores.
DNA: É o acrônimo ácido desoxirribonucleico.
É uma molécula, que reproduz o código genético, responsável pela transmissão
das características hereditárias de cada espécie: plantas, animais, incluindo o
homem e microrganismos. A molécula do DNA é formada por fosfato e açúcar e por sequências
de quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina
(G), ligadas por pontes de hidrogênio, formando uma dupla hélice. O DNA de
todas as células do corpo humano é equivalente, em comprimento, a oito mil
vezes a distância da Terra à lua.
RELAÇÃO ENTRE O SANGUE E O
CÉREBRO: Garantir o funcionamento de todos os órgãos e estruturas
do organismo através de irrigação por meio de vasos, veia e artérias,
garantindo a oxigenação das células, tecidos e órgãos. O cérebro humano é
complexo, extenso e imóvel e representa 2% do peso do corpo, recebe aproximadamente
20% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Se divide em 2 metades, o
hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. É um conjunto de milhares de
milhões de células, que se estendidas ocupam uma área de mais de 1 metro
quadrado. Com estruturas correspondendo às «áreas funcionais». O sangue
transporta oxigênio ao cérebro, remove o gás carbônico, e leva nutrientes para o
seu bom funcionamento, e transporta hormônios produzidos por glândulas como a
hipófise.
O SANGUE E A MENTE: Certos estados
mentais interferem no sangue, fazendo o nível de células brancas no sangue aumenta
bastante. As células brancas são o elemento central do sistema imunológico. Em
outras situações pode ocorrer a queda do nível de oxigênio no sangue. O sangue
também, pelo fato de ter estreita e necessária relação com o cérebro, interfere
na mente e na memória da pessoa. Como nada é absoluto, tudo é relativo, Isto
corrobora o sentido da portabilidade memorial ancestral, explicando muitos
fenômenos de rememoração vivenciados, especialmente, por pessoas mais
sensitivas e de sensibilidade transcendental.
SUBSTÂNCIAS
SUPLEMENTARES, O CÉREBRO E A MENTE:
->Ômega3:
É componente estrutural das membranas celulares e da mielina. Deficiência causa
problemas de memória e aprendizado, aumento do risco de vários distúrbios
mentais, distúrbio de déficit de atenção, dislexia, demência, depressão,
transtorno bipolar e esquizofrenia. A suplementação eleva os níveis de BDNF no
hipocampo e melhora funções cognitivas.
->Curcumina:
Tem efeitos inibitórios sobre enzimas metabólicas. Contém uma mistura de
antioxidantes fito nutrientes fortes, curcuminóides, com propriedades anti-inflamatórias.
A suplementação diminui o déficit cognitivo.
->Flavonoides:
São Antioxidantes. A suplementação gera aumento
cognitivo em em idosos.
->Vitaminas
do complexo B: Um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação
no metabolismo celular. Deficiência pode levar a distúrbios neurológicos como
depressão e danos cognitivos. A suplementação de Folato é eficaz na prevenção
de déficit cognitivo e demência durante o envelhecimento, além de potencializar
os efeitos dos antidepressivos. Suplementação com vitamina B6, B12 ou folato
tem efeitos positivos na memória em mulheres de várias idades.
->Vitamina
D: É uma vitamina lipossolúvel obtida através da luz do sol, atua como um
hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue. A suplementação
é importante na preservação da cognição em idosos.
->Vitamina
E: Protege a integridade celular e prolonga-lhes a vida. A suplementação reduz
o declínio cognitivo em idosos, torna a progressão da Doença de Alzheimer mais
lenta.
->Colina:
É de grande importância durante a gravidez para a formação do tecido cerebral.
A suplementação reduz os danos de memória.
->Zinco: Desenvolvimento
cognitivo. Deficiência ocasiona confusão mental, baixa função cognitiva.
->Cobre: Deficiência
gera Déficit cognitivo. A suplementação ajuda a reduzir placas presentes no
cérebro relacionadas com doenças e influi
nas funções cognitivas.
->Ferro:
Participa da síntese de proteínas, do transporte de oxigênio e da renovação
celular. A suplementação normaliza funções cognitivas em mulheres jovens.
CÉREBRO, MENTE E
INTELECTO:
->INTELECTO ATIVO: É a faculdade cognitiva do
cérebro para receber as impressões trazidas pelos sentidos físicos: visão,
audição, olfato, paladar e tato.
->INTELECTO PASSIVO: É a faculdade cognitiva
pela qual as impressões dos sentidos já assimiladas pelo intelecto ativo são
plenamente conhecidas. Faculdade cognitiva pela qual as impressões já plasmadas
no cérebro pela mente são plenamente conhecidas.
O Intelecto
pode ser mais bem entendido fazendo um paralelo com o liame que existe entre
uma fonte qualquer de energia, corrente alternada ou cíclica, e sua
transformação através de um transformador, não havendo nenhum contato físico
entre a energia que entra e a energia que sai. O fluxo se estabelece de uma
parte a outras através da indução, pela formação de um campo eletromagnético de
forças entre o primário e o secundário do transformador. O pensamento é a
fonte, a mente é o transformador e a memória é o receptáculo de tudo o que nos
vem de fora para o cérebro. Esta sinergia resulta sempre em benefício de cada
um e de todos simultaneamente. Tudo levado ao cérebro para exercer a suas
funções: neuronais e hormonais, formando o conjunto intelectual. Através do
intelecto a inteligência entra em ação e manifesta o poder de criar, de
conceber, de investigar, de discernir, de gerar ideias, de compreender proposições
lógicas, matemáticas, científicas, de compreender a natureza, o universo e as
forças que o regem, de questionar, de fazer construções literárias e poéticas,
de tirar ilações filosóficas através de especulações metafísicas, de esculpir,
de pintar, de ser artista, realizar todo e qualquer trabalho de ordem
intelectual, de investigar a verdade, de discernir o Bem do Mal, de fazer
escolhas, de acertar, de errar e diferenciar um do outro e, nesta linha
corrigir os erros.
->CÉREBRO:
Porção do encéfalo que ocupa, na caixa craniana, toda a parte superior e
anterior e, no sentido figurado, como sinônimo de inteligência, cabeça,
talento. A parte física, material do corpo humano, o receptáculo das impressões
recebidas pelo intelecto. É a mais fantástica e complexa estrutura organizada
existente. Não é totalmente conhecido ainda. É matéria, localizado no interior
do crânio que o protege com sua estrutura óssea. As suas células são os
neurônios que se ligam uns aos outros pelas vias neurais ou sinapses, ligando uma
célula com muitas. Os neurônios são envolvidos por enzimas, hormônios e quase
uma centena de neurotransmissores, formando um sistema harmônico. Para que o
cérebro funcione, é necessário o oxigênio do ar.
->MENTE: Tem
a ver com a concepção e criação de tudo, as intuições, intelecto, pensamento,
entendimento, imaginação, intuito, desígnio, disposição, tensão. É uma função
cerebral, não existe fisicamente e gera a memória, que reside no subconsciente
humano, que sobe para o subconsciente e alimenta o consciente em cada tipo de
demanda de informações. É transcendental e atemporal, não conhece limites e
surpreende de forma magnifica a neurociência. Tem íntima, necessária, infinita,
contínua e co-estrutural com o pensamento. É a única identidade do ser humano e
tem no cérebro a sua infraestrutura de configuração e consolidação. A sua
ligação com o cosmo e com o Universo é total, tem acesso a todos os mistérios;
poder de conexão, eficácia de atração e repulsão estratégicas. Nunca
permanecerá num estágio de apogeu ou ápice, é como o pressuposto do
conhecimento filosófico, sempre avançará criando novas revelações; mas atingirá
momentos de clarividência para os humanos que se iniciarem no seu estudo e
aprofundamento de tudo aquilo que engloba, envolve e movimenta no processo da
dinâmica, segundo o princípio de que: “nada se cria, nada se perde, tudo se
transforma” e de que: ”Tudo está em permanente movimento e transformação.” Quem
comanda, controla e move o visível é o que está invisível. O material é apenas
uma manifestação física do imaterial. O primeiro com uma condição passiva,
enquanto que o último com todo o poder ativo e efetivo: de pensar, planejar,
tornar concreto e fazer funcionar, operar e criar realidades, segundo a sua
vontade. O material está, o imaterial é! O Invisível é Senhor dos seus
intentos, o visível é não tem autonomias! Ninguém pode mais negar de que a
mente transcende à matéria. A mente e o cérebro são entidades interativas, as
funções mentais são comandadas pelo transcendental e dele emergem as funções de
perceber, pensar e sentir do cérebro e suas funções, questões fundamentais
sobre o que somos, de onde viemos e para onde vamos quando da extinção do nosso
corpo físico e, com ele, do cérebro. Não dá para desconhecer o fator Espiritual
em relação à mente. A neurociência aprofunda-se na busca da compreensão do
pensamento e da linguagem, das diferentes formas de aprendizagem, da memória e
a sua capacidade de retenção de informações, das numerosas e complexas emoções,
da criatividade, da consciência e seu papel regulador da moral e da ética. O
nosso cérebro armazena informações na memória de curto prazo, e na de longo
prazo. Um detalhe significativo nesta linha do poder mental e a sua comprovada
eficácia. Atualmente utilizamos apenas até o máximo aproximado de dez por cento
da nossa capacidade mental.
CONEXÃO MENTE E CORPO: A mente
pode influenciar o corpo através de vários mecanismos de persuasão,
sugestionamento, geração da ideia de
futuro benefício, criação de expectativas positivas e assemelhados,
principalmente, a influência da mente se manifesta efetiva, quando existe
crença no resultado, a fé é poderosa. Estes artifícios de ordem psicológica
geram sensações de cura, ausência de dor, bem estar e tranquilidade. O efeito placebo é uma amostra destas facetas
e as suas nuances. Os poderes psíquicos e a percepção extra-sensorial
produzem resultados eficazes nas pessoas. A intuição é um poder psíquico que
permite que alguém acesse conhecimento extranormal, como ocorre nas Experiências
de quase-morte.
NEUROCIÊNCIA E A MENTE: Pensar
fixamente sobre o que se acha que pode acontecer, tem como lógica que o
resultado seja o que se espera. A mente tem um poder extremo de transmissão de
energias vibratórias e como tudo está interligado em moléculas, esse poder com
suas frequências podem mudar as circunstâncias dando o resultado pensado. O
cérebro trata de completar as informações que faltam a partir da experiência de
cada um. Ele utiliza de uma espécie de processo de alucinação para visualizar
um resultado futuro desejado ou não. Em alguns casos o cérebro usa informações
de um sentido para completar as informações de outro. Acontecem muitos fatos,
que no momento temos dificuldade para entender a sua lógica, mas que são
necessários para a mudança de rota e o atingimento de objetivos maiores.
Geralmente os obstáculos superados pavimentam o caminho para o sucesso, se
encarados de uma maneira proativa e otimista. Quando temos uma intuição, antes
de segui-la, testemo-la, vejamos se suporta uma análise profunda, se responde a alguma pergunta. Se é consistente
internamente, e com o corpo do conhecimento que se sabe do mundo. A melhor maneira
de se chegar à verdade das coisas é não aceitar declarações sem que sejam
suportadas por evidências e questionar os próprios valores.
ESTUDO DA GENEALOGIA: Para cada
ser humano o número da quantidade de antepassados cresce exponencialmente e até
rapidamente. O estudo da genealogia de uma família pode ser feito através de duas
maneiras principais. Uma investigando de baixo para cima, partindo de uma
pessoa específica e indo em direção ao passado, colhendo informações sobre seus
familiares antecedentes. O problema deste método, é que o número de
antepassados cresce exponencialmente, de maneira muito rápida. Não se conseguiria
retroceder em sua genealogia, além de umas poucas gerações. A segunda maneira, investigando
de cima para baixo. Iniciando com uma determinada figura familiar antepassada até
chegar, a nós mesmos. Pelas propriedades matemáticas das séries exponenciais,
as pesquisas genealógicas rapidamente esbarram em números de magnitudes
incontroláveis. A Internet é um meio útil de consulta, através do sobrenome
familiar, o Dicionário das Famílias Brasileiras, a revista Brasil Genealógico,
do Colégio Brasileiro de Genealogia, ou especialistas em genealogia e mais
complexamente através do DNA.
“As conexões
estão presentes em tudo. Fazem parte necessária, integrativa e indispensável do
processo, estruturação, manutenção e funcionamento do Universo material e
especialmente do invisível. (EM).”
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